Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

maicon_m

Salário Artefinalista e Diagramador

Recommended Posts

desconfio que nossa profissão ainda não seja regulamentada, o que dificulta bastante qualquer tentativa de uniformização quanto a salários, plano de carreira, sindicalização etc.vários fatores determinam a faixa salarial desse profissional: qualificação (envolvendo experiência e softwares que domina), portifólio, região geográfica, perfil do empregador (p. ex. uma agência de propaganda normalmente paga mais que uma gráfica) etc.você não especificou pra que quer saber; mesmo assim sugiro que faça uma sondagem na sua região.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e existe. procure o sindicado dos gráficos da sua cidade. eles informam sobre o pessoal da pré-impressão tb.fora isso, conta muito sua experiência e região.interior de sp, para um operador com alguma experiência, inicial a partir de 700 reais, podendo chegar a 1000 reais se for uma grande empresa.teto na casa dos 2500 / 3000 dependendo da sua capacitação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

exatamente, geralmente o interior de SP paga muito mal seus profissionais nesta área. Se conseguir um salário de R$ 1.000,00 fique feliz... pois estará entre os mais bem-pagos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpem a expressão, mas é f***!Dou um exemplo de experiência própria...Sempre trabalhei na área gráfica, porém sempre envolvido em empresas familiares...comecei com meu avô que depois de quase 40 anos no ramo desistiu, montei uma pequena gráfica em sociedade com minha mãe que tinha experiência em administrar, um dia resolvi aposentá-la e entrou meu irmão na parada.Como não tive experiência em outras empresas e interação com outras cabeças e conhecimentos, um dia resolvi ir a "caça de um emprego"Achei um serviço para trabalhar das 16:00 às 22:00, achei legal, pois dava para conciliar a minha gráfica com esse novo trabalho.O salário (dá até vergonha de dizer) R$ 350,00 + transporte.O serviço era criação de cartões de visita. Tinha uma meta para a criação de 20 artes por dia com comissão de R$ 0,50 por arte aprovada (fiquei com mais vergonha agora).Mas eu nem fui muito pelo salário, fui mesmo para adquirir experiência e isso não tem valor. Aprendi muita coisa nessa empresa, na qual, após algum tempo comecei a utilizar na minha gráfica. Para mim valeu a experiência. Aprendi e quando vi que eles não tinham mais nada a oferecer, muito menos um aumento (que teria que ser considerável), chutei o balde e "fui".Fiquei por lá uns 4 meses e penso da seguinte forma:"Em vez de eu ter pago um curso para adquirir experiência, escolhi um "curso" que me pagasse por isso."

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem realmente quer ser um bom operador de "Pré impressão" e ganhar um salário razoável (em média de R$ 4.000,00), precisa primeiramente se consentrar na Pré impressão e Impressão, tintas, cores especiais, laminações especiais, vernizes, dobras, facas, colagens, montagens, grampos, montagens imposicionadas, tipos de acabamentos e todos os macetes gráficos possíveis. Depois terá que adquirir um conhecimento nas duas plataformas Mac e PC, Imagesetters, CTPS, Softwares de Workflow, Tipos Provas, Filmes, Lineatura, angulo de inclinações das cores. Mas o principal é Trabalhar com imagens, fazer fusões, sangrias, retoques, e etc... Isso pra começar.... Quem conhece bastante dessas coisas já é um bom começo.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

R$ 4000,00 é bem razoável mesmo...E eu achando que ganhava razoavelmente bem...rsMas o ramo de arte-finalista é complicado...muitas das vezes por culpa das empresas mesmo...Tem uma gráfica aqui, que tem uma #@?$%~ máquina, uma HP Indigo... e uns 6 a 8 arte-finalistas.Conversando com um colega meu que tem uma ótima experiência em Produção Gráfica, deu o treinamento para esse pessoal.Como ele é conhecido do dono, brinquei com ele, para ver se eu consiguia uma vaguinha nessa empresa.A resposta dele foi que, eu não iria querer o salário que a empresa paga pelo meu conhecimento da área (que não é tanto), essa gráfica não precisa de arte-finalista que tem "as manha" no Corel ou PS da vida, ela quer simplesmente um sujeito que saiba dar um Ctrl+P.Esses "arte-finalistas" devem ganhar no máximo 2 salários mínimos.Ah que saudades da época que não existia computador e eu era chapista tipográfico...não tinha tanta concorrência. Ou o cara sabia ou tava fora. Diferente de hoje que existe milhares de "meu sobrinho sabe mexer com computador".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ah DiMinas mais isso vai muito de empresa pra empresaé igual agências que querem Designers ou então Micreirosssaqui em um gráfica onde mandamos nosso serviço não sei quantos arte-finalistas tem ao certomais lá se o cara não souber o básico sobre BUGS de Corel não entra na empresapois eles recebem arquivos do Brasil inteiro, alguns prontinhos e outros daquele jeitotivemos uma palestra com o gerente de produção essa semana... e o cara disse que os arte-finalista láestão lá somente para finalizar mesmo os arquivos ver cor, medidas, bugzinhos, correções, é tanta coisa q não daria tempo dos caras fazerem outras coisasacho que é aquele velho dilema... existem EMPRESAS e empresas......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

QUEM TIVER MUITA EXPERIENCIA E QUER GANHAR MAIS, TEM QUE TENTAR ARTE FINAL EM AGENCIAS DE PROPAGANDA, MAS DEPENDE DA AGENCIA....CONHEÇO INUMERAS PESSOAS QUE GANHAVAM R$1800,00 EM GRÁFICA( FAZEM TUDO, SCANEAMENTO, RETOQUE E FUSÃO, DIAGRAMAÇÃO E ETTC...) E HOJE GANHAM ATÉ R$ 4000,00. AS AGENCIAS ESTAO MONTANDO TIPO ESTUDIO DE FINALIZAÇÃO COMPLETO NAS AGENCIAS, ESSA É A TENDÊNCIA...... JA FIZ FREELA EM VARIAS AGENCIAS, DENTRE ELAS: WBRASIL, LODUCA, SALLES..... TODOS OPERADORES GANHAVAM NESSA FAIXA, E QUER SABER A VERDADE, FAZEM MENOS DE QUEM TRABALHA EM GRAFICA E FICA SE MATANDO A SEMANA INTEIRA E ATE FINS DE SEMANA....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, ainda não terminei meu curso de PP, mas o que eu sempre escutei de professores, e estes, trabalharam em grandes agências, que o pessoal de criação sofre, não tem horários, tudo é para ontem e os prazos para entregarem as campanhas é muito curto.

 

Concordo que um profissional, que trabalha em uma agência de porte, ganhe sim, seus $ 4k por mês, mas o cara para estar dentro dessa empresa tem que ser um p** de um profissional e a vida dele não é moleza não, como você está citando.

 

 

Só para você ter uma idéia do que eu falo, veja o link:

Vida de Designer

 

Tem um monte de charge, mostrando o sofrimento de um cara que trabalha em uma grande agência.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

TRABALHEI 4 ANOS NA PUBLICIS, você TEM UM BOM SALARIO, NAO TEM HORA PRA SAIR, MAS FIM DE SEMANA E FERIADOS DE FOLGA, TRABALHEI MINHA VIDA INTEIRA EM PRÉ IMPRESSÃO. POSSO TE DIZER UMA COISA, EM AGENCIA VOCÊ GANHA MAIS, É MAIS RESPEITADO E TRABALHA COM MAIS SATISFAÇÃO E CHANCE DE APRENDER SEMPRE COISAS DIFERENTES E NOVAS.... O CARA TEM QUE MANJAR MUUIIITOOO, UM POUCO DE CADA COISA, MAS APRENDE MUITO TAMBÉM EM AGENCIA.... FORAM MEUS MELHORES 4 ANOS ....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concerteza que em agência vocÊ ganha mais que em gráfica.... mais depende muito tb da comparação de tempo de trabalho e setores.... se comparar o ganho de um designer gráfico com um gerente de produção é bem inferior....

 

e vida de designer em agencia é loucura pra car**... mais foi o que eu ouvi de um gerente de uma grannnnde gráfica do Brasil... ele disse

"nós somos todos loucos, sabemos que designer é cois ade gente doida, não temos horários, cliente sempre quer para ontem ..... e mesmo assim adoramos trabalhar com isso"

 

ehehehe quem trabalha com computador já é meio doido... quem trabalha com DESIGN então é biruta.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra falar a real, o bom mesmo é freela, desde que você saiba vender seu peixe. é aquele velho papo de treinamento de vendas: "você é que faz o seu salário"...e eu completo: não só o seu salário, você faz o seu horário, a sua carteira de clientes, o seu cast de fornecedores etc.pra atingir algum nível de trabalho interessante, podendo escolher a clientela e o tipo de serviço que me interessa pegar, demorei uns 4 anos, andando de porta em porta no comércio e oferecendo de cartão de visitas a outdoor. mas depois de um tempo a coisa estabiliza, se você for um profissional sério, honrar seus compromissos e ter qualidade no trabalho.logicamente que tem seus inconvenientes: sem férias remuneradas, muitas vezes sem fim de semana ou feriado livre, trabalha de manhã, de tarde, de noite e muitas vezes de madrugada, sem carteira assinada, se ficar doente tá ralado etc.....mas ainda o ganho pode ser bem melhor do que estou vendo citado aí encima.....logicamente, exceção feita às grandes agências, que além de muita bagagem tem que ter o famoso QI - quem indica.e o lance é publicidade mesmo, esse lance de ficar fazendo cartãozinho e nota fiscal paga muito mal mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.