deco86 0 Denunciar post Postado Abril 13, 2008 O Imperador romano Július Céarius Corínthianus decretou que todas as mensagens enviadas aos generais do império romano deverão ser cifradas, conforme abaixo: a) troca dos símbolos por uma tabela modificada; b ) embaralhamento; c) nova troca por outra tabela modificada; Os generais ao receberem a mensagem deverão fazer o processo contrário para que a mensagem seja decoficada. Fica nomeado o general Péde Ventus como sendo o responsável pelas tabelas de trocas de símbolos. Exemplo de mensagem: “O imperio vai atacar hoje com a quinta legiao” A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 T U V W X Y Z A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S Após a primeira cifragem: X8VY4A8XE080C020A7X942XV0ZD8WC0U4680X Montar a matriz linha por linha: X 8 V Y 4 A 8 X E 0 8 0 C 2 0 A 7 X 9 4 2 X V 0 Z D 8 W C 0 U 4 6 8 0 X Efetuar a leitura coluna por coluna: xx0xcx8eav0v070uy8xz4409d6ac488822w0 Nova cifragem utilizando a segunda tabela: A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ ▼ C D E F G H I J K 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B L M N O P Q R S T U V W X Y Z Nnqnenygclqlqxqboynpuurzfwceuyyyssmq Construir um algoritmo para embaralhar a mensagem e depois decodificá-la. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
scorpio 7 Denunciar post Postado Abril 13, 2008 qual a duvida ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deco86 0 Denunciar post Postado Abril 14, 2008 A duvida é como montar essa tabela,como declarar ela... basicamente eu to com duvida em tudo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
scorpio 7 Denunciar post Postado Abril 14, 2008 faz 2 vetores 1° alfabeto 36 posições guarda o alfabeto normal. 2° alfabeto_mod 36 posições, guarda o alfabeto embaralhado quando o user digita a mensagem, você percorre toda ela, passando de 1 em 1 caracter e procura no vetor alfabeto, quando achar você substitui ela pela letra correspondente no outro vetor. para i<-0 ate len(msg)-1 letra<-msg[i] para j<-0 ate 35 se(alfabeto[j] = letra)entao msg_cript = alfabeto_mod[j] fim_se proximo proximo tenta montar o algoritmo com base nisso, acho que da pra resolver... flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deco86 0 Denunciar post Postado Abril 15, 2008 agora eu nao entendi como vou declara as variaveis Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 15, 2008 agora eu nao entendi como vou declara as variaveiscomo assim naum sabe como declarar as variaveis? dica: para preencher o vetor do alfabeto da pra fazer assim: x<-0; para i de a até z faça vet[x] <- i; x++; fim_para Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
scorpio 7 Denunciar post Postado Abril 15, 2008 declara como caracter uái! e você pode até fazer sem vetor, mas ai depende se da pra você extrair um pedaço de uma frase, por exemplo: X<-"deco" imprima(X[1]) // imprime 'd' tem como fazer isso ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deco86 0 Denunciar post Postado Abril 15, 2008 eu nao sei como eu faço pra mostrar a frase codificada. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 15, 2008 tentou implementar com as dicas minha e do scorpion? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Abril 17, 2008 Como eu sempre digo, sem fazer a logica no papel NADA acontece. Amigo, faça no papel, junte suas ideias e vai tentando solucionar o problema na LOGICA e depoisssssss você pensa em escrever o algoritmo. Seu problema é que nao entendeu ainda o que fazer, logo nunca conseguirá programar este exercicio. Primeiro, o que acontece qdo o usuário digitar uma frase? R. será armazenado a frase numa variavel. e sem seguida? ai vai pensando e anotando seu raciocinio. no fim terá o algoritmo pronto, ai é so passar para uma linguagem qquer. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
deco86 0 Denunciar post Postado Abril 18, 2008 VALEU PELAS DICAS!JA CONSEGUI TERMINAR!!! OBRIGADO! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 18, 2008 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites