Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 4, 2008 Galera eu to cm um probleminha aqui se possivel gostaria de ajuda pra resolve-lo agradeço desde d ja. Eo seguinte: :wacko: ALGORITIMO QUE GERENCIE AS RESERVAS, CONFIRMAÇÕES E RETIRADAS DE RESERVA DE POLTRONAS DE UM TEATRO. O TEATRO POSSUI 100 POLTRONAS, DIVIDO EM 10 FILAS DE 10 POLTRONAS CADA. O ALGRITIMO DEVERÁ: A) MOSTRAR OS LUGARES DISPONÍVEIS B) FAZER CONVIRMAÇÃO C) FAZER RESERVA D) CONFIRMAR UMA RESERVA E) RETIRAR UMA RESERVA F) RETIRAR UMA RESERVA CONFIRMADA G) MOSTRAR O MAPA (RESERVADOS, CONFIRMADOS E LIVRES) H) CALCULAR O VALOR TOTAL DE ARRECADAÇÃO: SENDO QUE CADA POLTRONA CONFIRMADA VALE R$ 20,00 I) MOSTRAR O TOTAL DE LUGARES RESERVADOS J) MOSTRAR O TOTAL DE LUGARES CONFIRMADOS K) MOSTRAR O TOTAL DE LUGARES DISPOVÍVEIS UTILIZAR TODOS OS RECURSOS NECESSÁRIOS PARA QUE O ALGORTIMO SEJA DE FÁCIL UTILIZAÇÃO PARA O USUÁRIO. * USAS AS SIGLAS (L=LIVRE, C= CONFIRMADO, R=RESERVA) So q eu jah tentei varias formas e não consigo resolve-lo completamente se possivel gostaria muito q me ajuda-se :wacko: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 4, 2008 Título Alterado: Ajuda urgente http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Algoritmo Teatro olha oq você pode estar fazendo é usar uma matriz 10x10 e nela ir preenchendo com L, C ou R! digamos q a poltrona 1 da fileira 1 esta livre, você atribuirá livre para ela assim: poltrona_teatro[0][0] = "L";entenda q os indices começam do 0 entaum onde for indice 0 é a primeira posição!va postando o decorrer do algoritmo! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 6, 2008 Olha so o q eu consigo xegar e ate ai no momento mas eu sei q ta errado so naum encontro o erro pra continuar em frente // Seção de Declarações var cont,i,j,v:inteiro m:vetor[1..10,1..10]de inteiro l,c,r:caractere inicio // Seção de Comandos para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 10 faca m [i,j]<-"l" fimpara fimpara escolha caso"r" para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 10 faca escreval("Digite a linha onde se encontra a cadeira determinada: ") leia(i) escreval("Digite a coluna onde se encotra a cadeira determinada: ") leia(j) m[i,j]<-"r" fimpara fimpara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 eu naum entendi você empregar o uso do "caso" no seu algoritmo ele naum ta fazendo nd! oq você esta quase certo! pq primeiro tem q preencher td como livre! depois soh pedir ql cadeira a pessoa deseja c sentar para isso nem vai precisar loop assim: escreva("Digite qual a posição da cadeira que deseja se sentar: "); leia(L); leia(C); Poltrona_teatro[L+1][C+1] = "R"; []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 olha so eu tntei da forma q você me falow so q ela da erro na variavel pq eu naum to usando as variaveis i pra linha e j pra coluna ele naum ta aceitando a reserva da uma olhadinha você ve CODE var c,r,l,cont,i,j,v:inteiro m:vetor[1..10,1..10]de inteiro inicio // Seção de Comandos para i de 1 ate 10 faca para j de 1 ate 10 faca m[i,j]<-l fimpara fimpara para i de 1 ate 10 faca escreval para j de 1 ate 10 faca escreva(m[i,j]) fimpara fimpara para i de 1 ate 10 faca escreval para j de 1 ate 10 faca escreval("Digite qual a posição da cadeira que deseja se sentar: ") leia(i) leia(j) m[i+1,j+1]="r" fimpara fimpara Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 o vetor q você tem q declarar é de caracteres e naum de inteiros a naum ser q seja assim: Livre = 1 Confirmado = 2 Reserva = 3 bom pelo q observei o erro é esse msm você está atribuindo caracter em um vetor de inteiro! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 7, 2008 Eu consegi resolver o problema mt obrigada http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Isso ae! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 8, 2008 olha so se eu kiser resolver esse msm problema por procedimento eu jah tnho ele prontu cm eu t falei agora pra aplicar ele me procedimentos fikara como???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 9, 2008 soh desmembrar as partes do código em blocos! tente fazer algo q eu te ajudo! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 9, 2008 tipo eu começo mas ow menos assim oo CODE procedimento mostrar inicio PARA I DE 1 ATE 10 FACA ESCREVAL( ) PARA J DE 1 ATE 10 FACA ESCREVA(V[i,J], " ") FIMPARA FIMPARA ESCREVAL() fimprocedimento inicio // Seção de Comandos //INICIALIZAR O TEATRO PARA I DE 1 ATE 10 FACA PARA J DE 1 ATE 10 FACA V[i,J]<- "L" FIMPARA FIMPARA REPITA ESCREVAL() ESCREVAL ("Operações disponiveis:") ESCREVAL ("A) Mostrar os lugares que estão livres") ESCREVAL ("B) Confirma lugar desejado") ESCREVAL ("C) Reserva lugar desejado") ESCREVAL ("D) Confirmar reserva do lugar desejado") ESCREVAL ("E) Cancela reserva") ESCREVAL ("F) Cancelar confirmaão de um determinado lugar") ESCREVAL ("G) Mostrar o mapa de lugares do teatro") ESCREVAL ("H) Calcular o valor total arrecado no espetaculo ate o momento") ESCREVAL ("I) Mostrar a quantidade total de lugares reservados") ESCREVAL ("J) Mostrar a quantidade total de lugares confirmados") ESCREVAL ("K) Mostar a quantidade total de lugares livres") ESCREVAL ("L) SAIR DO PROGRAMA") ESCREVA ("Digite a operação que deseja execultar no momento: ") LEIA(RESP) ESCOLHA (RESP) CASO "A" //MOSTAR OS LUGARES LIVRES DO TEATRO mostrar CASO "B" REPITA //COMFIRMAR LUGAR REPITA ESCREVA("Ddigite a fila de 1 ate 10:") LEIA(I) ATE (I > 0) E (I < 11) REPITA ESCREVA("Digite o numero da poltrona de 1 ate 10:") LEIA(J) ATE (J > 0) E (J < 11) SE (V[i,J] = "L") ENTAO ESCREVAL("Confirmação feita com sucesso") V[i,J] <- "C" SENAO ESCREVAL("O lugar não encontra-se disponivel") FIMSE CC<-CC+1 mostrar ESCREVAL("Deseja fazer outra confirmação: use 'S' para SIM e 'N' para NÃO!") LEIA (OP) ATE (OP = "N") mas tipo eu xamo ele em todas as partes... e apenas isso q eu preciso fz? ow eu tnho q criar um pra cada? se for cm eu vou fz isso ???? :wacko: Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 9, 2008 é isso msm q você fez soh q se a variavel V[][] ñ for global você precisará criar pegar ela de parametro no procedimento assim: procedimento mostrar (caracter V[][], int lin, int col) []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Malu... 0 Denunciar post Postado Abril 10, 2008 mas tipo eu vou ter q cria um procedimento pra cada um dos casos???????? e chamo no seu devido lugar???? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 10, 2008 sim! para você ir aprendendo faça procedimentos simples assim: Procedimento EscreveNaTela() Inicio Escreva("Você esta usando Procedimento"); Fim Fim_Procedimento //Programa Principal Inicio Escreva("Voce verá como é facil usar um procedimento"); EscrevaNaTela(); Fimva devarinho pra tentar entender td o conceito! []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites