Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

_Renato_

Arte p/ Panfletos, qnto eu cobro?

Recommended Posts

Não entendi.Meus preços estão fora da realidade ou estou prostituindo mais o mercado?Ou seria melhor para quem quiser uma logo procurar um designer do interior?Pela estrutura e localização que tenho, como posso cobrar o mesmo que uma agência que tem uma equipe com um atendimento, um redator, um departamento de criação, Pcs e Macs?

nada de mais, DiMinas, apenas pensei que na 3a. cidade do país, capital de um dos estados mais populosos do país e localizada na região Sudeste, fosse possível uma margem de lucro melhor.mas logicamente vai depender muito do perfil de clientes que você atende.só isso! :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

AEE ^^,

valeu galera, vcs estam me ajudando bastante http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

a faixa de preço do diMinas eu achei legal...

tem q ser um preço q de pra se sustentar e poder guardar uma graninha todo mes ehehehheh...

ah sim... jah sei como farei o panfleto...

vai ser uma vetorizaçao de uma foto (pq vai ser feito um cartaz do tamanho de uma folha "40 kilos")

com o fundo preto... e uma letra estilizada pra o nome do evento..

ateh agora soh peguei a imagem por onde vou me basear ...

http://www.renatoaraujo.kit.net/roknik3.jpg

(evento de bandas de Rock Japones)

acho q em 2 dias (6 a 8 horas por dia) consigo vetorizar a imagem e depois colocar as informaçoes por cima do vetor...

eu tenho uns 3 meses +/- pra entregar isso pronto, ou seja... da pra fazer isso com calma...

mas qnt mais rapido melhor heeheheheh...

por enquanto eh isso :lol:

OBS: fotolog atualizado, tem um vetor novo lah... depois me digam oq acharam ^^,

www.fotolog.com/atomox

VLW!!! ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

nada de mais, DiMinas, apenas pensei que na 3a. cidade do país, capital de um dos estados mais populosos do país e localizada na região Sudeste, fosse possível uma margem de lucro melhor.mas logicamente vai depender muito do perfil de clientes que você atende.só isso! :rolleyes:

Acho que não é só o perfil do cliente, mas vários fatores irão incidir no preço que prático:- Minha estrutura- Minha localização- Minha experiência- Diplomas, certificados, cursos- Os programas em que tenho que trabalhar- O fato de eu não ir ao cliente e sim ele que venha a mim, pois tenho que cuidar da gráfica.Quanto a estar situado em uma das maiores capitais do Brasil, acho que também não vem ao caso, aí que mora uma concorrência maior. Vejo muito arte-finalista de copiadora que cobra R$ 50,00 por uma logo, como vejo profissionais formados que cobram menos que eu. E claro que se eu pegar uma empresa de grande porte, pode-se esquecer tudo aquilo que falei no post anterior.Acho que estou sendo coerente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal,a todos que têm dúvida quanto ao que seria IDEAL ao cobrar pelo trabalho, recomendo o livro: "O VALOR DO DESIGN", do Senac-SP. é bem interessante o livro.acredito que hoje eu não faria uma arte de panfleto (por menor que fosse o cliente) por menos de 100,00 (e isso seria pra padaria da esquina de casa... talvez o pagamento fosse em pão italiano ou pão de ciabata, mas seria nesta faixa mínima).quanto à questão de HM (Hora Máquina) acredito que tudo deva ter um valor mínimo... e o mínimo que cobro pra sair do SECOND LIFE ou do NEED FOR SPEED UNDERGROUND é R$ 100.00 / R$ 200.00.mas cada um sabe onde aperta o calo, né?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente, você deve impor melhor sua arte não colocando-a em um xerox, isso desvaloriza seu trabalho pois em xerox não é mostrado a sua criação apenas "um xerox". Sobre o preço cobrado a opção de cobrar por hora séria muito legal, mais você estipulando uma hora para seu trabalho, o cliente não vai querer pagar ou ele vai querer ficar ao seu lado, isso pode atrapalhar e muito o ideal é você analisar o grau de dificuldade de criação, questão de cores, tamanhos e tiragem, pois quanto maior mais dinheiro corre no evento mais caro você deve pedir. Neste caso você não pode cobrar tudo isso que estipularam pra você, pois uma criação de logo marca gira em torno desses valore e é um serviço eterno, este seu é apenas um panfleto. Na minha cidade uma criação dessas gira em torno de R$ 250,00 a R$ 300,00 porque se você demora mais do que duas horas para fazer um trabalho desses ai você já esta levando prejuizo....

Compartilhar este post

Link para o post

leva prejuízo se cobrar R$ 50.00!se cobrar R$ 350.00 pode ficar o dia todo pensando em criar algo legal e diferente para seu cliente.=)fora que o lance de xerox, quem decide é o cliente e não o designer. o q você pode fazer é opinar, mostrar a diferença entre os produtos... DECISÃO mesmo é do cliente.infelizmente, diga-se de passagem!PAX!

Compartilhar este post

Link para o post

interessante tópico... esta é sempre uma discussão delicada, mas não deveria. É deveras importante que fosse definitiva...primeiramente vamos rever as obviedades: de quem estamos falando? eu sou um designer? fiz algum curso? trabalho com isso a quanto tempo? eu investi na minha carreira mais que R$ 10,00 de um CD pirata do Corel?esta é a questão... quem sou eu?se eu sou designer, meu trabalho é bom e elogiado, faço melhor que panfletinhos no word, meu trampo tem um custo, e não é qualquer coisa...tipo o Alx...R$ 180,00 pra gravar um CD... isso é loucura? acho que não, pois tem quem paga...fiz um cardápio pra um bar e vou receber uns R$ 400,00 por isso... não acho que tá caro, nem barato... é o meu preço...outro dia um cara queria que eu desenvolvesse uma Nota Fiscal Modeli I por R$ 30,00... ele tá louco... leva horas desenvolver um treco desses...antes de passar orçamento... perguntem a si mesmos quem são e o que pretendem com a vossa profissão.abraço

Compartilhar este post

Link para o post

mandou bem, shiper.

aqui na empresa, adotamos três formas de cobrança:

01º. Hora Máquina - Normalmente R$ 300.00 (sendo o mínimo de uma hora e sem fracionamento)

02º. Preço Fechado - Se for um pacote grande de serviço, que nos garanta um tempo "sossegados" fechamos um preço, mais em conta que a HM, para o job completo.

3º. Preço Fechado Mínimo - Se a arte for simples, aí não tem como cobrar HM. Neste caso cobramos um preço a parte. Fechado por número de artes.

=)

Compartilhar este post

Link para o post

O Shiper falou muito bem quanto esse assunto "polêmico".Na verdade acho que teve muito a ver com o meu tipo de pensamento.

Acho que não é só o perfil do cliente, mas vários fatores irão incidir no preço que prático:- Minha estrutura- Minha localização- Minha experiência- Diplomas, certificados, cursos- Os programas em que tenho que trabalhar

Revendo o que já tinha escrito anteriormente, claro que, a medida que eu for adquirindo os itens acima, certamente irei ajustar os meus preços à minha experiência e aos custos que irão ser aplicados.PS.: Deixando claro que meu Corel é original, isso faço questão.EDIT:Navegando por outros fóruns nunca antes navegados.A mesma questão:http://scriptbrasil.com.br/forum/index.php?showtopic=75076e esse:http://www.portaldigidesign.com.br/showart...p?articleID=104Me desculpem, mas não sei ao certo se vou fugir do assunto, pois esses links, se tratam mais de criação de websites e não sobre mídia impressa.

Compartilhar este post

Link para o post

sobre cobrança e valores, dá na mesma, a gente estuda, e corre feito louco pra apresentar um trabalho decente e este tem custo, e um carinha faz um site por R$ 200,00 só pra ferrar nossa vida... é a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

ae pessoal!

desculpa a demora de aparecer por aqui...

depois doq todos falaram sobre os preços e como cobrar ... eu jah tenho uma noçao de como por um valor nos meus trabalhos ^^

valeu galera!!!

ah sim! ...

http://www.renatoaraujo.kit.net/jrockfestsmall.jpg

ta ai a arte pro panfleto...

(falta especificar local, data, bandas...etc)

me digam oq acharam ^^,

falow!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, realmente não dá pra cobrar muito pela arte se você fizer em xerox. Porém, você pode pegar um gráfica que faça preço baixo pela impressão.Tipo, valoriza o teu trabalho pq você pode fazer colorido e assim você pode cobrar um valor decente.

Dá uma olhada nesse site aki, http://www.brasilgraf.com , já fiz dois trabalhos com eles( um de flyer, outro de cartão de visita) e tanto o preço quanto os prazos valeram a pena.

Abração

T +

Compartilhar este post

Link para o post

Fui obrigado a postarEm Florianópolis.eu cobro 30 reais a hora.Quanto a outros serviçosfiz um livro de 508 paginas no qual cobrei 7500,00 para o tratamento e correção de imagensedtoração e demais custos chegaram a 29000,00 destes 7500,00 foi minha parte.mais 10000,00 de gorjeta foi um bom trabalho (3 meses de serviço) reunioes + reunioespara os que querem saber o valor da impressão 139000,00 para 2000 livrosmas nao é todos os dias hehehetenho de ficar satisfeito com a media de 30 reais a hora de um panfleto

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,Pegando o embalo no topico de vocês,Preciso fazer um projeto de criaçao(mascotes, convites, logos).Mas como sou desenhista e novo na area, não tenho a minima noção quanto cobrar.Alguem poderia me ajudar???Muito obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi pessoal, td bem? Acabei de entrar no fórum ... :rolleyes: Estou com o q eu chamo de "filé" na mão, daqueles que a gente sempre reza pra aparecer, mas quando aparece a gente não sabe o que fazer! Bom, me solicitaram um Manual de Identidade Corporativa ... simples, sem muitas aplicações, mais voltado para mídia impressa .. (papelaria da empresa pra ser mais exata ..) .. e ela já tem o logotipo!Li em uma das respostas que pode-se cobrar até 1.000,00 num manual .. porém por ser um Manual "básico" acho q "mirlão" iria assutar a garota...Vcs poderiam me ajudar? Quanto devo cobrar?beijos!!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde Paula,Esse lance de Manual é delicado, pois você tem q levar em consideração que é seus conhecimentos que estão ali e são conhecimentos técnicos, medidas e tals..Eu aqui costumo cobrar uma base de R$ 1.500,00 pelo menosMas tenho tabelas de agências que cobram por folha do manual, digamos que R$ 200,00 pilas por folha .. que geralmente é o seu caso.. de estar tudo pronto (logotipo e outras coisas) e ter que fazer ou acrescentar mais coisas...Claro que também isso depende muito da empresa ao qual você vai prestar o serviço.Analize o tamanho do serviço e faça um minimo desse minimo você leve em consideração a empresa (caso seja empresa graaadee).. acho q através disso você pode ter uma ideia legal.. Bom é isso ai . . . :)Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos,Pegando o embalo no topico de vocês,Preciso fazer um projeto de criaçao(mascotes, convites, logos).Mas como sou desenhista e novo na area, não tenho a minima noção quanto cobrar.Alguem poderia me ajudar???Muito obrigado!

Bom Gargalo13o lance de logotipos é um caso serio, pois existem pessoas cobrando á R$ 50,00 em um logo.. e logotipo é algo que vai durar enquanto a empresa existir..Creio eu (me corrijam se estiver errado) que as coisas mais caras de se desenvolver são as que ficam fixo em uma empresa.. logotipo, manual de identidade, logotipo de produtos.. etc..Então resumindo.. um logotipo tem que ser algo não muito baixo (se for para o joão do bar) pois temos que valorizar a profissão... agora se for para uma empresa grande.. pode ter certeza que se você cobrar R$ 500,00 (logotipo) digamos que está na base minima do valor..Agora em relação ao a convites, e outras coisas do genero.. é melhor você pesquisar sobre tabelas de agências.. e pode se basear por elas.. (claro que não vai cobrar o mesmo que elas né.. kk)Mas vai depender tudo isso do seu serviço, das horas trabalhadas. .etc..Mas procure por tabelas de custo.. algo do gênero.. aqui no forum msm tem sobre isso..Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Tarde Paula,Esse lance de Manual é delicado, pois você tem q levar em consideração que é seus conhecimentos que estão ali e são conhecimentos técnicos, medidas e tals..Eu aqui costumo cobrar uma base de R$ 1.500,00 pelo menosMas tenho tabelas de agências que cobram por folha do manual, digamos que R$ 200,00 pilas por folha .. que geralmente é o seu caso.. de estar tudo pronto (logotipo e outras coisas) e ter que fazer ou acrescentar mais coisas...Claro que também isso depende muito da empresa ao qual você vai prestar o serviço.Analize o tamanho do serviço e faça um minimo desse minimo você leve em consideração a empresa (caso seja empresa graaadee).. acho q através disso você pode ter uma ideia legal.. Bom é isso ai . . . :)Abraços

Oiee..Muito obrigada pela dica! ..... Acho q no meu caso cobrar por folha vai ser bem melhor!!!Abraçoss!!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/bye1.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Paula dá uma olhada nesse link.. acho q pode te ajudar em alguma coisa e ajudar outras pessoas tb..http://www.brandsoftheworld.com/guidelines/ São identidades corporativas de outras empresas grandes.. tem até do MC...Abraços

Willl..Muito obrigada denovo.... demais esses manuais!!abraços!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.