Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Barrence

Estudo Comparativo de Capacidade e Desempenho dos Bancos de Dados.

Recommended Posts

Prezados,

Gostaria de saber se alguém conhece algum estudo que faz a comparação entre os diversos Banco de Dados existentes no mercado, que informe quais os Bancos de Dados mais utilizados pelas empresas, suas capacidades e desempenho como num ranking.

Eu fiz uma busca semelhante a essa, mas por linguagens de programação, afim de descobrir quais são as linguagens mais utilizadas no mercado, etc.

Quem quiser conferir acesse: http://www.tiobe.com/index.php/content/pap...tpci/index.html

Desde já agradeço pela colaboração de todos.

Sem Mais,

Wanderson Barrence.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os empresas responsáveis por banco de dados proprietários não permitem que o desempenho dos seus sistemas sejam divulgados sem prévia autorização, ou seja, nenhum estudo deste tipo foi feito até hoje por razões jurídicas.

De qualquer forma, posso dizer com toda propriedade que os sistemas gerenciadores de banco de dados mais utilizados pelas empresas de grande porte são:

- Oracle;

- Microsoft SQL Server; e

- DB2;

Compartilhar este post

Link para o post

Prog,

Antes de mais nada quero agradecer por esta informação.

Sendo assim como eu faço para escolher um Banco de Dados que atenda melhor as necessidades do meu negócio ?

E como eu posso saber o volume de transações suportadas pelo Banco de Dados ?

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Com relação aos bancos de dados opensource, existem alguns estudos comparativos. Dependendo do tamanho do seu negócio, qualquer uma dessas SGBDs podem suportar o seu negócio.

Dependendo da sua infra-estrutura de sistemas, o mais recomendado é usar Microsoft SQL Server.

O Oracle e o MSSQL Server possuem versões gratuitas, chamadas express, estas possuem algumas limitações, mas dependendo do caso, também vão suportar seu negócio.

Quer falar um pouco mais a respeito da sua empresa/negócio?

Compartilhar este post

Link para o post

Bom,

Estou pensando em um sistema on-line para envio de informações para dispositivos móveis, que vai manipular um volume grande de dados em determinados períodos, para isso necessito de uma base de dados escalável e que manipule um volume grande de transações, sei que o Oracle faz isso facilmente, mas o custo do Oracle é alto, preciso de uma solução que tenha essas características e que fosse de baixo custo.

É por isso busco estudos comparativos, para chegar na melhor solução.

Se puder me ajudar..

Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post

Acho importante determinar quanto é "volume grande".

Quaal é o volume de inserções ? 10mb ou 1gb ?

Qual o volume de dados para consulta ? 100mb, 10gb ?

Se você não tem noção de qual é o volume, o Oracle vai te atender, mas como você disse.. ele é muito caro.

Tem um detalhe importante tambem...

Existe necessidade de integridade entre as tabelas?

Se não existir, você pode usar o sqlite...

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

O nome do tópico induz a uma espiada, mas não encontrei o que procurava. Gostaria de pedir a colaboração dos demais iMasters para completá-lo. Sei que o MS Access, por exemplo, possui limitações quanto ao tamanho dos arquivos (2 Gb), li algo sobre o My SQL ter esta mesma limitação, está correto ? Também este último não aceita chave estrangeira, isto quer dizer que ele não é relacional ? Qual banco pode ser usado comercialmente grátis e qual não ? Há limite de registros ? Li também sobre os demais BDs (Firebird, PostgreSQL, etc), mas queria reunir estas informações num único tópico. Recentemente precisei trabalhar com 78 milhões de registros, e me virei com o MS Excel 2010: dividi em arquivos, ano a ano (dos últimos 5 anos), e dentro deles alguns meses extrapolaram os 1.048.576 registros, mas funcou ! Mas ficou clara a necessidade de que PRECISO de um BD...

Compartilhar este post

Link para o post

Ramos,

O MySQL não possui tais limitações, talvez em alguma versão mais antiga, mas atualmente não. Uma outra coisa a ser esclarecida é que o MySQL possui motores para tabelas diferenciadas, sendo que cada um desses morores possui características que outras não possuem. Para trabalhar com relacionamento, por exemplo, se faz necessário trabalhar com tabelas do tipo InnoDB.

Eu diria que na atualidade a melhor opção, livre e gratuita, seja o PostgreSQL.

http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_relational_database_management_systems

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço o link fornecido ! É (quase) praticamente tudo o que eu queria e, acredito, ao que o tópico se propôs... eu, particularmente, mudaria para [Resolvido].

Grato/at.

Ramos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.