Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

iF ~

Ordenação e relacionamento entre dois vetores

Recommended Posts

Oi galerinha. Este é meu primeiro tópico/post no forum, mas eu sempre dou umas bisbilhotadas por aqui, por isso que na hora do aperto recorro a vcs. ^_^

É o seguinte:

Faça um algoritmo para receber do usuário 10 nomes de postos de gasolina e os preços da gasolina em cada um deles e depois mostrar os nomes e os respectivos preços em ordem, do menor para o maior preço. (Condição: utilizar dois vetores para armazenar os nomes e os preços).

É isso aí. Esse negócio de ter que utilizar dois vetores é que me quebrou.

Me ajudem pls. Vlw \o

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só vou resolver o começo do seu algoritmo

procure no forum como ordenar os valores

Se tiver dúvidas volte a postar

Espero ter ajudado

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_biggrin.gif

algoritmo "posto de gasolina"

// Função :

// Autor : Gustavo Rodrigues Torre

// Data : 8/12/2007

// Seção de Declarações

var

n : vetor[1..10] de caractere

p : vetor[1..10] de real

i: inteiro

inicio

// Seção de Comandos

para i de 1 ate 10 faca

escreva("Digite o nome do posto", i,":")

leia(n)

escreva("Digite o valor da gasolina", i,":")

leia(p)

fimpara

escreval

escreval("Nome Preço")

para i de 1 ate 10 faca

escreval(" ",n," ",p," ")

fimpara

fimalgoritmo

Oi galerinha. Este é meu primeiro tópico/post no forum, mas eu sempre dou umas bisbilhotadas por aqui, por isso que na hora do aperto recorro a vcs. ^_^

É o seguinte:

Faça um algoritmo para receber do usuário 10 nomes de postos de gasolina e os preços da gasolina em cada um deles e depois mostrar os nomes e os respectivos preços em ordem, do menor para o maior preço. (Condição: utilizar dois vetores para armazenar os nomes e os preços).

É isso aí. Esse negócio de ter que utilizar dois vetores é que me quebrou.

Me ajudem pls. Vlw \o

Compartilhar este post

Link para o post

Vlw Gustavo.

Ordenar a parada eu sei. O problema é fazer (depois de ordenado) cada posto sair com o seu respectivo preço saca?

Tipo, eu recebo um vetor com os nomes dos postos e outro com os preços desordenados. Dae eu ordeno os preços. Mas, como eu coloco o posto tb na ordem respctiva dos preços?? Oo

Compartilhar este post

Link para o post

num entendi bem.. + c você ordenar os precos os postos vão sair na ordem de preços..

pq o q vale é o indice .. ow seja nao importa c o posto 6 fique na posicao 100 seu nome vai acompanhar ele.

Compartilhar este post

Link para o post

a questão pra ordenação é a seguinte:

sempre que você modificar o valor no vetor dos preços você deve fazer a mesma coisa para o vetor

dos nomes. Isso depende de como você vai imprimir:

1- se o problema se resume em imprimir na tela, entaum, você vai procurar o menor valor

dai você pega o indice aonde está e imprime ambos.

2- caso precise manipular depois entaum faca o q disse anteriormente. Os métodos de ordenação

vão levar você a uma série de operações q manipulam o vetor. Ai toda vez q dois valores forem manipulados

você também modifica a posição destes no vetor dos nomes

acho q isso resolve.

flow

Compartilhar este post

Link para o post

O que pode ser feito é ordenar também o vetor com o nome de postos de acordo com o de preços.

Há um ponto do algoritmo que voce realiza troca de conteúdo entre duas posições do vetor, basta voce adicionar essa troca para o vetor de nomes.

Vlw Gustavo.

Ordenar a parada eu sei. O problema é fazer (depois de ordenado) cada posto sair com o seu respectivo preço saca?

Tipo, eu recebo um vetor com os nomes dos postos e outro com os preços desordenados. Dae eu ordeno os preços. Mas, como eu coloco o posto tb na ordem respctiva dos preços?? Oo

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.