Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

programador php

Tabela vs. Tableless

Recommended Posts

Galera.

 

li em alguns lugares sobre tabelas e tableless..

 

achei interessante e resolvi criar este tópico para listarmos as vantagens de um caso e de outro

 

caso este tópico já exista, por favor desconsiderar, caso contrário, vamos preenche-lo

 

 

PERGUNTA?

 

quais as justificativas para não usar tabelas?

 

quais as justificativas para usar tableless?

 

 

 

 

TABLELESS - vantagens

-semantica

-melhor organização

-mais leve

-mais simples

-codigo mais limpo

 

TABLELESS - desvantagens

 

-conflito entre navegadores

 

 

 

TABELAS - vantagens

 

-não tem problema de navegador

 

 

 

TABELAS - desvantagens

 

-codigo sujo

-dificulta a manutenção

 

 

 

 

 

 

 

 

espero que ajudem este topico a sanar muitas duvidas de muita gente

 

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quais as justificativas para não usar tabelas?

 

Tabelas foram criadas para serem usadas sim, não vejo o porque de não usa-las..

 

 

TABLELESS - desvantagens

 

-conflito entre navegadores

Sites estruturados com Tabelas tbm tem esses problemas, conflitos entre navegadores ocorrem pelo uso do CSS e não do Html.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom programador php, creio que você já listou de forma resumida as principais vantagens/desvantagens do uso ou não de Tableless.

Agora, para quem está iniciando e quer se aprofundar nas explicações de cada item citado nessa lista, recomendo o artigo a seguir:

http://www.plasmadesign.com.br/stupidtables/index.html

 

Quando iniciei meus estudos sobre Tableless, este artigo me ajudou bastante... Ele contém um material introdutório e com referências a toda explicação. Inclusive, peguei este link em algum tópico aqui no próprio fórum!

 

Abraço.

 

É bem interessante essa discussão aqui para que possamos aprender mais sobre o assunto.

 

Obs: Me desculpe se fugi ao objetivo do tópico. :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problemas entre navegadores não é uma desvantagem do "tableless" (que na verdade é um termo incorreto, deve-se evitá-lo), é um problema dos criadores de browsers (leia-se Microsoft) que não os fazem 100% complacentes com os padrões.

No entanto, após dominada a técnica, não existem problemas entre browsers.

 

Além do benefício social (cegos podem acessar, funciona em qualquer lugar, etc) ainda temos o benefício para o desenvolvedor (ganho de produtividade). Estão enganados aqueles que pensam que produtividade é criar um site apenas arrastando coisas e clickando em botões.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

quais as justificativas para não usar tabelas?

 

Tabelas foram criadas para serem usadas sim, não vejo o porque de não usa-las..

 

Desculpa acho que não fui claro quando postei esse tópico

 

quando disse tabelas quiz dizer para criação de layout...

 

e não para dados tabulares

 

TABLELESS - desvantagens

 

-conflito entre navegadores

 

 

Sites estruturados com Tabelas tbm tem esses problemas, conflitos entre navegadores ocorrem pelo uso do CSS e não do Html.

 

isso eu sei, o CSS qua causa o problema, na realidade não é o CSS e sim a incompatibilidade entre os navegadores com os padrões

 

 

Bom programador php, creio que você já listou de forma resumida as principais vantagens/desvantagens do uso ou não de Tableless.

Agora, para quem está iniciando e quer se aprofundar nas explicações de cada item citado nessa lista, recomendo o artigo a seguir:

http://www.plasmadesign.com.br/stupidtables/index.html

 

Quando iniciei meus estudos sobre Tableless, este artigo me ajudou bastante... Ele contém um material introdutório e com referências a toda explicação. Inclusive, peguei este link em algum tópico aqui no próprio fórum!

 

Abraço.

 

É bem interessante essa discussão aqui para que possamos aprender mais sobre o assunto.

 

Obs: Me desculpe se fugi ao objetivo do tópico. :unsure:

sem problemas...

 

é bom esse tipo de link para ajudar o pessoal...

 

valeu pela opinião

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai é uma coisa interessante pelo seguinte motivo: Nunca gostei de Tabelas, porém por mais que se fale que tem que usar menos, é impossível fazer um site sem tabelas, no layout principal se usa, nos formulários então nem tem como tirar.

 

Agora esse esquema de usar CSS para as tabelas isso ai eu uso desde a primeira pagina que fiz, e isso realmente ajuda muito, pq a pagina fica limpa e fácil de entender.

 

Agora compatibilidade entre browsers comuns, isso é um coisa necessária, agora com pdas tb? jah é exagero, eu penso que nesse caso tem que ser mais direcionado.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Azumi, eu discordo um pouco de você.

No layout não precisa utilizar tabelas. Aqui no fórum existem vários links ensinando como montar layout´s de 2, 3 colunas.

 

Trabalhar com as CSS pode ser complicado no início, mas depois que aprende, vai tranquilo.

 

Abraço!

 

Isso ai é uma coisa interessante pelo seguinte motivo: Nunca gostei de Tabelas, porém por mais que se fale que tem que usar menos, é impossível fazer um site sem tabelas, no layout principal se usa, nos formulários então nem tem como tirar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

incompatibilidade de navegadores??

não é bem assim.

Tipo na verdade são os navegadores que deveriam ter um padrão por isso as vezes muitas coisas ficam diferentes

 

e lembre-se programador php daqui uns anos os padrões podem mudar assim como os navegadores ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade isso tudo é relativo, uma pagina de Web tem um tempo de vida muito curto e dificilmente ela não é alterada constantemente nesse espaço de tempo, então muitos conceitos que são obsoletos são acertados e novidades são incluidas, isso é uma questão de analize de cada um.

 

O negócio é sempre desenvolver algo que possa ter uma manutenção fácil e especialmente que outra pessoa possa dar manutenção quando assumir o projeto.

 

Agora o no quesito velocidade, esse tipo de limitação está no fim, tem muito acesso e serviço ilimitado, então considero isso como um problema temporário.

 

Sei lá.. cada um, cada um.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é bom saber que esse topico esta sendo util, e uma discussão um tanto quanto interessante

 

 

Isso ai é uma coisa interessante pelo seguinte motivo: Nunca gostei de Tabelas, porém por mais que se fale que tem que usar menos, é impossível fazer um site sem tabelas, no layout principal se usa, nos formulários então nem tem como tirar.

 

Agora esse esquema de usar CSS para as tabelas isso ai eu uso desde a primeira pagina que fiz, e isso realmente ajuda muito, pq a pagina fica limpa e fácil de entender.

 

Agora compatibilidade entre browsers comuns, isso é um coisa necessária, agora com pdas tb? jah é exagero, eu penso que nesse caso tem que ser mais direcionado.

 

[]'s

não concordo com isso....

 

eu particularmente utilizo o CSS para estilizar tudo, desde layouts, formulários e menus.

 

utilizo tabelas apenas para dados tabulares(correta utilização)

 

 

Azumi, eu discordo um pouco de você.

No layout não precisa utilizar tabelas. Aqui no fórum existem vários links ensinando como montar layout´s de 2, 3 colunas.

 

Trabalhar com as CSS pode ser complicado no início, mas depois que aprende, vai tranquilo.

 

Abraço!

 

Isso ai é uma coisa interessante pelo seguinte motivo: Nunca gostei de Tabelas, porém por mais que se fale que tem que usar menos, é impossível fazer um site sem tabelas, no layout principal se usa, nos formulários então nem tem como tirar.

concordo com você no forum existem diversos tipos de scripts prontos, seja layout, menu, etc..

 

 

incompatibilidade de navegadores??

não é bem assim.

Tipo na verdade são os navegadores que deveriam ter um padrão por isso as vezes muitas coisas ficam diferentes

 

e lembre-se programador php daqui uns anos os padrões podem mudar assim como os navegadores ;)

com certeza daqui a alguns anos os padrões mudam e os navegadores também...

 

é a tecnologia que faz isso... hehe

 

concordo que deveriam mesmo, facilitaria muito nossa vida

 

 

Na verdade isso tudo é relativo, uma pagina de Web tem um tempo de vida muito curto e dificilmente ela não é alterada constantemente nesse espaço de tempo, então muitos conceitos que são obsoletos são acertados e novidades são incluidas, isso é uma questão de analize de cada um.

 

O negócio é sempre desenvolver algo que possa ter uma manutenção fácil e especialmente que outra pessoa possa dar manutenção quando assumir o projeto.

 

Agora o no quesito velocidade, esse tipo de limitação está no fim, tem muito acesso e serviço ilimitado, então considero isso como um problema temporário.

 

Sei lá.. cada um, cada um.

as coisas evoluem, atualizações sempre serão feitas!

 

 

 

 

 

 

na minha mente quando criei este tópico

 

a intenção era saber como argumentar para uma pessoa que utiliza layout com tabelas, o porque deveriam não usar, sei que isso é "errado"

 

mas vocês tem que corcordar comigo que layout com CSS ou com TABELA funciona

 

se é a forma correta sei que não, mas funciona

 

que tipo de justificativa deve-se ter para não utilizar layout com TABELAS (sendo que funcionam)

 

a principio pensei em dificuldade em manutenção, mas será que é só isso?

 

e para formularios? tabelas não ficam confusas para dar manutenção!

 

espero que consigam me ajudar

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problemas entre navegadores não é uma desvantagem do "tableless" (que na verdade é um termo incorreto, deve-se evitá-lo), é um problema dos criadores de browsers (leia-se Microsoft) que não os fazem 100% complacentes com os padrões.

Discordando um pouco, pois o FF também não interpreta 100% de acordo com as normas CSS. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Porém, eu curto o Opera, que nunca me apresentou grandes erros...

 

 

Mas uma coisa é certa, como já dito, dominada a técnica, fazer um site em tableless fica tão ou mais fácil do que fazer em tables.

 

E temos que sempre seguir na risca galera: tabela foi feita para inserir dados tabulados, e não para estruturar visualmente um site.

 

Bem, a maior vantagem do uso de tableless que eu acho (opnião mais pessoal :P) é ter uma fácil indexação pelo Google. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

 

na minha mente quando criei este tópico

 

a intenção era saber como argumentar para uma pessoa que utiliza layout com tabelas, o porque deveriam não usar, sei que isso é "errado"

 

mas vocês tem que corcordar comigo que layout com CSS ou com TABELA funciona

 

se é a forma correta sei que não, mas funciona

 

que tipo de justificativa deve-se ter para não utilizar layout com TABELAS (sendo que funcionam)

 

a principio pensei em dificuldade em manutenção, mas será que é só isso?

 

e para formularios? tabelas não ficam confusas para dar manutenção!

Bom, vamos lá... imagine um deficiente visual ou fisico visitando um site em tabelas...

 

Normalmente, deficientes, principalmente os visuais, tem navegadores com o qual consigam navegar tranquilamente. A maioria destes navegadores "paralelos", renderizam somente o texto que encontram (Alt e Titles estão incluídos). Imagine um destes navegadores lendo um site em tabelas (lembrando que tabelas a leitura é feita por linhas, mencionando colunas em th se assim tiver).

 

Porém, um site feito em tableless, o texto (conteúdo) que está no código, está na mesma ordem que seria apresentado visualmente. Assim não confundindo outros navegadores (e até mesmo os bots de buscas).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma boa justificativa, mas se o publico não é deficiente, sem chance, essa não cola..

 

sem contar que se for um site, é valido falar sobre google, mas caso for um sistema essa também não fica legal

 

queria uma justificativa que para qualquer aplicação seja bem "forte" e justificavel

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma boa justificativa, mas se o publico não é deficiente, sem chance, essa não cola..

Essa não entendi... tem como escolher se seus clientes/visitantes são ou não deficientes? :blink:

 

sem contar que se for um site, é valido falar sobre google, mas caso for um sistema essa também não fica legal

 

queria uma justificativa que para qualquer aplicação seja bem "forte" e justificavel

Bom, sabemos que qualquer sistema/aplicação web, tem já um certo peso pela sua grande programação...

 

Aumentar este peso, e dificultar a renderização pelos browsers com uso de tabelas, me desculpe, mas pra mim não faz o minimo sentido...

 

Porém, em um sistema web, o uso de tabelas é totalmente aceitável e CORRETO no uso de dados tabulados (que se ve em grande quantidade, principalmente em relatorio ou similares)...

 

Já em outra situação, que é na impressão de documentos de um sistema... como fazer? Pois só vejo solução simples e rápida, utilizando os padrões e seguindo o tableless. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma boa justificativa, mas se o publico não é deficiente, sem chance, essa não cola..

Essa não entendi... tem como escolher se seus clientes/visitantes são ou não deficientes? :blink:

 

 

quando faz um sistema, você sabe qual o publico quer atingir, logico, pode ocorrer de serem deficientes, mas isso é mais dificil...

 

pois os sistemas aqui desenvolvidos são customizados para um cliente especifico...

 

 

sem contar que se for um site, é valido falar sobre google, mas caso for um sistema essa também não fica legal

 

queria uma justificativa que para qualquer aplicação seja bem "forte" e justificavel

Bom, sabemos que qualquer sistema/aplicação web, tem já um certo peso pela sua grande programação...

 

Aumentar este peso, e dificultar a renderização pelos browsers com uso de tabelas, me desculpe, mas pra mim não faz o minimo sentido...

 

Porém, em um sistema web, o uso de tabelas é totalmente aceitável e CORRETO no uso de dados tabulados (que se ve em grande quantidade, principalmente em relatorio ou similares)...

 

Já em outra situação, que é na impressão de documentos de um sistema... como fazer? Pois só vejo solução simples e rápida, utilizando os padrões e seguindo o tableless. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

quanto a essa justificativa pode ser mais aceitavel..

 

mas ainda assim, não faz tanta diferença assim umas tabelas...

 

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai pra mim é modismo, igual ao que aconteceu com o Ajax, tem um Booomm e depois vem outra coisa no lugar.

 

Pra mim num tem diferença nenhuma, e não abro mão das minhas tabelas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai pra mim é modismo, igual ao que aconteceu com o Ajax, tem um Booomm e depois vem outra coisa no lugar.

 

Pra mim num tem diferença nenhuma, e não abro mão das minhas tabelas.

shaushuahsuasuahhsua

 

se você souber CSS bem, igual algusn mestres que tem aqui no forum com muito tempo de experiencia

 

abrirá sim, verá que facilita demais as coisas!!

 

 

hehe

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Só tenho a dizer que por prática não se deve de usar tabelas para a criação de layouts mas também não vai contra qualquer estandardização, pois continua a ser perfeitamente HTML válido.

 

Cumps \o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai pra mim é modismo, igual ao que aconteceu com o Ajax, tem um Booomm e depois vem outra coisa no lugar.

 

Pra mim num tem diferença nenhuma, e não abro mão das minhas tabelas.

Modismo nada cara, a diferença é realmente gigantesca

 

Da uma lida na minha resposta nesse tópico (é uma biblia mas vale conferir)

http://forum.imasters.com.br/index.php...st&p=984541

 

E da uma olhada nessa palestra sobre Tableless

http://files.elcio.com.br/tableless.wmv

Clica com o botão direito no link e clica em salvar destino como, com clique normal ele da erro no Media Player

 

 

Eu sei que você pode ficar com preguiça de ler minha resposta ou baixar essa palestra de 220mb e assistir porque não quer perder 1 hora e 20 do seu dia e/ou não quer se convencer de que seu metodo não é o melhor pois contraria o que você pensa.

 

Mas abre um pouco a cabeça pra descobrir o que vem por ae, porque se você pensa assim você não vai pra frente nessa área.

 

Ao menos lê a resposta, ou baixa e assiste palestra, se puder fazer os dois maravilha, mas é como eu disse, você vai ficar muito para trás (obs: ja ta ficando)

 

Com essa palestra você vai ver como isso ta muito além de um modismo

;)

 

Flw aee

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai pra mim é modismo, igual ao que aconteceu com o Ajax, tem um Booomm e depois vem outra coisa no lugar.

 

Pra mim num tem diferença nenhuma, e não abro mão das minhas tabelas.

Você não pode sair falando esse tipo de besteira sem ter base técnica nenhuma no assunto.

 

Claro, é uma modinha. A Globo usa, o Terra usa, a Google usa, a Apple usa, a Microsoft usa (pelo menos no seu site).

 

Vamos parar de falar bobagens e se ligar que a questão não é acesso à deficientes nem visibilidade no Google. Padrões são padrões e servem para facilitar o desenvolvimento das coisas, seja um site ou seja uma tomada (imagina se cada fábrica de tomadas fizesse suas tomadas com dimensões diferentes, a confusão que não seria isso...).

 

O que vejo por aqui é muita gente que sequer tentou aprender, ou que esbarrou no primeiro bug do IE e já sai pelos quatro cantos do mundo falando todo o tipo de bobagem.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.