Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcio.theis

MS confirma acordo para uso de Linux no Windows

Recommended Posts

No passado rivais ferozes, Microsoft e Novell fecharam acordo na quinta-feira para permitir que programas Linux funcionem no Windows.

 

Depois de anos de esforço para tentar esmagar os rivais de fonte aberta, a Microsoft anunciou que fornecerá assistência e tecnologia para permitir que o Linux trabalhe com o Windows. Ao mesmo tempo, concordou em não impor quaisquer demandas relativas a patentes aos usuários do Suse Linux, o sistema operacional da Novell.

 

Em sua segunda grande parceria com uma companhia de software de fonte aberta esta semana, a Microsoft tentou garantir ao crescente número de usuários do Linux, especialmente no mercado de servidores, que as duas plataformas podem co-existir.

 

"Apreciamos o fato de que o software de código aberto desempenha papel importante em nosso setor e veio para ficar" disse Brad Smith, diretor jurídico da Microsoft. "Isso permitirá um novo nível de cooperação entre software de fonte aberta e software exclusivo."

 

Ao contrário dos programas proprietários, que exigem licenças de operação, softwares de fonte aberta permitem que programadores compartilhem códigos e acrescentem funções sem precisarem de autorização de seus criadores. Os usuários pagam por recursos personalizados, manutenção e assistência técnica.

 

A parceria com a Microsoft representa um estímulo para a Novell, que ocupa distante segundo posto em relação à Red Hat, sua rival no campo de sistemas operacionais de código aberto e líder em serviços Linux. É comum que empresas operarem máquinas equipadas com Windows e sistemas equipados com Linux.

 

O acordo surge dois dias depois que a Microsoft formou parceria de longo prazo com a produtora de software de código aberto Zend.

 

A notícia da parceria com a Novell causou alta de 16 por cento nas ações desta última, e queda de dois por cento nas ações da Red Hat. As ações da Microsoft quase não mudaram. Nesta sexta-feira, os papéis da gigante do software exibiam queda de 0,31 por cento. Já os papéis da Novell subiam 1,62 por cento e os da Red Hat caíam 1,37 por cento.

 

"O Linux amadureceu", disse Katherine Egbert, analista da Jefferies & Co. que cobre a Novell e a Red Hat. "Trata-se de uma tecnologia que tem lugar garantido no mercado convencional e que grandes empresas estão batalhando por encontrar uma maneira de oferecer."

 

A Microsoft não é a única gigante do software interessada no Linux. Na semana passada, a Oracle anunciou sua decisão mais ousada até o momento sobre o mercado de programas livres, oferecendo assistência técnica a preços reduzidos, em uma manobra surpreendente para atrair clientes da Red Hat.

 

Microsoft e Novell informaram que a parceria, que será válida até pelo menos 2012, representa um conjunto de acordos de negócios e tecnológicos cujo objetivo é fazer com que os produtos de ambas as empresas funcionem bem juntos.

 

Elas pagarão uma à outra antecipadamente para evitar qualquer problema judicial quanto ao uso de patentes. Já que a Microsoft vende mais produtos, ela pagará uma soma maior.

 

A Novell também pagará à Microsoft uma quantia não revelada baseada uma porcentagem da receita de seus produtos de fonte aberta. Nenhuma das empresas revelou termos financeiros do acordo.

 

O pacto se concentra em três áreas principais de tecnologia: virtualização, para permitir que o Linux opere em máquinas equipadas com Windows, e vice-versa; serviços administrativos para ajudar clientes a trabalhar com uma mistura de produtos Linux e Windows; e compatibilidade de formatos de documentos, para permitir que os usuários dos diferentes sistemas compartilhem arquivos mais facilmente.

 

"O anúncio oferece paz de espírito e interoperabilidade aos nossos clientes, em um só pacote", disse Ron Hovsepian, presidente-executivo da Novell, em entrevista coletiva em San Francisco.

 

Ainda que o Linux tenha avançado pouco no que tange à derrota do Windows nos computadores pessoais, continuou a ganhar mercado, nos últimos anos. De acordo com dados setoriais do Gartner, 21 por cento dos servidores vendidos no mundo em 2005 usavam Linux, ante 67 por cento que usavam o Windows.

 

Mais de uma década atrás, a Novell criou um sistema capaz de concorrer com a Microsoft em larga escala, ao adquirir software de banco de dados da Borland e o processador de texto WordPerfect, alternativa ao Microsoft Word. Comprou os direitos a um rival do sistema operacional Microsoft DOS, e uma versão do Unix, predecessor do Linux, para tentar combiná-lo ao sistema operacional Novell.

 

Mas a estratégia fracassou devido à alta na demanda pelo Windows, o que levou a Novell a abrir processo antitruste contra a Microsoft. Dois anos atrás, a Microsoft pagou 536 milhões de dólares à Novell em acordo para encerrar parte do processo.

 

 

Fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a MS não é boba nem nada!!sabe q nao tem jeito.. cedo ou tarde seria tragada pelo Linux!!se nao pode com eles junte-se a eles...mesmo pq a grande GOOGLE deve entrar com seus SO em breve! será?hehehesó o tempo irá dizer!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a MS não é boba nem nada!!

 

sabe q nao tem jeito.. cedo ou tarde seria tragada pelo Linux!!

 

 

se nao pode com eles junte-se a eles...

 

 

mesmo pq a grande GOOGLE deve entrar com seus SO em breve! será?

 

 

 

hehehe

 

 

só o tempo irá dizer!!

Bom, duas empresas poderosíssimas (tanto financeiramente quanto politicamente falando) de software proprietário realizando ações de investimento no mercado de software aberto, uma fazendo a que está em cima cair e outra fazendo a que está embaixo subir só pode significar uma coisa:

 

Até 2012 (tempo que expira o da MS) tanto na novel quanto na red hat, o nicho de software aberto deixará de existir...

 

E tá falado.

 

Bobo é quem acredita que software aberto(linux) está por cima do software proprietário(windows).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

windowns querendo mais mercado unindo-se ao "inimigo"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bobo é quem acredita que software aberto(linux) está por cima do software proprietário(windows).

Cite suas experiências com software livre. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

kkkadoro essas 'discusoes' por causa disso.. cada um tem a opnião mais variada possivel!mas independente de nossas opnioes o muno ta girando e nao podemos fazer nada pra segurar nem MS nem google nem quem seja...eu queria é me aliar a uam delas isso sim!$$$$$

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.