Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

XauDH

[Resolvido] jQuery, vale a pena?

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Andei lendo um pouco sobre jQuery, e o que ficou claro é que facilita e muito na criação de muita coisa, permitindo a criação de pequenas animações como os efeitos "fade" feitos no flash, validações de formulários, e sistemas AJAX escrevendo menos e consequentemente em um periodo de tempo menor, mas te torna dependente de sua "Biblioteca" de aproximadamente 55kb.

 

Bom, minha dúvida é a seguinte, vale mais a pena eu criar meus scripts com ou sem o auxilio do jQuery?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com auxilio, pois jquery e um framework do js que facilita em termos codigo e portanto torna o codigo mais limpo e menos espacoso.

 

 

Vale a pena acrecentar que Ajax nao tem a ver com Jquey ajax serve para requesicoes atraves do objeto xmlhttp que evita aquelas atualizacoes tipo f5. Jquery suporta ajax mas nao e como o ajax

 

 

Agora a sua questao se optar por usar um framework deve ser qual o framework a usar? tem inumeras opcoes mas as mais utilizadas sao jquery, mootools, prototype, extjs. Procure saber mais sobre estes frameworks nas paginas oficiais e tera a resposta.

 

 

Mta gente nem utiliza frameworks, utilizam js puro para varias coisas, como validacao formularios, e outras aplicacoes so que com js puro o codigo fica maior e fica menos limpo, pois os frameworks abreviam mto o codigo e incorporam diversas funcoes que facilitam como por exemplo o tratamento css, imagine o seguinte você precisa coocar uma layer a 30% opacidade crossbrowser(todos browsers), para fazer normalmente em js você precisa de usar duas propriedades que e o filter:alpha (IE) e o opacity(para os restantes), enquanto que com jquery por exemplo (que e baseado no js puro mas que depois e tranformado para "funcoes") você so precisa utilizar por exemplo o fadeTo(que e crossbrowser)

 

 

Espero que tenha entendido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mta gente nem utiliza frameworks, utilizam js puro para varias coisas, como validacao formularios, e outras aplicacoes so que com js puro o codigo fica maior e fica menos limpo, pois os frameworks abreviam mto o codigo e incorporam diversas funcoes que facilitam como por exemplo o tratamento css, imagine o seguinte você precisa coocar uma layer a 30% opacidade crossbrowser(todos browsers), para fazer normalmente em js você precisa de usar duas propriedades que e o filter:alpha (IE) e o opacity(para os restantes), enquanto que com jquery por exemplo (que e baseado no js puro mas que depois e tranformado para "funcoes") você so precisa utilizar por exemplo o fadeTo(que e crossbrowser)

Vai depender do programador...Lembre-se que tais frameworks nada mais são do que objetos e funções/métodos utilitários escritas no próprio JavaScript.

Com JQuery você vai se focar mais no que a aplicação realmente faz (sem se preocupar com detalhes como programar cross-browser e etc)...

Saiba fazer o que você quer com e sem...mas use e abuse do mesmo!xP

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu a resposta http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

 

Webmind:

Vou dar uma olhada sobre os outros frameworks que você me falou (mootools, prototype, extjs), valeu a dica ^^.. e acho que me expressei mal quanto a ajax mas o que eu tentei dizer era que o jQuery ajudava na construção de um 'sistema' que utilize o mesmo.

 

Eibon: Saiba fazer o que você quer com e sem...mas use e abuse do mesmo

É o que vou fazer, mas ainda vou ler mais sobre jQuery, pelo que ando vendo torna muito mais simples a construção das "aplicações".

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.