Stefanycdz 0 Denunciar post Postado Julho 30, 2009 Usando a estrutura de dados homogênea unidimensional (Vetor) elabore um algoritmo que leia dois vetores contendo a nota 35 alunos. O Vetor1 contém a nota do 1º bimestre e o Vetor2 contém a nota do 2º bimestre. Em seguida, armazene em um Vetor3 a média das notas dois vetores lidos. Calcule a média da turma, o total de alunos que tiraram notas acima da média. Ao final, imprima o vetor resultante, a média da turma, e total de aluno que obtiveram nota acima da média. Eu fiz assim: algoritmo "Questao10" // Função : // Autor : // Data : 29/7/2009 // Seção de Declarações var nota1: vetor [1..35]de real nota2: vetor [1..35]de real media: vetor [1..35]de real mediadaturma,soma:real aprovados,i: inteiro inicio aprovados <- 0 mediadaturma <- 0 soma <- 0 Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca Escreva ("Digite a nota do 1o bim: ") Leia(nota1[i]) FimPara Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca Escreva ("Digite a nota do 2o bim: ") Leia(nota2[i]) FimPara Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 FimPara Para i de 1 ate 35 passo 1 faca soma <- soma + media[i] fimpara mediadaturma <- soma/3 Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca Se media[i] > mediadaturma entao aprovados <- aprovados + 1 fimse fimpara Escreval ("Media da turma: ",mediadaturma," ") Escreva ("Total de alunos acima da media da turma: ",aprovados," ") Fimalgoritmo Se possível, gostaria que fosse corrigido até onde eu fui e também ajuda na última coisa que está faltando, que é "imprima o vetor resultante". Eu não sei nem direito o que é pra fazer nisso ai, então por favor paciência ^^'. Agradeço a compreensão desde já. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Julho 30, 2009 Bom primeiramente, você esta usando loops desnecessarios, veja o pq: Você esta fazendo assim: Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 FimPara Para i de 1 ate 35 passo 1 faca soma <- soma + media[i] fimpara Isso você muito bem pode simplificar para: Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 soma <- soma + media[i] FimparaPor ser um programa pequeno num faz tanta diferença + jah é bom você ir ficando esperto nisso. Segundo, acho q você deve ter comido o 5 na hora de fazer a media da turma, o correto é: mediadaturma <- soma/35 e a ultima coisa era imprimir o vetor resultante, como isso ta sendo pedido pra ser impresso primeiro, vamos imprimir ele aproveitando o loop q jah calcula esse vetor assim: Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 soma <- soma + media[i] Esreval(media[i]) Fimpara []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Stefanycdz 0 Denunciar post Postado Julho 30, 2009 Bom primeiramente, você esta usando loops desnecessarios, veja o pq: Você esta fazendo assim: Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 FimPara Para i de 1 ate 35 passo 1 faca soma <- soma + media[i] fimpara Isso você muito bem pode simplificar para: Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 soma <- soma + media[i] Fimpara"Por ser um programa pequeno num faz tanta diferença + jah é bom você ir ficando esperto nisso." -> Obrigada pela dica, eu não tinha percebido isso. =) "Segundo, acho q você deve ter comido o 5 na hora de fazer a media da turma, o correto é:" mediadaturma <- soma/35 -> Realmente, comi o 5, pq tava fazendo teste com o 3 no visualg e não com o 35, e nessa parte eu esqueci de mudar. "e a ultima coisa era imprimir o vetor resultante, como isso ta sendo pedido pra ser impresso primeiro, vamos imprimir ele aproveitando o loop q jah calcula esse vetor assim:" Para i De 1 Ate 35 Passo 1 Faca media[i] <- (nota1[i] + nota2[i]) / 2 soma <- soma + media[i] Escreval(media[i]) Fimpara -> Então, esse assombroso "vetor resultante"(para mim) era apenas imprimir todas as médias? :o []s Muito obrigada mesmo ^^. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Julho 30, 2009 rs. era soh imprimir ele msm ;D http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites