Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

lfernandocabral

[Resolvido!]  Vírus no Linux é possível

Recommended Posts

Eu uso o Linux para acessar a internet. Eu estou totalmente seguro contra invasão??? Se existe vírus ou qualquer ferramenta para linux é diferente para as distribuidoras?? ou o mesmo vírus ou outros funciona para qualquer distribuidora linux???Um abraço a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!Claro que existe vírus para Linux!É importante ressalvar que o Linux é o Kernel (núcleo) do Sistema Operacional. Ele é o mesmo para todas distribuições. O que difere uma distro (distribuição) da outra, são suas caracteristicas quanto a gerenciamento, localização de arquivos e a filosofia daquela distro X. Ou seja, o que roda em um roda no outro, salvo excessão dos pacotes pré-compilados, mas isso não vem ao caso hehehe...Voltanto a questão do vírus: existe vírus para Linux, porém, numa quantidade muito menor. Hoje acho que é possível contar nos dedos das mãos quantos vírus há para a plataforma, não posso afirmar exatamente pois é preciso uma base para pesquisas hehe...A grande vantagem é que se você baixar um arquivo com vírus para Linux, ele não poderá se "auto-executar", pois no Linux tudo que vem de outro lugar (pendrive, hd, cd, rede - incluindo Internet) vem para seu Sistema sem a permissão de execução, ou seja, você precisará dar a permissão para ele ser executado (chmod +x arquivo.sh, por exemplo). E ainda, se isto acontecer, e for um vírus, esse cara aí só poderá destruir seu ambiente de trabalho (/home/fulano) pois a base do sistema estará protegida a menos que você troque o dono do arquivo (chown root:root arquivo.sh) executando este arquivo.sh como root, daí você poderá destruir seu sistema operacional.Tem pessoas que usam anti-vírus no Linux para uso doméstico. Eu acho interessante o uso para servidores, ainda mais aqueles servidores que se comunicam com o Windows :) Mas no uso doméstico eu dispenso o anti-vírus adotando somente um Firewall básico feito por mim no iptables mesmo.Espero que tenha lhe ajudado em algo.Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post
Assino em baixo de tudo que foi escrito pelo hlegius.

É verdade. Bela explanação. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

PROBLEMA RESOLVIDO!

Caso o autor necessite que o tópico seja reaberto basta enviar uma Mensagem Privada para um Moderador com um link para o tópico.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.