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TCHE

[Resolvido] algoritmo

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pessoal tenho q

Fazer um algoritmo que leia um ângulo em graus e apresente:

·o seno do ângulo, se o ângulo pertencer a um quadrante par; e

·o co-seno do ângulo, se o ângulo pertencer a um quadrante ímpar.

 

e tentei de duas formas a pensar q de uma ñ entendi como fazer o coseno olhem ai e me ajudem

 

primeira tentativa

var
cat_ops, Cat_adj, Hipot : inteiro
seno , coseno : inteiro
aux, y: real
inicio
escreva ("entre com o valor do cateto adjacente:   ")
leia (cat_adj)
escreva ("entre com o valor do cateto oposto:   ")
leia (cat_ops)
escreva ("entre com o valor do cateto hipotenusa:   ")
leia (Hipot)
aux := (cat_ops / hipot)
seno := int(aux)
se (seno mod 2 = 0) entao
   escreva ("é par")
fimse
y := (cat_adj / hipot)
coseno := int (y)
se (coseno mod 2 = 1)entao
   escreva ("impar")
fimse
fimalgoritmo
[/code

segunda tentativa
[code]
var
angulo : inteiro
inicio
leia (angulo)
se (angulo > 360) entao
   repita
	  angulo := angulo - 360
   ate angulo <= 360
fimse
se (angulo mod 2 = 0) entao
   escreva ("par")
fimse
fimalgoritmo

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Primeiro tem que ser entendido o conceito matemático.

Resumidamente um certo ângulo pode estar no 1º, 2º, 3º ou 4º quadrante.

O algoritmo pede para imprimir o seno do ângulo quando o quadrante for par, ou seja, 2º ou 4º e imprimir o co-seno do ângulo quando o quadrante for ímpar.

 

1º quadrante -> de 0 à 90

2º quadrante -> de 90 à 180

3º quadrante -> de 180 à 270

4º quadrante -> de 270 à 360

 

Se voce me perguntar se 90 está no 1º ou 2º quadrante eu não saberei te responder, mas qualquer ângulo entre 0 e 90 é do 1º quadrante, para responder essa dúvida consulte algum material de matemática.

 

Voce precisa testar o quadrante do ângulo e imprimir o que foi pedido.

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Amigo Kandrade, matematicamnete entende-se que todos os angulos notaveis: 0, 90, 180, 270 que são os que jstamente caem na divisão entre os quadrantes nao pertencem nem a um nem a outro quadrante. Simplesmente nao estão em nenhum quadrante.

 

 

Talvez ao fato do triangulo pitagórico nao existir para esses angulos, nao sei ao certo.

 

 

Abração e com sua dica fica facil para o TCHE desenvolver o Algoritimo.

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seguindo as dicas eu chegei a essa conclusao

 

CODE
var

angulo : inteiro

inicio

leia (angulo)

se (angulo > 360) entao

angulo := angulo mod 360

fimse

se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao

escreva ("seno do 1º quadrante par. cosseno do 1º quadrante par ")

fimse

se (angulo >= 90) e (angulo < 180) entao

escreva ("seno do 2º quadrante par. cosseno do 2º quadrante impar ")

fimse

se (angulo >= 180) e (angulo < 270) entao

escreva ("seno do 3º quadrante impar. cosseno do 3º quadrante impar ")

fimse

se (angulo >= 270) e ( angulo < 360) entao

escreva ("seno do 4º quadrante impar. cosseno do 4º quadrante par ")

fimse

fimalgoritmo

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entaum soh q o enunciado pede pra você achar o seno ow co-seno dependendo do quadrante!

utilize as funções definidas do Visualg para isso!

acima eu deixei o link das funções!

 

[]'s

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entao cofesso q ñ entendi mui bem

 

CODE
var

angulo : inteiro

seno, cosseno : Real

inicio

leia (angulo)

seno := sen(angulo)

cosseno := cos(angulo)

fimalgoritmo

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vai ficar algo assim:

leia (angulo)
//ai faz aquelas condições pra achar o quadrante q você fez acima, ai...
se quadrante mod 2 = 0 então
   seno_cosseno <- sen(angulo);
senão
  seno_cosseno <- cos(angulo);
fim_se

volte a postar []'s

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aqui estas!!!???

 

CODE
var

angulo : inteiro

seno, cosseno : real

inicio

leia (angulo)

se (angulo > 360) entao

angulo := angulo mod 360

fimse

se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

senao

cosseno := cos(angulo)

fimse

fimse

se (angulo >= 90) e (angulo < 180) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

senao

cosseno := cos(angulo)

fimse

fimse

se (angulo >= 180) e (angulo < 270) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

senao

cosseno := cos(angulo)

fimse

fimse

se (angulo >= 270) e ( angulo < 360) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

senao

cosseno := cos(angulo)

fimse

fimse

fimalgoritmo

 

se estiver certo gostaria q você me explicase melhor essa pergunta

eu ainda ñ entendi

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você tem q exibir o q pede no exercicio veja:

·o seno do ângulo, se o ângulo pertencer a um quadrante par; e

·o co-seno do ângulo, se o ângulo pertencer a um quadrante ímpar.

 

crie uma variavel chamada quadrante, ela sera do tipo caracter e conforme o algoritmo conterá valores como "P" de par ow "I" de ímpar! ai conforme for o quadrante você define c vai exibir o seno ow o cosseno!

 

[]'s

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eu tentei

 

 

CODE
var

angulo : inteiro

seno, cosseno : real

inicio

leia (angulo)

se (angulo > 360) entao

angulo := angulo mod 360

fimse

se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

escreva ("seno do 1º quadrante par.")

senao

cosseno := cos(angulo)

escreva ("cosseno do 1º quadrante impar ")

fimse

fimse

se (angulo >= 90) e (angulo < 180) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

escreva ("seno do 2º quadrante par.")

senao

cosseno := cos(angulo)

escreva ("cosseno do 2º quadrante impar ")

fimse

fimse

se (angulo >= 180) e (angulo < 270) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

escreva ("seno do 3º quadrante par.")

senao

cosseno := cos(angulo)

escreva ("cosseno do 3º quadrante impar ")

fimse

fimse

se (angulo >= 270) e ( angulo < 360) entao

se (angulo mod 2 = 0) entao

seno:= sen(angulo)

escreva ("seno do 4º quadrante par.")

senao

cosseno := cos(angulo)

escreva ("cosseno do 4º quadrante impar ")

fimse

fimse

fimalgoritmo

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oq eu qro q você entenda é q são 4 quadrantes certo: 1, 2, 3 e 4

quais são os pares: 2 e 4

e os ímpares: 1 e 3

 

ow seja c ele tiver no primeiro quadrante naum precisa fazer isso, q você fez:

se (angulo >= 0) e (angulo < 90)entao
	se (angulo mod 2 = 0) entao
	seno:= sen(angulo)
 escreva ("seno do 1º quadrante par.")   senao	  
cosseno := cos(angulo)
 escreva ("cosseno do 1º quadrante impar ")  
 fimsefimse
faça simplesmente isso:

se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao
	cosseno <- cos(angulo);
	escreva ("1º quadrante: cosseno =" + seno);
 fim_se
pois a unica coisa q o algoritmo pede é isso c o quadrante for par mostra o seno senaum mostre o cosseno!

 

[]'s

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se eu entendi bem entao como você fez ele era pra mostrar o cosseno do angulo pos esta no primeiro quadrante no quadrante impar

 

poxa ja to dando trabalho!!??

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ops, hehe confundi!!

1º quadrante = mostre o cosseno

2º quadrante = mostre o seno

3º quadrante = mostre o cosseno

4º quadrante = mostre o cosseno

 

assim o algoritmo ficaria:

var
angulo : inteiro
seno, cosseno : real
inicio
leia (angulo)
se (angulo > 360) entao
   angulo := angulo mod 360
fimse
se (angulo > 0) e (angulo < 90) entao
	cosseno <- cos(angulo);
	escreva ("1º quadrante: cosseno =" + seno);
fim_se
.
. //faça as outras condições
.

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valeu parceiro

var
angulo : inteiro
seno, cosseno : real
inicio
leia (angulo)
se (angulo > 360) entao
   angulo := angulo mod 360
fimse
se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao
   cosseno:= cos(angulo)
   escreva ("cosseno do 1º quadrante impar =", cosseno )
fimse
se (angulo >= 90) e (angulo < 180) entao
   seno:= sen(angulo)
   escreva ("seno do 2º quadrante par = ",seno)
fimse
se (angulo >= 180) e (angulo < 270) entao
   cosseno:= cos(angulo)
   escreva ("cosseno do 3º quadrante impar = ",cosseno)
fimse
se (angulo >= 270) e ( angulo < 360) entao
   seno:= sen(angulo)
   escreva ("seno do 4º quadrante par = ",seno)
fimse
fimalgoritmo

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http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif beleza TCHE soh naum c esqueça do q nosso amigo Pantoja disse:

matematicamente entende-se que todos os angulos notaveis: 0, 90, 180, 270 que são os que jstamente caem na divisão entre os quadrantes nao pertencem nem a um nem a outro quadrante. Simplesmente nao estão em nenhum quadrante.

entaum no lugar disso´:

se (angulo >= 0) e (angulo < 90) entao
coloque assim:

se (angulo > 0) e (angulo < 90) entao
ow seja c o cara digitar 0, 90, 180 ow 270 você escreve uma msg dizendo q eles não constam em nenhum quadrante!!

fora isso está certinho!

 

:D

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