Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiMinas

PDF via Corel

Recommended Posts

Bem, costumo mandar minhas policromias a uma certa gráfica que trabalha com grades.

Sempre fiz meus arquivos no Corel e mandava em cdr com as costumeiras recomendações. Sempre sem problemas, há não ser algumas "dores-de-cabeça" que sempre a gente tem que enfrentar quando se sujeita à trabalhar com este tipo de gráfica.

Agora esta gráfica está solicitando que mande os arquivos em PDF, fizeram até uma cartilha ensinado os procedimentos, mas nada de gerar um arquivo poscript ou impressora virtual.

E está acontecendo alguns problemas...

Exemplo de um serviço que acabou de chegar.

Imagem Postada

Nota-se um quadrado atrás do sorvete e o gradiente ao fundo não terminou da maneira correta, ficando um triângulo no final.

Os arquivos, tanto pdf como cdr não me mostra estes defeitos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usou imagem recortada no PhotoShop (PSD) sobre um degradê no Corel, né?

Já falamos muito nisso...

--

O problema maior deste sistema de grades é que você é o único responsável pelo que envia. Neste sistema não existe pré-conferência do arquivo ou aprovação por parte do cliente.

No sistema antigo, qdo você enviava seus arquivos em CDR, o arquivo estava errado — como ficou claro agora, qdo você precisou fechar a arte. MAS eles corrigiam. Selecionavam a imagem recortada, junto com o fundo e convertia tudo em bitmaps. Isso explica algumas das mudanças de cor a que se refere. Acho que este é um dos piores erros de gráficas e bureaus. Corrigem o arquivo do cliente.

Se eles agissem como deve, ou seja, devolver o arquivo e falar O QUÊ está errado, então o cliente aprenderia a evitar este erro. Assim, creio que a gráfica tem culpa em você ser despreparado e achar que é um designer apto a enviar arte para produção gráfica.

Existe um funcionário da gráfica — e penso que ele deve ter perdido o emprego — que era o responsável por corrigir toooodas as artes que iam nesta grade de impressão. Os donos de gráfica (são todos gênios!!!) perceberam que se recebessem os arquivos em PDF poderiam eliminar este "custo". Deu nisso.

Seu impresso saiu errado, da mesma forma que outros tantos e tantos!

--

A gráfica pode não ser boa, mas cumpre o que promete. Quando a gente paga por um fusca, a gente não tem como querer os benefícios de uma ferrari. Da mesma forma, seu preço de arte-finalista não se equipara ao de uma agência.

Por favor, não leve para o lado pessoal, mas nesta área é muito comum que uma pessoa tenha aí um computador e instale CORELDRAW nele e saia vendendo arte e etc. Percebeu que ainda precisa aprender bastante? Percebeu que ainda tem muito o que estudar? Se sim, pode vir a ser um grande profissional um dia. Por hora é o que chamam de micreiro. E eu ADORO MICREIROS. Acho que desta categoria que nascem os verdadeiros feras profissionais. Estes bobinhos que vivem fazendo curso, nunca chegam a ter um grande destaque.

Estude.

Melhore.

Saiba de tudo que precisa saber.

Procure conhecer várias gráficas.

Procure conhecer o sistema de impressão.

Procure conhecer o workflow de um fotolito.

Tudo isso pode (E DEVE) ser conhecido pelo arte-finalista.

Abraços e boa sorte no futuro!

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que não vou levar para o lado pessoal, você falou a realidade. E eu gosto de sinceridade.

Fiquei tão mal acostumado a sempre enviar tudo sem problemas, que agora, veio uma mudança que na qual não estava preparado e isso quis dizer que parei no tempo. Não estava ciente dos possíveis erros que poderiam vir a acontecer. E uma coisa que devemos ter em mente, que depois do impresso pronto, não existe mais Ctrl+Z.

Mas beleza alx, já levei o merecido puxão de orelha, mas o que deveria ser feito para evitar isso?

Compartilhar este post

Link para o post

kkkk

peguei pesado, né DiMinas! mal minha!

Seguinte brother, você pode fazer várias coisas que vão resolver seu problema. O que acontece é q o pessoal do bureau arrumava tudo e não te avisava. Assim você achava q estava tudo certo, mas era feito uma manutenção no teu trampo sem q você soubesse. Por isso sempre recomendo ao pessoal que — pelo menos uma vez por ano — acompanhe seus arquivos do começo ao fim. Bureau. Impressão. Acabamento. É muito engrandecedor isso!

--

Vamos lá. Neste caso específico seu erro foi usar imagem com fundo transparente no Corel. Te digo que poderia ser pior. Se, por exemplo, tivesse girado a imagem, ia sair algo muito mais feito. Neste caso você tem duas opções:

1ª. e mais porca (o que fazem com teu material no bureau): seleciona a imagem tranps e o fundo degradê e converte tudo em bitmap CMYK 300ppi no CorelDRAW mesmo. muda cor, muda nitidez e o car#$$@$ a quatro, mas o filme sai certo!

2ª. e mais limpinha: faça um "projeto" do seu job antes de pôr a mão na massa. Visualize tudo o que é bitmap e separe da parte vetorial. Assim, se você tiver uma sombra, um transparente e qq outro objeto que fique melhor em BitMap você faz ele separado. No photoshop. Se usasse illustrator era só copiar a parte vetorial e colar no ps... paciência. No seu caso precisaria exportar um "gabarito" dos vetores em EPS e depois fazer o fundo no Photoshop. Aí seu arquivo ficaria diagramado da seguinte forma:

embaixo de tudo, uma imagem TIF (achatada) em 300ppi. com todos os elementos bitmap. sombra, blends, transparências, etc

e por cima do fundo, os vetores... textos, logos, etc.

desta forma não vai ter dor de cabeça.

abraços e malz o puxão, ok?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ia ficar p)($*& da vida se você só viesse e me pegasse "pra cristo" e não desse o caminho correto a seguir.

O que você falou condiz com a realidade de muitos e (pelo menos tento) fazer a diferença dos ditos "micreiros", apesar de ser um.

Agora sim, o puxão valeu.

Olha cara, me desculpa se eu falar bobagem, mas...

Estou tão acostumado com o Corel (você sabe disso muito bem), que seguindo a sua 2ª dica, entendo que posso fazer o projeto como de costume pelo Corel e depois fazer o "tratamento de imagens" pelo PS e importar, substituindo os bitmaps que estão em cdr pelos que irão vir trabalhados pelo PS. Tranquilo?

Sim, de certa forma falei bobagem, o grande lance da casadinha Illustrator e PS que seria o ideal mesmo.

Não precisa se desculpar. Como diz o velho ditado aqui das Geraes:

"Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha."

(não interprete como você o burro, é uma maneira de dizer que, quando um sabe mais o outro deve ouvir atentamente)

Aquele abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

kkkkk

ainda acho q você aproveitou pra me chamar de burro... conheço mineiros!!! kkkkk

Como eu disse, fazer este esquema de gabarito pelo Corel é meio cansativo. Por exemplo, se você tem uma determinada logo e precisa dela no photoshop para aplicar sua sombra. neste caso você precisa exportar apenas a logo em EPS e posicioná-la sobre o seu gabarito (q já falamos antes). Isso é meio improdutivo... num determinado projeto você pode ficar exportanto e exportando muitos elementos. Por isso o illustrator é mais eficiente e produtivo neste aspecto.

Depois vou fazer um mini-tutorial (vai ser baseado em illustrator, ok? não tenho Corel por aqui... e em casa, meu tempo é só do alxzinho...kkkkk). Mas você vai entender o barato da coisa. Fique de olho no All4PG, ok? (coloco o link aqui também).

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Longe disso alx!!!! ... kkk

Sei do put@ profissional que você é!

Bom saber disso, é como eu disse anteriormente o negócio é partir para o Illustrator. Vou ter que sentir saudades do velho Corel. Não dá e não posso ficar empacado nessa.

Meu caro, tenho que aproveitar mais um pouco...

Ainda tenho um certo receio desse PDF gerado pelo Corel.

É tranquilo se um arquivo conter SOMENTE vetores eu criar este PDF?

E no caso de efeitos é só seguir as recomendações de separá-lo do objeto? E até aonde entendi, devo esquecer de usar o Sombreamento Interativo do corel e fazer este pelo PS, correto?

Resumindo, o que pode e o que não pode ser feito em um arquivo cdr convertendo para o pdf?

(puts! nessa agora é perigoso de eu receber um boleto bancário referente a sua consultoria)

E mais uma.

Ainda sinto a necessidade de instalar um drive postscript (até mesmo pelo que vi em seu tutorial), existe um drive padrão ou um drive melhor ou este varia de máquina para máquina?

Abraço alx e muita paz e saúde ao filhote, você tem que curtir mesmo!

Ahh!

Estou devendo aquela visita no All4PG. Ainda mais depois do puxão! .. rsrs

Estou fazendo meu cadastro lá agorinha!

Compartilhar este post

Link para o post

o tópico morreu?

eu tô acompanhando.

Um paulista, um mineiro e um carioca. vai sair faísca aki. rs

Pelo menos em alguma coisa vcs tinham q ser melhores q nois. rs (tô brincando)

Continua ai q eu tô aprendendo com vcs.

Abraços.

Sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Um paulista, um mineiro e um carioca. vai sair faísca aki. rs

Pelo menos em alguma coisa vcs tinham q ser melhores q nois. rs (tô brincando)

kkkkkk

Sou paulista, mas nasci na divisa com o mato grosso do sul e passei a maior parte da minha vida em Franca, SP. Divisa com Minas. De divisa em divisa, acabei caindo na "capitar".

Não tem como dar errado esta mistura... bom, vamos ao tópico!

Bom saber disso, é como eu disse anteriormente o negócio é partir para o Illustrator. Vou ter que sentir saudades do velho Corel. Não dá e não posso ficar empacado nessa.

Dá sim. Você pode usar qualquer software, basta saber as limitações de cada um. Uma grande vantagem do CorelDRAW é que seus erros são históricos, ou seja, todo mundo sabe o que evitar.

Aí, quando a pessoa migra do Corel para o Illustrator, acha que pode tudo! Pronto!!!

Software é igual carro velho! Todos têm problema. Mas o software que você conhece, já sabe onde vai dar paw.

Exemplos:

- Mesh Tool do Illustrator

- Auto Trace

- Etc

Meu caro, tenho que aproveitar mais um pouco...

Ainda tenho um certo receio desse PDF gerado pelo Corel.

Eu nunca gero PDF direto do software. Nem salvando COMO ou exportando para PDF. Sempre fecho o arquivo em PS e depois submetendo o arquivo PS ao Distiller.

É tranquilo se um arquivo conter SOMENTE vetores eu criar este PDF?

Ainda prefiro salvar PS / PDF.

E no caso de efeitos é só seguir as recomendações de separá-lo do objeto? E até aonde entendi, devo esquecer de usar o Sombreamento Interativo do corel e fazer este pelo PS, correto?

Não é bem assim. O CorelDRAW tem, por exemplo, o CorelTRACE. Fazendo uma vetorização por este programa, você pode gerar um vetor com inúmeros pontos.

E isso vai complicar o processamento do seu arquivo.

Basicamente, analisar o documento em busca de "falhas" é algo baseado em instinto.

Se um vetor tem milhares de ponto, imagino que possa causar problema.

Se tenho um blend com centenas de etapas, imagino que cada etapa será um elemento. E isso vai causar problema.

Se tenho um sombreamento, que basicamente é um bitmap transparente, imagino que isso vai gerar problema.

Se tenho uma imagem em RGB que, ao ser separada pelo CorelDRAW fica com todas as informações no preto, imagino que isso crie problemas.

Mas como disse antes, o Illustrator tem seus problemas. O FreeHand tinha seus problemas e imagino que até o ARTPRO tenha lá suas limitações.

Trata-se de conhecer o software e conseguir imaginar o que pode causar problema.

Resumindo, o que pode e o que não pode ser feito em um arquivo cdr convertendo para o pdf?

(puts! nessa agora é perigoso de eu receber um boleto bancário referente a sua consultoria)

Tendo o Acrobat Professional, você pode analisar seu arquivo PDF cor-a-cor. Solicitar uma análise (pré-flight) no documento. E, caso necessário, analisá-lo ainda mais profundamente usando um PitStop da vida.

Se seu documento passar nestes testes, beleza! Fica tranquilo.

E mais uma.

Ainda sinto a necessidade de instalar um drive postscript (até mesmo pelo que vi em seu tutorial), existe um drive padrão ou um drive melhor ou este varia de máquina para máquina?

Ao instalar o Acrobat Professional, instala-se uma postscript driver. Este PPD é muito confiável. Eu uso ele para tudo!

Abraço alx e muita paz e saúde ao filhote, você tem que curtir mesmo!

Opa. Obrigado. O moleque está enorme (mais do que devia, aliás... e já fez 1 aninho!)

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o RiggsTronic... Esse tópico está muito bom... Eu também estou aprendendo muito com vcs... Mas prá ser sincero, estava faltando uma coisa nesse tópico: um gaúcho para encher a paciência de vcs!!! rsrs...

Pessoal... Onde posso conseguir material para leitura (apostilas, tutoriais, textos, infos, enfim...) a respeito do Acrobat Professional e do PitStop?? Ahhh... E do SuperTrapp (não tenho certeza se é isso mesmo) também!! Preciso conhecer esses "caras"...

Valeu!!

Abraço e sucesso a todos!!

Compartilhar este post

Link para o post

O Brasil inteiro por aqui...

Carlos, o alx tem ótimos tutoriais em seu fórum.

Link na assinatura dele.

Vou querer o jabá hein alx.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente o Alx é fera!! Ele já me deu um help em outra ocasião... E o fórum dele é muito bom...

Pode pedir o jabá mesmo... hehe... Acabei de solicitar meu registro por lá!!

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

¬¬

você já tinha registro. mas faz tanto tempo que não entra, q esqueceu!

:P

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.