Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edultra

Que curso devo fazer?

Recommended Posts

Preciso da opnião do pessoal, ta meio encima mas to pensando em fazer um tecnologo ai de 2 anos, to terminando um curso na metade deste ano e acho que pelo horario consigo conciliar os dois junto com o trabalho, tenho estas duas opções que achei interessante:

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnologia em Informática)

e

Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores

Os dois são cursos pagos que estou pensando em fazer porem gostaria de saber a opnião de todos, pois vi varias materias que o mercado de profissionais especializados em redes (com o canudo na mão) esta carente de profissionais especializados, e o mercado de TI não sei se ja não esta ficando meio que saturado se é que me entendem, peço que postem e opinem pois isso é muito importante para mim, tenho até conhecimento na area de redes porem o que falta é o canudo.

Os links acima apontam para a facu que estou pensando em fazer, a opção dela é porque ela fica perto de casa e é caminho da saida do trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Edultra,

Essa questão de que o mercado está carente de profissionais especializados é muito relativo. O que existe na verdade é um grande desencontro entre as empresas que estão ofertando as vagas e os profissionais qualificados que estão buscando um emprego.

Recentemente vi uma reportagem onde a PUC do Rio dizia que iria fechar o seu curso de engenharia pois a demanda estava muito baixa. Ao mesmo tempo, diversas empresas do Rio estavam desesperadas em busca de estudantes ou pessoas formadas em engenharia. Como explicar isso?

Com relação ao curso que você deve escolher, vou emitir uma opinião baseado na minha experiência como estudante e profissional.

Com certeza você já tem uma grande bagagem, seja por educação formal ou por experiência (prática), no entanto precisa validá-la através de um diploma. Isso é a mais pura verdade. As empresas estão interessadas mais em um documento que "provem" que você sabe algo do que efetivamente testar esse seu conhecimento.

As duas opções que você está considerando são interessantes, mas creio que o curso mais abrangente (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) seria mais adequado.

Por ser mais abrangente (pelo menos no "nome") você terá a possibilidade de, mais para frente, mudar de área de atuação caso seja necessário ou sinta vontade.

Um curso muito específico, como por exemplo o de "Redes de Computadores", poderia limitar suas chances ao concorrer para outras vagas, que não na área de redes.

Não estou dizendo que você não vai aprender nada além de redes de computadores, mas para a empresa contratante pode parecer que seu conhecimento é limitado àquela área, quando na verdade não é.

Por que digo isso :

Sou formado em Ciência da Computação mas grande parte da minha experiência vem de áreas relacionadas à coordenação e média gerência em empresas de tecnologia (comércio eletrônico, internet, etc).

Apesar de saber como criar algoritmos, programar, trabalhar com bancos de dados e tudo mais, as oportunidades que surgiram e nas quais me adequei sempre foram em áreas ligadas à gestão.

Sempre que eu buscava uma oportunidade em algum lugar eu ouvia a mesma coisa : "Mas você é formado em ciência da computação! Como pode atuar na área de gestão?"

As pessoas tem a impressão de que seu conhecimento limita-se à aquilo que você aprendeu em 4 anos de faculdade e nada além disso, e também que esse conhecimento não se adequa a mais nada além daquela área de atuação.

Nada mais longe da verdade.

Veja por exemplo que na área de gestão a grande maioria das pessoas é formada em cursos diversos, desde "Direito" até "Engenharia".

Para resolver esse "problema" fiz um MBA como forma de "validar" meu conhecimento na área de gestão, para só então as pessoas perceberem que uma pessoa formada na área de exatas pode trabalhar em outros campos.

Portanto, fica minha dica. Uma formação mais abrangente pode ser o melhor investimento, mesmo porque você pode complementar sua bagagem com cursos mais específicos, sem limitar suas opções de trabalho no futuro.

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Obriado Luigui Moterani, é exatamente isso que você falou! disse tudo no post acima, realmente estou achando que será melhor o curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas, devido a tudo isso que você falou, e talvez mais tarde fazer algo voltado a redes só para ter o canudo.

Quem quiser continuar comentando pode ficar a vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala amigo achei interessante a sua dúvida; bem vou falar um pouco sobre o Curso de Tecnologia em Redes de computadores. Se você não é muito íntimo com desenvolvimento, ou seja, não tem muito interesse em programar sugiro que opte pelo curso de Redes, pois mesmo tendo matérias de desenvolvimento (Algoritmo C, JAVA, html, Javascript) você vai saber trabalhar com redes (windows, linux) - [óbvio porém convém citar], a manipular banco de dados, a gerenciar e implantar redes(cabeamento, segurança e outros), a trabalhar com redes sem-fio e entender os protocolos detalhadamente que regem isso, de maneira que você terá uma visão abrangente dos horizontes que o estudo de redes possibilita à você! Então suponho ser uma área promissora; o meu curso é de 3 anos(contando 5 períodos + TCC e 400 estágio obrigatório), estou no 5º período e estou gostando muito!
Então fica minha informação para que você tenha motivos seguros para sua escolha. Faça a que mais lhe adequar, suponho que o Tecnologia em informática seja excelente também!

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pela resposta aleredes, mas ja comecei o curso de TI estou na 2 semana e estou gostando, quanto a redes realmente é um mercado promissor, até ja fiz alguns cursos como windows server 2003 e redes Wireless, alem de ja ter trabalhando com servidores montei recentemente minha própria rede wireless com segurança Wpa e super G ativado, e estou aprendendo muito, acredito que futuramente venha a ter que fazer um curso mais estenso de redes e me aprofundar mais em redes Wifi, mas no momento vi que a area de TI anda carente de pessoas capacitadas aqui em curitiba onde moro, ainda hoje no jornal apareceu que tem uma empresa que espera 400 pessoas para sua area de TI com salarios iniciais de até 3 mil reais, muitas estão buscando novos treinees diretamente nas faculdades até mesmo quem esta cursando o primeiro ano.

Resumindo os dois cursos são muito bons! para quem quiser entrar na area é uma otima oportunidade!!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Dutra, eu acho uma ótima escolha.

O mercado de software no Brasil está crescendo muito e como disseram é um campo mais amplo do que redes.

É claro que o desafio parece maior, pois voce manja muito de redes e isso é bom pra auto-estima.

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda mais vendo empresas buscando cada vez mais funcionarios e pagando bem!! rrsrsrs... hoje passou a seguinte reportagem no jornal que me deixou mais animado ainda:

http://tvparanaense.rpc.com.br/index.phtml...221,21222,21223

Reportagem do dia 27/02, empresas pagando salarios iniciais de 3 mil!! has minhas contas tambem agradecem!! alem de ser muito interessante quanto mais voce aprende mais voce quer aprender e desenvolver, solucionar problemas e buscar novos caminhos e soluções!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente você fez uma ótima escolha! eu não li tds os posts acima + creio q seu curso é de 2 anos neh!

eu curso Sistemas de Informação e naum tenho do q reclamar!

é show http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu comecei como bacharelado em Sistemas de informação, fiz um ano e já me identifiquei, mas tive que parar por forças maiores

Hoje, já optei pelo curso de 2 anos e meio, na mesma área só que com o nome "Tecnologia em Analise de Projetos e Sistemas".

Bom, particulamente eu amo.....Analise de sistemas, não tenho o que reclamar! Porém...acredito que o esforço deve vir da pessoa, pois a faculdade querendo ou não te dá uma "base", aí basta você correr atrás de seus interesses em se aprofundar mais que será um ótimo profissional !

Pois a maior experiência você adquire no dia a dia, trabalhando!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.