Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gustavosl

problema com padding e margin no FireFox

Recommended Posts

Olá pessoal, estou com um problema de CSS no FireFox.Por exemplo:HTML

<html>   <head>   </head>      <body>         <div id=geral>            <div id=topo>            </div>            <div id=menu>            </div>         </div>      </body>    </html>

CSS

#geral {   width: 750px;   }    #topo {   width: 750px;   padding: 10px;}#menu {   width: 750px;}

No IE funciona normalmente, mas no Fire Fox a DIV topo vai ficar com se tivesse 760px...Porque isto acontece oque estou fazendo de errado?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagem Postada

O padding, ainda é entendido "dentro da div"... se você especificou um tamanho exato para a div, ela naturalmente vai alargar se você aumentar o padding...

Mas se você quer dar um espaço por fora da div, tem que usar margin...

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Amigo gustavosl, pela sua lógica você deveria de diminuir o width do div Topo para um valor de 730px; derivado à padding da esquerda que é 10px mais o padding da direita que é 10px também, logo teria que reduzir 20px do width.

Cumps [*]

Compartilhar este post

Link para o post

Mas aqui vai uma dica que resolveu um problema que tinha antes de conhecer as webstandards e que me deixava de cabelo em pé... Pq mtas vezes o IE6 renderizava isso de uma forma e o FF de outra... Mas pq?

Bom, para resolver isso, declare um Doctype para sua página... Simples não? Bom, dessa forma, pelo menos comigo sempre funcionou, os browsers passaram a renderizar 99% dos comandos de maneira bem similar (digamos, quase igual)...

Faça um teste...

Mas msm aplicando o Doctype, você tem que aprender a fazer os cálculos de área... Outro exemplo de imagem identificando cada "área":

Imagem Postada

Para entender melhor ainda, vms fazer uma "simulação": criaremos uma div que no final, fique com uma largura de no máximo, 764px e uma altura de 136px, aplicando uma borda de 5px, um padding de 15px em ambos os lados, um margin de 15px dos lados esquerdo e direito e de 10px em cima e embaixo...

Vms começar com a formatação da largura, definindo nosso margin, já que ele é o elemento externo... dos 764px totais, retiro 30px (referentes aos 15 do lado esquerdo e mais 15 do lado direito). Me "sobram" 734px. Agora, o border: retiro mais 10px (referentes aos 5px da borda aplicada no lado direito e no lado esquerdo). 734-10=724px. O padding: 724-30=694px (-30 pq aplicamos 15px do lado esquerdo e mais 15 do lado direito). Pronto! Agora, a altura, mesma coisa: margin -> 136-20=116px (10 em cima e 10 embaixo). border -> 116-10=106px (5 em cima e 5 embaixo). padding -> 106-30=76px (15 em cima e 15 embaixo). Pronto! Já temos a formatação da nossa div! Ela ficará assim:

#nossa_div {	width: 694px;	height: 76px;	padding: 15px;	border: 5px solid #f00;	margin: 10px 15px;}
Bom, espero que isso ajude tb... Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

O DOCTYPE resolveu o problema....O Calculo de área eu já sabia, mas o meu problema era que se eu diminuisse o width para colocar o padding, no iE ficava torto (menor) que outra DIV. Mas com DOCTYPE está ficando igual...... Funcionou que é uma beleza......Valeu e um abraço a todos! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Estou com o mesmo problema, somo o padding ao total da DIV e faço a imagem do background no tamanho certinho para caber. Funciona direitinho no IE7, mas no IE6 diminui o tamanho da DIV e a imagem acaba ficando cortada

Só que no meu caso não funciona nem com DOCTYPE.

Eu sempre usei o DOCTYPE assim:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.1 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Tem algo errado com ele?

Valeu!

Clau Johnson

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Experimente usar esta versão:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">

Cumps \o/

Ué, é a mesma versão que eu uso.. :unsure:

Mas beleza, eu já resolvi meu problema com Conditional Comments, é uma boa solução, faz-se uma css só com as declarações que precisam ser alteradas para funcionar nos IEs antigos. Funcionou 100%.

Para quem quiser se interar mais, tem um artigo muito bom do Henrique Costa Pereira, no Revolução Etc: http://revolucao.etc.br/archives/category/hacks/

Abraços!

Clau Johnson

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também tive problemas com isso, mas eu percebi que as divs pais devem ter mo mesmo tamanho da filhas.Por exemplo uma div "conteudo" contendo uma div "destaque". A div "destaque" com 8px de margin-botton, então a div "conteudo" tem que ter um padding-botton de 8px também, caso contrário voce teria um espaço em branco de 8px.Acho q eh mais ou menos isso... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,Isso é derivado à propriedade clear: both. Jogue antes um float: left.Cumps \o/

Compartilhar este post

Link para o post

vlw!obrigado pela ajuda!mas aqui fica outra duvida: com esse float nao corre o risco de estragar o layout já que eu não quero que essa div suba ou fique ao lado de nenhuma outra? Ou o clear both e o width 100% jah impossibilitam o float de agir?

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

Isso não acontecerá porque a div rodapé não está dentro da div site.

Cumps \o/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.