Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Monika ♥

vetor

Recommended Posts

Oi gente. Gostaria de pedir a ajuda de vocês na resolução desse vetor:

Crie um algoritmo que leia dados para um vetor de 100 números inteiros. Imprimir o maior e o menor número, além de imprimir o percentual de números pares e a média dos números do vetor.

Eu sei que é um exercício fácil, mas eu estou começando e... vcs já devem imaginar, né? Estou com a cabeça a mil. Agradeceria se vcs pudessem me ajudar. Não vou postar nenhuma tentativa minha agora, simplesmente porque não sei por onde começar. Agradeço desde já qualquer ajudinha...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você tem q começar sabendo declarar e preencher vetores:

ex.:

inteiro vetor[10]; //criamos um vetor de inteiros com 10 "espaços" para colocar inteiros.
vetor[0] = 123; //no vetor o indice começa do 0 (zero), + NORMALMENTE, para preencher vetores usamos loops.

pronto agora tenta algo ae.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post

aiai... Em Ruby, eu responderia rapidinho, vê só:

vetor = [...]
vetor.sort
print vetor[0]
print vetor[-1]
pares = vetor.find_all{|x| x%2==0}
print "O pertentual de números pares é #{pares} de #{vertor}, equivalente a #{pares/vetor.to_f*100}% do vetor."
Mas como estamos falando em Portugol, ai o bixo complica :s

O truque ai em cima é o método .sort (em forma de mensagem), que organiza a array de forma crescente, aí... É só "printar" o index 0 e -1.

O método find_all procura valores que obedeçam a sua condição, no caso, valores que do MOD 2 resultem 0, ou seja, os númeroes pares. Para calcular o Percentual, dividi o número de pares sobre o número de itens no vetor, transformei em float (óbvio! :P) e multipliquei por 100 ^^

PS: O código #{} dentro da String é a chamada de um bloco de código, ou seja, posso fazer qualquer código dentro desse bloco, mesmo ainda que esteja dentro de uma String... É por isso que eu adoro Ruby! :D

Um bloco de código é constituído por um parâmetro (variável cobaia) e logo após uma expressão com essa variável. No método find_all, retorna valores que obedeçam essa expressão.

% == MOD

.to_f == Transforma a variável numérica num racional

Compartilhar este post

Link para o post

@quitZAUMMM:

Como bem sabes, para cada elemento do vetor, existe um indexador que é como seu endereço na lista.

O indexador -1 corresponde ao último elemento da lista. Diferente dos indexadores positivos, os negativos seguem uma ordem contrária de frente para trás, saca?

Compartilhar este post

Link para o post

assim a lógica de você falar isso, (boa é legal)..

+ é q vendo c fosse pra eu representar o ultimo eu faria.

n -1

+ ... td bem ;D

pq c você colocar numa linguagem isso, até as q eu conheço daria erro de indice

Compartilhar este post

Link para o post

@quitZAUMMM:

lolol Mas ela é de uma linguagem... Ruby... Minha amada Ruby S2

Também sei que se pode usar o n - 1, mas prefiro minha forma mesmo... É mais roxx ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.