myself* 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2008 Boa noite... Nao sei se este e o local correcto para a duvida que vou colocar de seguida. Se não for, peço desculpa. Entao é o seguinte: A frequência de relógio de um computador é de 100 MHz; Cada instrução requer 5 períodos de relógio (assumir que todas as instruções executam no mesmo tempo). O computador tem de executar 50 ciclos -cada um contendo 1000 instruções -e um acesso a disco que demora 10 milisegundos a concluir. A minha duvida é: Qual é o tempo total necessário para concluir todas estas operações? Alguem me sabe responder? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 23, 2008 cara eu nem imagino para ql fórum mover esse tópico! você sugere algum? []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
NaPraia 12 Denunciar post Postado Junho 23, 2008 A frequência de relógio de um computador é de 100 MHz; Cada instrução requer 5 períodos de relógio (assumir que todas as instruções executam no mesmo tempo). O computador tem de executar 50 ciclos -cada um contendo 1000 instruções -e um acesso a disco que demora 10 milisegundos a concluir. você disse que o acesso ao disco demora 10 milisegundos, quando é que isso ocorre? Em cada ciclo? em cada período? em cada instrução? pelo que eu entendi, cada período tem 50 ciclos. E cada ciclo tem 1000 instruções. É isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
myself* 0 Denunciar post Postado Junho 23, 2008 A frequência de relógio de um computador é de 100 MHz; Cada instrução requer 5 períodos de relógio (assumir que todas as instruções executam no mesmo tempo). O computador tem de executar 50 ciclos -cada um contendo 1000 instruções -e um acesso a disco que demora 10 milisegundos a concluir. você disse que o acesso ao disco demora 10 milisegundos, quando é que isso ocorre? Em cada ciclo? em cada período? em cada instrução? pelo que eu entendi, cada período tem 50 ciclos. E cada ciclo tem 1000 instruções. É isso? Correcto... O acesso ao disco demora 10 milisegundos, em cada ciclo. Tem alguma ideia? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Junho 29, 2008 Isso é questao de arquitetura de PCs... Os 100MHz são 100000000 ciclos. O periodo do clock é 1/100000000 = 10-9 s Cada instrução ocupa 5 ciclos -> demora 5x10-18 s Agora vem a parte bizarra do exercicio: 50 ciclos -cada um contendo 1000 instruções Se 1 instrução ocupa 5 ciclos, em 50 ciclos o computador executa 10 instruções... Se em 50 ciclos existem 50000 instruções,em 5 ciclos vao ser executadas 5000 instruções,e não 1... você copiou certo isso daí ou tá usando pipeline? No mais é multiplicar as x instruções por y ciclos e a duração de cada uma delas e somar com os 10ms. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites