Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

William Bruno

JustJava' 2008 - Evidenciando um tiro nos nossos pés?

Recommended Posts

Boa Tarde galera.

Bom, para começar gostaria de dizer, que eu ainda não programo em Java. Tenho um mínimo conhecimento, mas não cheguei à fazer sites inteiros em JSP, JSF ou com struts, ou algum outro framework do gênero.

Estou participando do JustJava' 2008, acontece aqui em São Paulo, e segundo gostam de repetir os idealizadores e expositores, é o "maior evento de Java do Brasil".

Lógico que trata a linguagem como um todo, em todos os seus segmentos. Mas me chamou atenção a parte web(programo php, xHTML e CSS). Atualmente sou capaz de desenvolver sites inteiros usando apenas o nosso famigerado Bloco de Notas, e sabemos que essa é a melhor forma(o conceito em si, de não usar um wysiwyg) para fazer CSS.

Bom, acontece que ouvi coisas como: "Imagina, daqui à uns anos, os servlets, serão dinoussauros, e nossos filhos nem sequer vão saber oque são, apesar deles continuarem lá".

Acompanhei uma paletra de JSF, e pessoalmente fiquei horrorizado com a forma com que essa linguagem trabalhou aliada com um plugin lá: agregou Drag And Drop próprios do Javascript, usou AJAX, e tudo sem o desenvolvedor precisar tocar ou ver uma linha desses códigos.

Ai que me pergunto: Não seria isso um desserviço?

Não estariamos "desaprendendo", ao facilitar tanto? e o tal de JSF2, que tb vai fazer coisas parecidas com CSS, imagens... não é realmente um tiro no nosso pé?

Qr dizer, todo mundo ser capaz de criar páginas devida essa extrema facilidade, mas ninguém ser apto à fazê-las do começo, sem depender desses plugins e frameworks todos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal a sua preocupação!

Só que eu penso o seguinte: todas essas coisas criadas pra facilitar a vida do desenvolvedor nada mais são do q ferramentas que auxiliam o nosso trabalho do dia-a-dia.

Porém, não se faz tudo com uma ferramenta só. Depende muito do escopo do projeto ou trabalho no qual você está inserido. As empresas sempre estão criando ferramentas para facilitar nossa vida, como gerenciadores de conteúdo prontos, interfaces amigáveis para desenvolvimento de componentes, wizards para isso, para aquilo... só que nenhuma dessas ferramentas substitui a base que temos de ter em desenvolvimento de softwares. Seja para web ou desktop, tudo o que fazemos não passam de softwares.

Há coisas que dá para serem feitas com esse novo JSF, e há coisas que não dá. Imagine que você tenha um projeto já consolidado em java, mas que precise e uma manutenção para corrigir alguns erros. Pergunto: um cara que consegue desenvolver uma aplicação inteira em JSF, sem manjar muito de java, conseguirá dar a devida manutenção? É muito provável que não.

O que mais conta para nós, desenvolvedores e programadores, não é se sabemos ou não usar tal ferramenta, mas sim é a capacidade que nós temos de resolver problemas complexos, a velocidade de absorção de conhecimentos novos e o quanto de resultado com valor agregado que conseguimos produzir.

CSS, HTML e Javascript, por exemplo. Sempre vai existir aquele projeto que precise de um cara que REALMENTE ENTENDA de CSS, HTML e Javascript para que o projeto dê certo. Falo isso por experiência própria. Tem muita gente que despreza Javascript, por exemplo, mas na penúltima empresa q trabalhei (grande, por sinal), um programador Javascript ganhava mais que um programador .NET ou Java júnior, porque alguns projetos tinham pontos críticos que só um cara bom de Javascript conseguia resolver.

Portanto, JSF2 e afins são apenas mais ferramentas disponíveis que facilitam nossa vida, mas elas nunca vão substituir o conhecimento sólido que temos que em programação, conhecendo as linguagens e metodologias a fundo.

:D

Compartilhar este post

Link para o post

A pergunta e a resposta me fizeram lembrar de um fato ocorrido comigo já a um bom tempo.

Eu estava no começo da faculdade (Ciência da Computação), e meu sogro da época me aparece com um software que estampana no anúncio "Faça você mesmo seu sistema". Me lembro que ele era vendido até no canal Shoptime, e o apresentador mostrava como era fácil gerar desde sisteminhas de ponto-eletrônico até gerenciadores de dados ultra-customizados que fariam o projeto LHC morrer de inveja.

E na época eu me perguntei a mesma coisa: como o mané do meu sogro dará suporte para um sistema desses se o problema for muito mais técnico do que lógico?!?

Cheguei a conclusão de que dificilmente alguma ferramenta de desenvolvimento substituirá por completo o desenvolvedor em carne-ossos-e-miolos-moles.

O que eu acredito, é que ferramentas como essas dividiram um pouco mais o mercado de trabalho, criando perfis de programadores programadores e programadores montadores, que sabem juntar peças prontas para formar um corpo, mas não conseguem alterar as peças individuais.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá William Bruno, parabéns por estar se envolvendo com a comunidade Java, principalmente partcipando do Just Java que é muito bom.

Bom em meu entendimento estar tendo facilidades na IDE e na plataforma é uma forma de não nos concentrarmos apenas no código, pois isso é o menor gargalo de um sistema.

Você ja se imaginou, você conhecendo tudo de Java e não saber a lógica do negócio? o que ia adiantar toda a tecnologia? sinceramente para nada.

Vejo que as IDES e Plataforma (Java/ .NET) estão migrando e buscando passar ao programador / analista que o que importa em um sistema é a regra de negócio, unindo a facilidade de utilização da plataforma para atender as demandas da empresa, afinal, a empresa precisa de dinheiro e você deve conheçer a tecnologia que melhor ajudará a empresa naquele momento.

Momentos são passageiros e normalmente as empresas precisam de uma resposta rápida a ele, imagine se toda vez que você fosse fazer uma aplicação de grande porte, você teria que criar um JBoss da Vida, sem condições.

Flwww, grande abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Putamerdaaaaa

Poderia sempre ter debates e posts assim em todos os foruns, acho sinceramente d+ esses debates e esse tipo de troca de conceito e idéias.

Estou entrando agora no mercado de java, programo a 4 anos para web e estou terminando um curso bom de java e vi que é apenas o pontapé inicial, ainda tenho mt o que me dedicar, tenho ainda um caminho longo a percorrer.

O engraçado que esses dias de brincadeira perguntei ao meu professor do curso a seguinte coisa:

"Armênio, meu sonho é ser um programador/analista mt conceituado, quero trabalhar na Google desenvolvendo softwares criativos e inovadores, qual caminho devo seguir, o que eu tenho que fazer ?"

Ele me respondeu da seguinte forma:

"Sabe, no Japão existe uma faca feita de porcelana muito cara e famosa, ela é uma faca que tem todo um processo industrial para ser feita, tem a marca da faca talhada com lazer nela, passa por varias maquinas e no final de todo processo a faca sai perfeita porém sem o fio (onde se tem o poder de cortar as coisas). Sendo q só quem tem a capacidade de fazer o fio dessas facas são 2 japoneses que fazem artesanalmente e manualmente, faca por faca." e me disse q esse era a resposta da minha pergunta.

Acho legal isso e encaixando isso no assunto do post, acho que por mais que inventem frameworks, conjunto de ferramentas que facilitam a vida dos programadores, o diferencial é o homem que vai fazer, o cara que tem o conceito , conhecimento e o domínio da linguagem.

Eu sei que o que eu falei tem mais o lado filosófico que o tecnico, até pq ainda não tenho o conhecimento tecnico e a bagagem ainda e são posts como esse que me ajudam a me dedicar a sempre tentar fazer o diferencial.

abss galera e mals me intrometer assim no post de vo6, mas não consegui não comentar rs...

Compartilhar este post

Link para o post

Todo post/comentário adiciona algo cara.. vlw à todos por me responderem.

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns pelo post Carutcho, muito bom seu ponto de vista.

Um grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Brigado cara,

Agradeço mesmo a galera que postou aqui, show de bola.

Absss

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.