Giovani 104 Denunciar post Postado Agosto 7, 2007 Problema está no fato de esse público usar a internet à noite. Pesquisa da Unicamp indica que hábito também afeta rendimento escolar. Uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) indica que a maior parte dos jovens do país usa computadores à noite e que esse hábito está causando problemas de sono e no rendimento escolar, informou a Agência Fapesp. A pesquisa, que entrevistou 160 adolescentes entre 15 e 18 anos, concluiu que 65% dos jovens usam computador à noite e, desse total, cerca de 76% utilizam o PC entre 18h e 6h. Enquanto isso, 90,4% utilizam nos fins de semana das 17h às 3 horas da madrugada. "O trabalho mostrou que os adolescentes estão de fato abusando do uso do computador à noite. Os usuários apresentam elementos de distúrbios do sono e têm mais dificuldade para adormecer e para acompanhar as tarefas escolares no dia seguinte", disse Rubens Reimão, orientador do mestrado de Gema Mesquita. Ela publicou os resultados no artigo "Uso noturno de computador por adolescentes: seu efeito na qualidade de sono", que foi incluído na edição de junho da revista “Arquivos de Neuro-Psiquiatria”. "Os pais, de modo geral, acharam positiva a popularização da internet, porque ela contribui para manter o adolescente em casa, longe das drogas. Mas a pesquisa mostra que o abuso também pode ser prejudicial", afirmou o pesquisador. Qualidade de sono Usando o Indicador de Qualidade de Sono Pittsburgh (IQSP), o estudo, feito com 55 meninos e 105 meninas de dois colégios da cidade mineira de Alfenas, conclui que 72,6% dos usuários noturnos de computador dormem mal. Enquanto isso, do grupo que não usa o PC à noite, 50% têm má qualidade de sono. A média geral do IQSP foi de cinco para estudantes que não usam computadores à noite e 6,2 entre os usuários, de acordo com a pesquisa. Uma marca de até cinco pontos é considerada normal. Mesmo entre os adolescentes que não usam computador à noite, a qualidade de sono já é ruim", admitiu o cientista. Entre os internautas noturnos, 43,3% têm dificuldade ou indisposição para acompanhar tarefas diurnas, contra 23,2% dos não-usuários. "A literatura mostra que a insônia é o mais comum entre os distúrbios do sono. Esses adolescentes demoram para pegar no sono e têm padrões de sono degradados, que vão de duas horas a seis horas por noite", disse o professor. A pesquisa incluiu também dados sobre a avaliação escolar dos alunos, que não foram incluídos no artigo. "Os dados apresentados na dissertação indicam que os adolescentes que abusam da internet à noite têm notas piores e faltam mais", afirmou o professor da Unicamp à agência Fapesp. A idéia da pesquisadora Gema Mesquita agora é avaliar em sua tese de doutorado o impacto do uso noturno do PC entre o público de 18 a 25 anos de idade. Fonte Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
GabrielFerrari 41 Denunciar post Postado Agosto 8, 2007 Eu sei bem o que é isso só tenho tempo para mecher no PC quando chego em casa as 11 da noite e não saio antes da 1 e acordo cedo para ir trabalhar. Acabo durmindo uma media de 6 horas por dia. Mas é inevitável :( É o unico tempo que tenho para jogar alguma coisa e me destrair um pouco Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
DiMinas 6 Denunciar post Postado Agosto 8, 2007 É o unico tempo que tenho para jogar alguma coisa e me destrair um poucoTá bom. Não vou falar nada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ted k' 126 Denunciar post Postado Agosto 8, 2007 Realmente toma muito tempo eu tbm acordo muito cedo, chego em casa tarde e ainda tenho que fazer os trabalhos extras caseiros, a ainda por cima acho que meu dia tem 36 horas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Edultra 13 Denunciar post Postado Agosto 12, 2007 Realmente toma muito tempo eu tbm acordo muito cedo, chego em casa tarde e ainda tenho que fazer os trabalhos extras caseiros, a ainda por cima acho que meu dia tem 36 horashuuuuaaaaaa!!! idem!!! meu dia é deste tamanho tambem agora to tão cansado que to dormindo mais cedo mais um tempo atrás tava dormindo umas 4hs... no outro dia era cedo no trampo!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
inforsis 1 Denunciar post Postado Agosto 12, 2007 pow...tambem me enquadro nesse estudo...durmo muito tarde... todo semestre digo que irei montar um cronograma... pior que montar não é o problema o problema é seguir o cronograma... mais para esse semestre vou montar um logo logo... no proximo mês. (rs.) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites