Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 oi pessoal, eu comecei à fazer algoritmos à pouco tempo cerca de 1 mes! e decidi tentar resolver algo mais complicado como os 3 exercicos que estão aqui descritos, será possivel vcs me ajudarem na resolução pois eu ja n sei como me virar para os resolver! Exercício 1 Considere uma determinada quantia em dinheiro correspondente a um número inteiro de euros. Escreva um algoritmo para dar entrada à referida quantia e apresentar, no ecrã, o menor número de notas de 50€, 20€ e 5€ que perfaz essa quantia. Exercício 2 Desenvolva um algoritmo que lê um número com mais de três algarismos e indica quantos dos seus algarismos são maiores que os seus vizinhos. Exercício 3 Pretende-se um algoritmo que faça algumas estatísticas referentes a um determinado campeonato de futebol. Por cada jornada, o algoritmo deve pedir: quantos golos foram marcados, quantidade de cartões amarelos e quantidade de cartões vermelhos. Seguidamente, o algoritmo deverá mostrar para o ecrã, a seguinte informação: * A média de golos marcados, por jornada; * Os números das jornadas onde tenham sido mostrados cartões amarelos mas não tenham sido mostrados cartões vermelhos; * Os números das jornadas onde se verificou um aumento do número de golos marcados em relação à jornada anterior. Por exemplo, se nas primeiras cinco jornadas, os golos marcados fossem, respectivamente: 6,7,4, 5 e 3, as jornadas a mostrar seriam, a jornada 2 e a jornada 4. Notas: O número de jornadas deve também ser pedido ao utilizador, devendo ser superior a 3 (três) e inferior a 20 (vinte), caso contrário, terá de ser pedido novo valor ao utilizador enquanto não for válido. Não é necessário fazer a validação dos demais dados de entrada. o unico que pra mim ta facil é o dois, mas n consigo fazer tudo nele, so consigo separar os algarismos! bom se poderem dar uma ajudazinha nisso eu agredecia! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 bom o primeiro c você usar o "mod" fica facil de fazer.. agora em relação aos outros va postando oq fez, q eu tento te ajudar. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 bom o primeiro c você usar o "mod" fica facil de fazer.. agora em relação aos outros va postando oq fez, q eu tento te ajudar. []'s mod? como uso isso? nunca ouvi falar! no resto eu n consigui nada ate agora so msm no exercio 2! so consigo chegar ate a parte do separar os 3 algarismos, mas dps n sei o q fazer! e o 3ª bom esse nem sei como pegar nele! puxa programaçao nos 1os exercicios eh tao simples mas n opatamar seguinte tudo fica diferente! mas tb n vou desistir! de algum jeito tnh de conseguir ah solução! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 6, 2008 o "mod" é o operador "resto", procure sobre ele... qnt aos outros, como disse poste partes do q conseguiw, soh assim vo identificar onde você ta travando.. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 Exercício 1 ED quantia, nota Inteiro Inicio Repetir Ler (quantia) Enauqnto (quantia <= 0) Se (quantia % 50 = 0) Entao nota <- 50 Repetir cont <- cont + 1 nota <- nota + 50 Enquanto (nota <> quantia) Escrever ("São precisas ", cont, " notas de 50 para perfazer a quantia de ", quantia, " com o menor numero de notas") Senao Se (quantia % 20 = 0) Entao nota <- 20 Repetir cont <- cont + 1 nota <- nota + 20 Enquanto (nota <> quantia) Escrever ("São precisas ", cont, " notas de 20 para perfazer a quantia de ", quantia, " com o menor numero de notas") Senao Se (quantia % 5 = 0) Entao nota <- 20 Repetir cont <- cont + 1 nota <- nota + 5 Enquanto (nota <> quantia) Escrever ("São precisas ", cont, " notas de 5 para perfazer a quantia de ", quantia, " com o menor numero de notas") Senao Escrever ("Não é possivel formular a quantia com as notas disponiveis") Fim Se Fim Se Fim Se Fim Exercício 2 ED cont, cont2, num, copia, digito, anterior Inteiro Inicio cont <- 0 cont2 <- 1 Repetir Ler (num) Enquanto (num <= 999) copia <- num Enquanto (copia / 10 <> 0) cont2 <- cont2 + 1 copia <- copia / 10 Fim Enquanto copia <- num Para ( i <- 1 ate cont2 Passo 1) Se (i = 1) Entao Se (copia % 10 > (copia / 10) % 10) Entao cont <- cont + 1 copia <- copia / 10 Fim Se Fim Se Se (i + 1 = cont2) Entao Se (copia % 10 < (copia / 10) % 10) Entao cont <- cont + 1 Fim Se Fim Se anterior <- num % 10 digito <- (num / 10) % 10 Se ( digito > anterior e digito > (copia / 10) % 10) Entao cont <- cont + 1 Fim se num <- num / 10 Fim Para Escrever (" O numero inserido tem ", cont," do seus algarismos maiores que os seus vizinhos") Fim Exercício 3 ED Cont, totalgolos, max, jornada, golos, c_amarelos, c_vermelhos Inteiro Inicio cont <- 0 totalgolos <- 0 max <- 0 Repetir Ler (jornada) enquanto (jornada < 3 e jornada > 20) Para (i <- 1 ate jornada) Passo 1 Ler (golos) Ler (c_amarelos) Ler (c_vermelhos) totalgolos <- totalgolos + golos Se (c_amarelos > 0 e c_vermelhos = 0) Entao cont <- cont + 1 Fim se Se (golos > max e i > 1) Escrever("Houve um aumento de golos na jornada ",jornada) Fim Se max <- golos Fim Para Escrever ("media de golos = ", totalgolos / jornada) Fim Depois de muito pensar e tambem com algumas ajudas de colegas e tal, consegui chegar a estas resoluções, gostava que me dissessem se como eu fiz resolvem ou não aquilo que está a ser pedido! e se p+ossivel corrigir me onde estiver mal! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 olha no exercicio 1 você faz assim: Se (quantia % 50 = 0) Entaoe c o valor for 55 ??? no seu algoritmo como acha q ficaria a saida? eu faria da seguinte maneira: int notas5 = 0, notas20 = 0, notas50 = 0; // int notas1 = 0; notas50 = valor / 50; valor %= 50; notas20 = valor / 20; valor %= 20; notas5 = valor / 5; valor %= 5; // notas1 = valor; cout << notas50 << " " << notas20 << " " << notas5 << " " << endl; //<< notas1 << endl; cout << endl; Acho estranho não ter as notas de 1 ai, + c seu prof pediw td bem... ai você pega e faz a verificação caso nao haja notas para tal quantia.. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 olha no exercicio 1 você faz assim: Se (quantia % 50 = 0) Entaoe c o valor for 55 ??? no seu algoritmo como acha q ficaria a saida? eu faria da seguinte maneira: int notas5 = 0, notas20 = 0, notas50 = 0; // int notas1 = 0; notas50 = valor / 50; valor %= 50; notas20 = valor / 20; valor %= 20; notas5 = valor / 5; valor %= 5; // notas1 = valor; cout << notas50 << " " << notas20 << " " << notas5 << " " << endl; //<< notas1 << endl; cout << endl; Acho estranho não ter as notas de 1 ai, + c seu prof pediw td bem... ai você pega e faz a verificação caso nao haja notas para tal quantia.. []'s pois no caso do 55 ele ia dizer que precisava de 11 notas de 5 euros! cout << notas50 << " " << notas20 << " " << notas5 << " " << endl; //<< notas1 << endl; cout << endl; eu esta parte n percebi! será q podias explicar ou refazer em pseudocodigo? já agora e os outros dois exercicios? estao de acordo com o q esta a ser pedido? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 td bem você disse q usaria 11 notas de 5, + olhe como o exercicio pede: o menor número de notas de 50€, 20€ e 5€ que perfaz essa quantia.1 nota de 50 e 1 nota de 5, seria melhor neh??? haaaaaaaaa e essa parte do cout, é soh "escreva na tela" é q ai o codigo ta em C++, + é simplesmente um comando de printar na tela.. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 td bem você disse q usaria 11 notas de 5, + olhe como o exercicio pede: o menor número de notas de 50€, 20€ e 5€ que perfaz essa quantia.1 nota de 50 e 1 nota de 5, seria melhor neh??? haaaaaaaaa e essa parte do cout, é soh "escreva na tela" é q ai o codigo ta em C++, + é simplesmente um comando de printar na tela.. []'s eu percebi que o ideal era 1 50 e 1 de 5, mas tou aki tentando resolver junto com os meus companheiros de turma e nada! da maneira q você fez resolve neh? valor %= 50; eh o mesmo que: valor <- valor % 50? ja agora você viu os outros dois? o q você acha? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 sim é a msm coisa, é q eu uso da outra maneira pq acho + simples.. qnt aos outros 2 sou meio burrinho, me explica uma coisa, oq qr dizer: indica quantos dos seus algarismos são maiores que os seus vizinhos. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 Caso no primeiro ae, você ache muito complicado, acho q dessa maneira você entenderá melhor: Leia (iValor); iNota50 = iNota20 = iNota5 = 0; if (iValor >= 50) { iNota50 = iValor / 50; iValor = iValor - 50*iNota50; } if (iValor >= 20) { iNota20 = iValor / 20; iValor = iValor - 20*iNota20; } if (iValor >= 5 ) { iNota5 = iValor / 5; iValor = iValor - 5*iNota5; } // if (iValor >= 1 ) { // iNota1 = iValor / 1; // iValor = iValor - iNota1; } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2008 sim é a msm coisa, é q eu uso da outra maneira pq acho + simples.. qnt aos outros 2 sou meio burrinho, me explica uma coisa, oq qr dizer: indica quantos dos seus algarismos são maiores que os seus vizinhos. []'s por exemplo o numero 1573 o algoritmo tem de verificar se o 3 eh maior q o 7; se o 7 eh maior do que o 5 e do que o 3; se o 5 eh maior do que o 1 e do que o 7; se o 1 eh maior do que o 5 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 jah pode usar vetor? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Aerials 0 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 jah pode usar vetor? infelizmente nao posso! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 olha não testei o seu algoritmo 2.. + você ta fazendo os testes de mesa para ver as saidas? []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
luis_10 0 Denunciar post Postado Outubro 15, 2008 Se (c_amarelos > 0 e c_vermelhos = 0) Entao cont <- cont + 1 Fim se assim vais contar em quantas jornadas acontece isso... mas o k pede o exercicios é em k jornadas isso acontece acho que fica assim: SE(c_amarelos>0 E c_vermelhos=0) ENTAO ESCREVER(i) FIMSE Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites