Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pedrosm

Como fazer uma consulta em arquivo texto

Recommended Posts

Srs. boa tarde!

Já utilizei o Visual Studio 6 e como não me lembro de muita coisa, decidi partir para o Visual Studio 2008.

Não estou conseguindo fazer um trabalho simples. Não estou conseguindo ler um arquivo texto.

Já coloquei no form dois componentes textbox, um iria solicitar o código do usuario e no outro irá retornar o nome do mesmo.

Como faço para pesquisar este código do usuário num arquivo texto e retornar o nome do mesmo.

Exemplo: digito no textbox o código 11, ele procura no arquivo texto(arq.txt) este código e retorna no outro textbox o nome do usuário. Como posso fazer isso??

------------------------------

arq.txt

12 - pedro

13 - ana

11 - paula

15 - beto

------------------------------

Desde já agradeço a colaboração

Pedro Morais

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

mibnetweb, obrigadão pela ajuda!!!

Este site q você me informou realmente consegui fazer umas coisas tipo: abrir o arquivo, ler preencrer uma textbox e em seguida salvá-lo.

Porém o q faltou ainda foi o seguinte:

Eu preciso consultar dentro do meu arquivo texto o código do usuário e retornar o seu nome.

Pelo q ví, o objeto criado "arq" retorna todo conteudo do arquivo texto! e eu queria apenas o nome de um usuário de acordo com o seu código. Como posso consultar apenas o código q eu quero??

Poderias ainda me informar algum exemplo??

segundo que toda vez que salvo o conteudo em outro arquivo, não consigo pular uma linha e ele grava tudo sempre na mesma linha.

grato,

Pedro Morais

Compartilhar este post

Link para o post

Opa! Fala ae Pedrosm!

Seguinte: dá uma olhada nesse exemplo:

Private  Sub btnLer_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e  As System.EventArgs) Handles btnLer.Click

Dim fluxoTexto As IO.StreamReader

Dim linhaTexto As String

If IO.File.Exists(txtarquivo.Text) Then

fluxoTexto = New IO.StreamReader(txtarquivo.Text)

linhaTexto = fluxoTexto.ReadLine

While linhaTexto <> Nothing

txtLinhas.Text &= linhaTexto & vbCrLf

linhaTexto = fluxoTexto.ReadLine

End While

fluxoTexto.Close()

Else

MessageBox.Show("Arquivo não existe")

End If

End Sub

No caso cada linha do texto é armazenada na variável linhaTexto.

Pois bem, se você separar (digo extrair), dessa variável o código, nome, etc, você pode comparar depois com o que procura.

Não sei se fui bem claro, mas se ainda restar dúvida me avise ok?

Abaixo coloco uma tabela de comparação de comandos entre o vb 6.0 e o vb.net:

VB 6.0 VB.NET

Len .Length

Mid .Substring

Replace .Replace

Instr .IndexOf

Ucase .ToUpper

Lcase .ToLower

Split .Split

Join .Join

É isso...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

mibnetweb, bom dia!!

bem ainda não tentei, mas creio q o código q você me passou vai acabar no mesmo problema.

vi, q o linhatexto, vai acumular o conteudo das linhas do meu arquivo, mas como vou fazer a busca do código??

vou usar um substr, ou outra função qq, vou ter q contar as posições??? estou voando justamente nessa parte!!

obrigado!!

Pedro Morais

Compartilhar este post

Link para o post

Pedrosm não entendi por que criou outro tópico com o mesmo assunto. Exclui ele. Se suas dúvidas forem sobre este mesmo problema poste neste tópico. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

mibnetweb, consegui juntamente com os exemplos q você me enviou ler o arquivo e procurar o codigo q eu digito no textedit.text. Valleu mesmo a orientação.

Estou com um pequeno problema, sempre que clico no botão salvar ele salva os novos usuários por cima do já existente no arquivo. Como faço para saltar uma linha, ou melhor criar uma nova linha em branco para inserir o novo usuario???

grato,

PEdro Morais

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.