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Rafael Schwed

[Resolvido] Texto 3D com efeito "Ouro"

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E aew Rafael Schwed, tudo beleza?

 

Para adicionar o texto, vá na barra de menu Create > Shaps > Texts e no Painel Create (aquela que fica do lado direito), aba Parameters edite os parâmetros do seu texto, depois é só clicar em uma das viewpoints.

 

Agora de um extrude indo em Modifiers > Mesh Editing > Extrude

 

Para dar essa suavização das quinas do texto, aplique um Bevel nos polignos do texto em Editable Poly.

 

E na parte da texturização, segue esse tutorial aqui...

http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14616

 

Abraço! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

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veio...ta lokão mano...muito legal! parabens!

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Olá Rafael, td bem? Cara, na minha opinião, aprender a mexer com materiais de ouro no 3D Studio é a coisa mais frustrante. Hora fica bom, hora não. O primeiro a fazer é configurar um material de metal com a cor amarela. Você deve notar que não adianta o que faça, nunca fica bom. O problema está na iluminação e no cenário, porque, em qualquer material reflexivo, é muito importante ter algo em volta pra ele refletir.

Nestes exemplos que eu vou dar, o material é exatamente o mesmo, só mudei o Enviorment e a iluminação da cena:

Imagem Postada

Sem iluminação nem mapa no enviorment

 

Imagem Postada

Sem iluminação mas com mapa aplicado no Enviorment

 

Imagem Postada

Iluminação feita com HDRI

 

Tá certo, não ficou um ótimo material, mas dá pra ir aprimorando com testes. Pra você ver como pouca coisa faz a diferença, fiz o material em 1 minuto e, da primeira cena pra terceira, levei 2 minutos. Nada muito complicado.

A propósito, o material é um Mental Ray com Shader Metal aplicado em Surface, Shadow Transparency em Shadow. A iluminação foi feita com Skylight e HDRI. Final Gather ativado.

Qualquer coisa, dá um grito ae que a gente aparece.

 

Abraços

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Bem, tentarei dar uma humilde contribuição.

Quando estou aplicando material reflexivo em algum objeto, tomo sempre o cuidado de criar esse ojbeto com cantos arredondados para que a luz possa se destacar nas quinas. Para mim isso é uma regra. Geralmente, quando temos objetos mais arredondados, o metal fica mais realístico em função do aproveitamento do que está sendo refletido, seja a própria cena, seja um bitmap aplicado como enviorement. O pulo do gato que costumo usar quando preciso fazer uma superfície plana parecer metalizada e adicionar um noise, no canal do bump, com um size bem grandão, só para criar uma irregularidade nessa superfície. Entenda que não será perceptível a irregularidade na superfície, apenas a reflexão se comportará de uma maneira menos uniforme, criando um visual mais interessante.

No tutorial das alianças, muito bom, diga-se de passagem, alem do mapa hdr o arredondado do objeto contribui bastante para o resultado final.

Bem, de resto, sucesso nos estudos. Grande abraço.

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Ah, é verdade, o André falou uma coisa muito importante. Objetos planos são horriveis pra fazer reflexão. Quanto mais curvas suaves, melhor.

 

Abraço

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