Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fábio C. Alexandre

Processo

Recommended Posts

Boa Tarde,

 

sou novo como administrador do SQL Server, onde trabalho tem o SQL Server 2008 com o windows server 2003 R2. Na lista de processos do Servidor tem um processo chamado SQLServr.exe que está consumindo %90 do processador.

 

Preciso entender o que é esse processo e por que ele está consumindo tanto o processador.

 

Gostaria tambem de saber se teria como diminuir esse consumo.

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fábio

 

O executável SQL Servr.exe é responsável pelo 'Mecanismo de Banco de Dados do SQL Server' ou 'Instância SQL Server'.

 

Quanto ao processador, existem vários fatores que podem estar elevando o consumo da CPU. Dê uma olhadinha na ferramenta 'SQL Server Profiler' para monitorar as querys que estão sendo executadas no banco de dados. Querys mal elaboradas e a falta de índices podem estar prejudicando o tempo de processamento e exigindo mais do servidor.

 

Também seria interessante, verificar a quantidade de memória que o SQL Server está utilizando.

 

[ ]'s

 

Fernando Silveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando,

 

Nessa banco só existe uma base de dados por enquanto e as tabelas onde estão sendo feitas as querys não possuem tanto registro a ponto de ocupar agora 100% do processador, e essas querys são selects mais simples o possivel. Já criei indices e mesmo assim não caiu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fábio

 

Com base nessas informações, "parece" que o problema não é o banco de dados.

 

O servidor é dedicado para SQL ou existem outros aplicativos rodando?

 

O sistema que utiliza esse banco de dados está apresentando lentidão? Se sim, ocorre em determinados horários do dia?

 

Qual a memória total do servidor e quanto está configurado para o SQL Server?

 

[ ]'s

 

Fernando Silveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fernando,

 

ele é dedicado ao SQL Server, é um servidor virtual com um Xeon 3GHZ e 3.75 GB.

 

Apresenta lentidão porque o SQLServr.exe está utilizando no minimo 70% do processador e está assim desde ontem sem ter queda.

 

A memoria para o SQL Server está em 2 GB.

 

Não sei se tem haver, mas eu parei o serviço do banco e mesmo assim esse processo SQLServr.exe não diminuiu sua utilização do processador, não teria como limitar isso?

 

Att,

 

Fábio C. Alexandre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fábio

 

Talvez a configuração da máquina virtual não está dando conta dessa demanda no dia-a-dia. Pois, normalmente a configuração de uma VM deve ser superior em relação à máquina física para obter performance.

 

Possivelmente os 2GB de memória para o SQL não está sendo suficiente. E com base nisso, o Windows está fazendo swap em disco o q degrada a performance. Faça o seguinte, aloque 80% dos 3GB para o SQL que deve ser algo em torno de 2.4GB.

 

Depois, abra a ferramenta "Performance" em "Ferramentas Administrativas" e adicione o contador "SQL Server: Buffer Manager: Buffer Cache Hit Ratio" e veja se o gráfico está acima de 90%. Se estiver abaixo, significa q você está precisando aumentar a memória do servidor.

 

Só uma dúvida, você parou o serviço do SQL e mesmo assim o SQLServr.exe continuou na lista processos?

 

[ ]'s

 

Fernando Silveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu parei o serviço do Sistema Operacional e mesmo assim ele não saiu da lista de processos, só saiu quando eu parei o serviço pelo Server Configuration Manager.

 

E depois de subir o serviço não ocupou mais os 90% do processador, sei que devia ser um processo muito pesado no SQL Server.

 

Fiz esse procedimento no "Performance" e o grafico está assim de 90%.

 

Quando voce fala em aumentar a memoria do SQL Server, voce se refere indo lá no Manager Studio, property da instancia e opção memory?

 

Ele está com o valor de 2147483647.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora estamos entendendo melhor. Pois, quando você parou o serviço do SQL o consumo da CPU caiu, isso mostra que é realmente o SQL trabalhando.

 

Quando falei da memória fiz referencia as duas, a RAM utilizada pelo SQL e a RAM total do servidor. Agora, a RAM do SQL está com o limite configurado em "2147483647", coloque os 2.4GB que eu mencionei. Vamos ver se resolve o problema.

 

Quanto ao contador, se está acima dos 90% então você não precisa adicionar mais memória pra VM.

 

[ ]'s

 

Fernando Silveira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos !

 

Também estou enfrentando o mesmo problema !

No meu caso tenho um servidor que roda o SLQ como banco de dados para um sistema de gestão usado por 40 funcionários em rede.

 

O servidor tem 16 GB de RAM e um processador Xeon de 2.40.

A instancia do SQL consome sempre entre 1500~1600 MB (1,5~1,6 GB) e esta atingindo picos de 100%.

O que me intriga é que a 3 meses atras não tínhamos esse problema, hoje os usuários reclamam que o sistema esta 30% mais lento.

 

Creio que pode ser algum código mal elaborado que esta consumindo muito processamento, mais como não entendo de SQL não sei como verificar. Infelismente o distribuidor de software sempre empurra esse tipo de problema pra gente.

 

Vlw !

 

Curta minha pagina no facebook
www.facebook.com.br/netlogonti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.