Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Monika ♥

vetor

Recommended Posts

Oi gente. Gostaria de pedir a ajuda de vocês na resolução desse vetor:

Crie um algoritmo que leia dados para um vetor de 100 números inteiros. Imprimir o maior e o menor número, além de imprimir o percentual de números pares e a média dos números do vetor.

Eu sei que é um exercício fácil, mas eu estou começando e... vcs já devem imaginar, né? Estou com a cabeça a mil. Agradeceria se vcs pudessem me ajudar. Não vou postar nenhuma tentativa minha agora, simplesmente porque não sei por onde começar. Agradeço desde já qualquer ajudinha...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem q começar sabendo declarar e preencher vetores:

ex.:

inteiro vetor[10]; //criamos um vetor de inteiros com 10 "espaços" para colocar inteiros.
vetor[0] = 123; //no vetor o indice começa do 0 (zero), + NORMALMENTE, para preencher vetores usamos loops.

pronto agora tenta algo ae.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

aiai... Em Ruby, eu responderia rapidinho, vê só:

vetor = [...]
vetor.sort
print vetor[0]
print vetor[-1]
pares = vetor.find_all{|x| x%2==0}
print "O pertentual de números pares é #{pares} de #{vertor}, equivalente a #{pares/vetor.to_f*100}% do vetor."
Mas como estamos falando em Portugol, ai o bixo complica :s

O truque ai em cima é o método .sort (em forma de mensagem), que organiza a array de forma crescente, aí... É só "printar" o index 0 e -1.

O método find_all procura valores que obedeçam a sua condição, no caso, valores que do MOD 2 resultem 0, ou seja, os númeroes pares. Para calcular o Percentual, dividi o número de pares sobre o número de itens no vetor, transformei em float (óbvio! :P) e multipliquei por 100 ^^