Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

veilside

Problema com acesso a arquivo!

Recommended Posts

Olá, trabalho numa empresa e o administrador setou um dos arquivos que fazem parte do squid, para que nao pudesse escrever nele, sem a permissao write.Bom, tentei pelo comando chmod 766 e nao foi possivel. Copiei o arquivo para outra pasta e ai consegui, e pensei em copiar novamente para seu local de origem, sobreescrevendo entao o arquivo orginal, que contém os endereços ips que podem navegar na internet.Gostaria de saber se isso iria funcionar ou quais procedimentos eu deveria tomar para conseguir escrever no arquivo? Estou logado como administrador e mesmo assim nao consigo, acho que ele setou alguma permissao especial, que não faço ideia!bom acho que é isso.Eu tb fiz um backup do arquivo principal do squid "squid.conf" para no caso de perda ou corrompimento do arquivo, eu tenha um backup. No caso de um corrompimento do original, como poderia fazer o squid funcionar novamente, apenas jogando o arquivo backup lá dentro e sobreescrevendo o antigo?Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá veilside...

Este problema é muito estranho, teoricamente o usuário root (administrador) tem permissão para fazer TUDO, sem restrições do sistema (a não ser que esta restrição esteja sendo imposta por alguma outra razão).

Alguns procedimentos iniciais:

- Verifique a versão do kernel desta máquina (comando: uname -a);

- Verifique qual o tipo do sistema de arquivos onde o squid esta gravando os logs (comandos: fdisk -l);

- Certifique-se de que há espaço disponível (comando: df -h);

- Verifique, no squid.conf, qual usuário e grupo utilizados pelo squid e qual usuário e grupo estão configurados nos diretórios e nos arquivos;

- Se o arquivo estiver muito grande, pode estar ocorrendo problema ao gravar informações, tente configurar o serviço logrotate;

A princípio, consigo pensar apenas nestas possibilidades, caso pense em mais alguma coisa, volto a postar.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito obrigado pela atenção e resposta! hehebom eu sou iniciante ainda com o squid e não consegui identificar no arquivo squid.conf os usuarios e grupos relacionados a ele(não se se é exatamente isso), mas enfim, você poderia me dizer em qual linha aparece isso?ahn outra coisa, mais simples, só q um inferno pra mim. Eu recentemente fiz uma bobeira no squid.conf (de sair do arquivo com ctrl+z e invalidou ele posteriormente) e enfim o squid parou de funcionar, e daí um rapaz que meche com servidores veio aki e fez ele voltar a ativa, pq o arquivo do squid tinha zerado.Bom, eu agora como precaução fiz um backup em outra pasta, desse mesmo arquivo squid.conf assim eu acho que poderei restaurá-lo posteriormente caso alguma falha aconteça.Se isso vier a ocorrer, de q forma segura eu poderia restaurar o arquivo, já que tenho uma copia dele backup armazenada no hd?Bom no mais é isso, só estou com receio de sobreescrever aquele arquivo(diretoria, que contém os endereços ips liberados para total acesso a internet) com o novo arquivo, contendo o meu endereço ip, e dar algum problema, há chances de algum problema ou nada poderia ocorrer?bom, muito obrigado novamente pela ajuda e atençãotenha um otimo diaSammuel

Compartilhar este post

Link para o post

Você tendo a cópia do arquivo, pode sobre escrever sem problemas.

Dê uma lida neste documento:

http://www.linuxman.pro.br/squid/

Compartilhar este post

Link para o post

Você tendo a cópia do arquivo, pode sobre escrever sem problemas.Dê uma lida neste documento:http://www.linuxman.pro.br/squid/

obrigado pela enorme ajuda com o squid! hehehe foi de grande uso!bom, qnto a alterar aquele arquivo, relamente nao consegui, nem move-lo nem sobreescreve-lo. Ele parece estar com algum tipo de trava ou permissao especial, que nem mesmo logando como root é possivel escrever nele.Tenho certeza que o cara fez isso com o login de root, só nao sei q diabos ele fez q nenhum arquivo da pasta Squid é alterável, mesmo pelo root. Há algum jeito d fazer/desfazer isso?obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Quando você salva o arquivo o sistema exibe alguma mensagem erro? Tipo, que não tem permissão ou algo parecido?

Verifique se não há algum processo em execução, ou algum processo no cron, que esteja alterando estes arquivos ao seu formato original.

Verifique no seu arquivo /etc/passwd se o usuário root tem mesmo id 0.

Compartilhar este post

Link para o post

isso o root tem id 0 sim e meu usuario tb, que criei entao, qndo tento alterar/mover/escrever no arquivo, da a seguinte mensagem de erro>mv: impossivel mover ´diretoria´para ´/etc/squid/backup/diretoria´ : operação não permitidae tentando escrever, excluir, mover, qq coisa, ele dará essa msg. =/vou tentar ver c há algum processo de fundo, mas você tem alguma ideia d algum processo q possa estar causando isso?o comando top já lista todos ou há alguma sintaxe que liste realmente todos os processos de fundo:?obrigado novamente pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post

Lista todos os processos:

ps -auxf

Você já tentou parar o serviço do SQUID e, com o serviço parado, modificar o arquivo?

Compartilhar este post

Link para o post

ainda nao pois se eu parar agora o pessoal me enxe o saco hehehehevou fazer isso uma outra hora, tpw no fim de expedienteo comando pra parar é service squid stope start e restart pra inciiar/reiniciar né? podscre seria uma alternaticva, mas axo q esta ligado a algo com permissoes ou algum processo que barre alguma modificacao no arkivo...bem estranho

Compartilhar este post

Link para o post

já tentei tb o comando chown mas nao funfa, eu dou direitos de administrador a outro usuario, consigo dar o chown nele para esse arkivo e mesmo assim dá "permissão negada", mesmo logando com esse usuario.Realmente estranho, nao imagino como o fdp setou uma proteção assim pro arkivo hehehehe

Compartilhar este post

Link para o post

Tipo...

No seu arquivo de configuração do SQUID há uma regra que "chama" esse arquivo, certo?

Que tal você criar uma cópia deste arquivo, alterá-lo como necessário e mudar no arquivo de configuração qual arquivo deve ser carregado?

Compartilhar este post

Link para o post

heehhe eh q o arquivo squid.conf tb estáprotegido, e alias a pasta inteira do squid. =~/acho q talvez so reinstalando msm...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... pode ser que estes arquivos estejam numa partição protegida.

Tem como você verificar o arquivo /etc/fstab ???

Compartilhar este post

Link para o post

eh realmente ta dificil, eu n consigo nd.. =(melhor deixar pra la! hehe

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, se não der jeito... salve todos os arquivos de configuração, arrume outra máquina e vai montando outro proxy aos poucos.

Quando estiver funcionando como o atual, substitua-o.

Compartilhar este post

Link para o post

Sua particão deve ser etx.

ele deve ter usado o comando chattr para bloquear os arquivos.

tente isso, ve se resolve

#chattr -Ri /diretorio_squid

Compartilhar este post

Link para o post

Sua particão deve ser etx.ele deve ter usado o comando chattr para bloquear os arquivos.tente isso, ve se resolve

#chattr -Ri /diretorio_squid
hehehe era exatamente isso, eu tinha vasculhado na internet anteriormente e achei uma fonte bem legal sobre esse comando chattr.para quem quiser ler, é bem interessante.http://linuxhelp.blogspot.com/2005/11/make...which-even.htmlde qq forma obrigado pela ajuda kandrade!

Compartilhar este post

Link para o post

Outra coisa que fiquei em dúvida.Aqui o squid roda junto com o sarg e basta eu digitar 192.168.0.2 no browser em qq host da rede, pra ver o relatório do sarg.digitando o comando abaixo pra gerar o relatório do squid-graph, daí ele vai criar um index.htm separado ou irá talvez substituir pelo já existente do sarg, digo, qndo eu digitar 192.168.0.2 irá aparecer o relatório do squid graph em vez do sarg?#/usr/local/squid-graph/bin/squid-graph -c -n -o=/srv/www/default/html/squid-graph/ --title="Gráfico de uso do proxy" < /var/log/squid/access.logSe sim, como poderia fazer para evitar isso, pq se não alterar nada com relação ao index.htm do sarg ser vinculado diretamente a 192.168.0.2, basta eu procurar o endereço do arquivo do squid graph e digitar no browser pela rede mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.