Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Owner

Cartão visitas Atualcard

Recommended Posts

Olá, gostaria de saber de quem já fez cartões na Atualcard o seguinte. Faz um mês que fiz cartões de visita, a mesma arte só que um com acabamento fosco e outra com UV total. O problema é que o com UV total ficou meio esverdeado. Gostaria de saber a cor preta em CMYK correta para o fundo e para bordas das letras. Obrigado!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso seja um fundo preto chapado, utilize:

C: 40

Y: 0

M: 0

K: 100

Não utilize fonte light (muito fina) nesse fundo, qualquer falha de registro pode "entupir" as letras.

Quanto às bordas (contorno) das letras pode ser somente em preto mesmo (C: 0 / Y: 0 / M: 0 / K: 100).

Quanto a diferença de tom de um material para outro, isso ocorre mesmo, pois um tem briho e outro acabamento fosco e PRINCIPALMENTE por este serviço ser impresso em sistema de grade, ficando inviável a fidelização das cores.

E também temos que saber qual a porcetagem de CYMK que você utilizou.

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpe-me a ignorância, mas fundo chapado seria o que? Pois monto cartões mas entendo pouco dessa parte gráfica.

Compartilhar este post

Link para o post

Chapado é quando se tem uma grande área impressa com determinada cor.

Um exemplo: O fundo do seu cartão é todo impresso em preto.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueça da fidelidade de cor quando utilizar gráficas que imprimem em grade.

Sempre digo que o cliente pode escolher somente 2 dos 3 itens: qualidade, preço e prazo.

AtualCard vende preço e prazo, esqueça qualidade com eles. Até acho que eles são bons dentre os "pacoteiros", mas você tem que saber que sempre terá problemas nuns 20% dos pedidos, relaxe e mande fazer de novo. Quando precisar de alta qualidade, faça uma chapa só pra este trabalho, exija prova contratual ou leve amostra de cores para a gráfica. Será bem mais caro, mas a qualidade tem seu custo.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás ferrucio esse negócio de grade veio pra prostituir o nosso ramo. Tem carra vendendo a R$ 30,00 cartão de Visita(final).

Temos que dar valor a nossa profissão...

Não vejo como prostituição. É uma evolução do mercado. Essas empresas evoluíram e se especializaram nesse nicho de grande volume a preço baixo. Quando não se pode com eles, alie-se a eles. Eu compro de "pacoteiros" e revendo pelo dobro do preço e ainda cobro a criação a parte.

Eles só fazem o "basicão", cartão e folheto e não tem atendimento a cliente, fazem uma venda totalmente passiva. Quando se trabalha dando um bom atendimento e oferecendo diferenciais esse cara não são concorrentes.

Ele quebraram muita gente. A solução é passar a vender competência e não papel com tinta que é o que os "pacoteiros" vendem. Se quiser dicas de como se diferenciar no mercado estou a diposição para dividir minha experiência.

Compartilhar este post

Link para o post

A prosituição ocorre mais em quem revende os serviços.

Muitos pagam $30 e repassam para o clinte final por $45 ou até menos.

Compartilhar este post

Link para o post

A prosituição ocorre mais em quem revende os serviços.

Muitos pagam $30 e repassam para o clinte final por $45 ou até menos.

Concordo. Aí sim é profissional comendo o outro, briga de foice.

Afinal, conheço 2 empresários gráficos que imprimem neste sistema de grade e ambos tem empresas muito saudáveis e lucrativas. Não vendem barato para "quebrar" os outros, devido ao volume eles podem vender barato e ter uma boa margem de lucro. Além do que, geralmente vendem para profissionais da área gráfica e não vendem para cliente final já que seu sistema geralmente dificulta isso (o cara precisa mandar o arquivo direitinho senão não imprimem).

Eu costumo dobrar o valor nos folhetos e triplicar nos cartões de visita e vendo o serviço de criação a parte. Tá cheio de profissional vendendo com menos de 30% de margem sobre o valor do impresso e inclui o serviço de criação, ou seja, repassa o valor do impresso e cobra R$ 15,00 ou R$ 20,00 pelo serviço de criação. Dizer que isso é protituição ofende as garotas de programa.

Isso que é desvalorizar a profissão. Botar a mão-de-obra debaixo do chinelo.

Compartilhar este post

Link para o post

Já que está rolando uma troca de experiência... vou colaborar!

Referente ao preto chapado, até para material da AtualCard, vou discordar do calço K:100 C:40...

Sempre que envío material, para qualquer gráfica, e preciso do preto vivo, crio com o seguinte código: C:75 M:68 Y:67 K:100

É simplesmente o preto perfeito!

Nunca tive problema, já apenas com calço Cyan, já tive muita dor de cabeça! É um preto bonito, porém dá um leve tom de azul, e dependendo da arte e do cliente, o trabalho é perdido, por exemplo: O fundo preto com Cyan e a segunda cor predimonante é o vermelho, o cyan acaba se destacando...

Não posso negar que assusta qualquer impressor, mas se o cara é profissional, o resultado final é perfeito!

Outra técnica que uso, é puxar o tom do calço para a cor predominante, se o que predomina é o amarelo, jogo mais amarelo no calço e diminuo as outras cores!

Não sei se alguem aqui usa laboratório de revelação para algum impresso como eu, aí a dica é "carcar" 100% nos blacks, parece mágica! Fica perfeito, pois não é impressão, é química! Meu sonho é que um dia a revelação seja possível frente e verso...

Compartilhar este post

Link para o post

C:75 M:68 Y:67 K:100

310 de carga de tinta?!?!!??!

Realmente, concordo com você, o preto fica perfeito igual a um buraco negro.

Quero ver se o verso fica perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

C:75 M:68 Y:67 K:100

310 de carga de tinta?!?!!??!

Realmente, concordo com você, o preto fica perfeito igual a um buraco negro.

Quero ver se o verso fica perfeito.

Tenho que concordar, esquecí de citar o verso. Uma simples solução, padronizo o verso com a frente, Frente escura = Verso escuro, ou pelo menos nas bordas, onde o corte costuma decalcar mais.

Talvez esse seja um dos motivos de eu nunca ter problema com essa carga, pois sempre usei uma prevenção no verso.

Se vai plastificação ou laminação, nem se fala então, nem precisamos nos preocupar com o decalque!

Compartilhar este post

Link para o post

Uma simples solução, padronizo o verso com a frente, Frente escura = Verso escuro, ou pelo menos nas bordas, onde o corte costuma decalcar mais.

Gostaria que todos os meus clientes "engolissem" um serviço padronizado.

Sinceramente, não vejo isso como "solução" e sim uma gambiarra para esconder o defeito de excesso de carga de tinta.

Está certo e comprovado que papéis revestidos aguentam no máximo o total de 320% de carga de tinta. Porque arriscar chegando quase a este limite, ainda mais mandando a impressão para gráficas que fazem terceirização, aonde não se tem um controle exclusivo para o seu serviço?

Já vi várias fórmulas de preto calçado:

C25 Y25 M25 B100

C40 Y0 M0 B100

C20 M20 Y20 K100

C40 M60 Y0 K100

Em nenhuma dessas fórmulas não se ultrapassa a soma de 200%. E todas oferecem um preto de qualidade.

Mas a maioria dessas gráficas chegaram a um conclusão que usando somente o ciano (entre 20 a 40%) como calço já basta.

Quanto a laminação/plastificação, ela irá protejer o impresso do decalque, mas infelizmente o decalque ocorre em 100% das vezes, na saída da máquina.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma simples solução, padronizo o verso com a frente, Frente escura = Verso escuro, ou pelo menos nas bordas, onde o corte costuma decalcar mais.

Gostaria que todos os meus clientes "engolissem" um serviço padronizado.

Sinceramente, não vejo isso como "solução" e sim uma gambiarra para esconder o defeito de excesso de carga de tinta.

Está certo e comprovado que papéis revestidos aguentam no máximo o total de 320% de carga de tinta. Porque arriscar chegando quase a este limite, ainda mais mandando a impressão para gráficas que fazem terceirização, aonde não se tem um controle exclusivo para o seu serviço?

Já vi várias fórmulas de preto calçado:

C25 Y25 M25 B100

C40 Y0 M0 B100

C20 M20 Y20 K100

C40 M60 Y0 K100

Em nenhuma dessas fórmulas não se ultrapassa a soma de 200%. E todas oferecem um preto de qualidade.

Mas a maioria dessas gráficas chegaram a um conclusão que usando somente o ciano (entre 20 a 40%) como calço já basta.

Quanto a laminação/plastificação, ela irá protejer o impresso do decalque, mas infelizmente o decalque ocorre em 100% das vezes, na saída da máquina.

É, também já ví várias variações de preto, e "todas", sem excessão, puxam o tom para alguma cor, esse seu código apenas com CYAN nem se fala, azulão! É lógico que fica bonito, inclusive uso muito, mas quando o azul faz parte do layout. Agora esse meu código, não puxa pra nenhuma cor, o preto é preto! Pois como citei, esse código é para quando o tom azulado não é viável.

Referente ao decalque, acho que sou um "arte-finalista" de sorte, porque só fazem 11 anos que crio arte, e após ter chêgo a esse código, nunca tive problemas, principalmente nos 6 anos que envío material a Atual e outras similares.

Essas empresas já usam tecnologia de ponta, saída com 5 cores, onde o impresso já saí pronto com verniz de máquina na primeira rodada, ajuste de carga te tinta computadorizado, esteira de secagem, tudo para diminuir o tempo de produção, sinõnimo de curto prazo para as gráficas. Diferente por exemplo de uma Monocolor 1/2 folha que eu "toquei" por algum tempo...

Existem casos e casos, e não podemos levar tudo como regra, pois o que serve para esse serviço que será rodado em tal gráfica e tal máquina, pode não servir para outro serviço que será rodado em outra gráfica...

É lógico que existem limitações técnicas, tanto como de profissionais como de equipamento, você não pode exigir muito de uma Multilith, mas pode esperar um ótimo resultado de uma Speed Master 5 cores.

Bom, resumindo, escutem, analisem, mas não dêem muita bola para o que as gráficas pedem, vocês querem agradar elas ou seus clientes? Procure no mínimo um meio termo! Se levar em conta as recomendações de um impressor preguiçoso ou sem experiência, vai limitar sua criatividade. Sejam mais exigentes e menos submissos às gráficas...

Segue um exemplo rodado em um concorrente muito similar à Atual Card, não precisei revirar meus arquivos - pois o cliente acabou de solicitar mais. Com o código que indiquei dos dois lados, laminado e com verniz UV local na logo... Garanto que ficou "alucinante" (segundo palavras do próprio cliente) e sem decalque ou qualquer vestígio de defeito. E também garanto que ele não "engoliu", mas ficou de boca aberta!

Imagem Postada.

Compartilhar este post

Link para o post

Com todos estes argumentos continuo achando exagerado.

Já que você confia em toda essa tecnologia porque não calça tudo já com 100, C100 Y100 M100 K100.

Aproveite para colocar uma fonte light vazada.

E acredito muito que com esses 11 anos de experiência você nunca teve problema.

Já trabalhei como arte-finalista da Atual Card, e meus parabéns, você é um cara de muita sorte mesmo.

Até aceitaria se tivesse um código C50 Y50 M50 K100.

Queria ver que diferença faria com este código mágico de numeros quebrados.

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel neste print do cartão q você enviou

Só para entender, o SID CAR e o risco de Brush vermelho são vernizados e o o fundo é fosco?

Mas se fosse o caso de você não ter o verso do cartão "preto", fosse impressão de um lado só, tb usaria esta cor para calçar?

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel neste print do cartão q você enviou

Só para entender, o SID CAR e o risco de Brush vermelho são vernizados e o o fundo é fosco?

Mas se fosse o caso de você não ter o verso do cartão "preto", fosse impressão de um lado só, tb usaria esta cor para calçar?

Esse cartão é 4 cores com Laminação Fosca e Verniz UV localizado dos dois lados, no verso também coloquei o verniz nos serviços prestados.

Realmente, se for impressão só frente, eu pensaría 2 vezes... Agora se for pra Atual Card, eu aconselho a considerar uma impressão 4x1, até com verniz total frente, pois a diferença de valores é mínima! Se fosse esse o meu caso, eu colocaría um fundo PB de aço escovado, claro o bastante que desse para escrever encima.

No cartão a seguir apenas fiz alguns ajustes na arte e enviei para a gráfica (com meu código CMYK quebrado é claro!), e é um bom exemplo de como se aproveitar um "verdadeiro preto", sem correr o risco de prejudicar o verso:

Imagem Postada

Mas se realmente for 4x0 eu pensaría em outra arte!

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Com todos estes argumentos continuo achando exagerado.

Já que você confia em toda essa tecnologia porque não calça tudo já com 100, C100 Y100 M100 K100.

Aproveite para colocar uma fonte light vazada.

E acredito muito que com esses 11 anos de experiência você nunca teve problema.

Já trabalhei como arte-finalista da Atual Card, e meus parabéns, você é um cara de muita sorte mesmo.

Até aceitaria se tivesse um código C50 Y50 M50 K100.

Queria ver que diferença faria com este código mágico de numeros quebrados.

Olha, Diminas, quando disse que nunca tive problemas, foi com esse preto, só que demorei muito para chegar a ele, e após muitos problemas sim!

Agora referente ao 100/100/100/100 e ao 50/50/50/100, com todo respeito, só posso concluir que suas opiniões são baseadas apenas na lógica, e não na prática, porque aprendi logo cedo, que uma cor se sobressai à outra, portanto, em qualquer mistura homogênea, restará um tom para essa cor predominante!

Meu conselho é que ninguém se prenda a teorías numéricas, e sim à prática.

Agora que expliquei na teoria o porquê dos números quebrados... Vamos provar!

Segue exemplo prático que acabei de elaborar para que todos entendam minha dica (e não teoria).

Cliquem na imagem para ampliar!

Imagem Postada

Reparem que a opção de calço apenas com Ciano chega a "invadir" o texto branco, quase que como um contorno, e isso acontecerá com muita freqüência também na impressão!

Para concluir, gostaria de ressaltar a questão dos números quebrados: cheguei a esse código com muito tempo de trabalho, tanto no monitor como ali do lado das offset (o que me ajudou muito), e até hoje faço questão de acompanhar a produção sempre que possível, ou até mesmo participar dela.

Elaborei esse código para quando eu quiser um preto "perfeito" e lógico, quando o produto e processo de impressão me permitirem (como já citei anteriormente). Então fica aqui minha dica pessoal, pois apenas gostaria de dividir uma experiência bem sucedida com os colegas!

Estou aqui para qualquer dúvida, crítica ou sugestão! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Ah sim entendi

Achei legal o verniz localizado, estava para rodar meus cartões numa gráfica aki perto... mas vou testar a Atualcard para ver como é certinho.

E tb pelo fato q o cara da gráfica me enfiou a faca...rs

Mas no caso de cartão vernizado, seria uma quinta cor na arte certo?

Sem importar muito q cor seja, só tem q ser uma cor especial por exemplo um spot ou pantone, correto? ou estou viajando?..rs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.