Monika ♥ 0 Denunciar post Postado Abril 22, 2009 Oi gente. Gostaria de pedir a ajuda de vocês na resolução desse vetor: Crie um algoritmo que leia dados para um vetor de 100 números inteiros. Imprimir o maior e o menor número, além de imprimir o percentual de números pares e a média dos números do vetor. Eu sei que é um exercício fácil, mas eu estou começando e... vcs já devem imaginar, né? Estou com a cabeça a mil. Agradeceria se vcs pudessem me ajudar. Não vou postar nenhuma tentativa minha agora, simplesmente porque não sei por onde começar. Agradeço desde já qualquer ajudinha... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 22, 2009 você tem q começar sabendo declarar e preencher vetores: ex.: inteiro vetor[10]; //criamos um vetor de inteiros com 10 "espaços" para colocar inteiros. vetor[0] = 123; //no vetor o indice começa do 0 (zero), + NORMALMENTE, para preencher vetores usamos loops. pronto agora tenta algo ae. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Monika ♥ 0 Denunciar post Postado Abril 22, 2009 Obrigada! Vou tentar algo e postar aqui. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Abner Matheus 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 aiai... Em Ruby, eu responderia rapidinho, vê só: vetor = [...] vetor.sort print vetor[0] print vetor[-1] pares = vetor.find_all{|x| x%2==0} print "O pertentual de números pares é #{pares} de #{vertor}, equivalente a #{pares/vetor.to_f*100}% do vetor."Mas como estamos falando em Portugol, ai o bixo complica :sO truque ai em cima é o método .sort (em forma de mensagem), que organiza a array de forma crescente, aí... É só "printar" o index 0 e -1. O método find_all procura valores que obedeçam a sua condição, no caso, valores que do MOD 2 resultem 0, ou seja, os númeroes pares. Para calcular o Percentual, dividi o número de pares sobre o número de itens no vetor, transformei em float (óbvio! :P) e multipliquei por 100 ^^ PS: O código #{} dentro da String é a chamada de um bloco de código, ou seja, posso fazer qualquer código dentro desse bloco, mesmo ainda que esteja dentro de uma String... É por isso que eu adoro Ruby! :D Um bloco de código é constituído por um parâmetro (variável cobaia) e logo após uma expressão com essa variável. No método find_all, retorna valores que obedeçam essa expressão. % == MOD .to_f == Transforma a variável numérica num racional Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 indice -1 ??? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Abner Matheus 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 @quitZAUMMM: Como bem sabes, para cada elemento do vetor, existe um indexador que é como seu endereço na lista. O indexador -1 corresponde ao último elemento da lista. Diferente dos indexadores positivos, os negativos seguem uma ordem contrária de frente para trás, saca? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 assim a lógica de você falar isso, (boa é legal).. + é q vendo c fosse pra eu representar o ultimo eu faria. n -1 + ... td bem ;D pq c você colocar numa linguagem isso, até as q eu conheço daria erro de indice Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Abner Matheus 0 Denunciar post Postado Abril 24, 2009 @quitZAUMMM: lolol Mas ela é de uma linguagem... Ruby... Minha amada Ruby S2 Também sei que se pode usar o n - 1, mas prefiro minha forma mesmo... É mais roxx ;) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites