Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Luiz Portella

papel p/ caderno com 96pg

Recommended Posts

Pessoal,

nesta semana levarei à gráfica um livreto para produção.

miolo: 96pg, formato 10,5 x 15cm, grampeado (caderno único) para baratear o resultado final.

O papel seria AP (off-set) 75g ou talvez 63g. Na sexta fiz a impressão em 75g e estou em dúvida se irá funcionar com este papel, mesmo passando 10,5 para 11,5 ou 12cm, aumentando as margens. Parece que ficará grosso demais.

Há algum papel que seja aconselhável para este fim específico? Amanhã, terça, dia 22, vou ver como fica em 63g.

Qual o papel do miolo da revista Veja? Sei que às vezes esta revista chega a quase 200 páginas, e o acabamento que fica bem é no grampo, tal qual será o meu.

Outra coisa, 250 folhas de couché liso 115g no formato 66x96 custa cerca 65 reais, segundo pesquisa feita hoje. Está correto? (é complicado pesquisar estes preços na internet) Quando seria a mesma quantidade, mas de papel AP 75g?

Quero fazer uma estimativa aqui...

arquivo pdf: literaturo.com/vortaro/ pdf no formato zip

muito obrigado, Luiz

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho tanta certeza, mas acredito que o papel que a maioria das revistas usam é o Couche LWC 60g/m² (Light Weight Coated).

A quantidade de folhas usadas é a mesma tanto para o couche quanto para o AP, porém soma-se a isso uma perda de em média 5% para serviços em policromia. Outro detalhe que acredito é que o papel LWC somente é vendido em bobinas.

É bom atentar quanto ao cálculo da lombada:

http://www.ksronline.com.br/Ferramentas/EspessuraLombada/

No caso do AP 63g/m², é bom fazer um teste quanto à opacidade do papel, pode ser que haja "fantasmas", quer dizer, pode ser que o verso transparecera no outro lado da folha.

Mas nada melhor que se faça uma boneca desse projeto antes.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.