Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Blog musical sofre pressão do Google, sai do ar e agora volta em

Recommended Posts

Criador do Um Que Tenha, que oferece na rede catálogos musicais, defende-se de acusações de que promove pirataria na internet.

 

uqt_88Fulano Sicrano é um administrador que, nas horas vagas, exerce sua paixão pela música de maneira totalmente digital: mantém o Um Que Tenha (UQT), blog que oferece versões digitais de discos clássicos da música brasileira e atraiu uma relevante comunidade em seus três anos e meio de vida.

 

“Nos últimos dias de UQT no Blogger, havia cerca de 20 mil page-views diárias. O marcador atingiu quase 15 milhões de page-views nos três anos e meio em que o blog esteve ativo naquele endereço”, afirma Fulano.

 

Após sofrer pressões do Google por publicar material que infringia o rígido Digital Millennium Copyright Act, promulgado em 1998 para controlar a disseminação de conteúdos protegidos por direitos autorais na internet, O Um Que Tenha saiu temporariamente do ar no final de agosto.

 

Menos de um mês depois, o blog voltou oficialmente ao ar nesta quinta-feira (10/9) em domínio e servidor próprios com todo o acervo publicado desde sua criação – cerca de 4,5 mil discos – na íntegra. Fulano, porém, não se engana. “As pressões e ameaças sempre aconteceram e acredito que vão continuar acontecendo”, diz, por e-mail, ao IDG Now!.

 

O Um Que Tenha repaginado, porém, já podia ser acessado desde o último domingo (6/9), quando Fulano carregou os arquivos do Blogger no novo servidor.

 

Na mensagem de inauguração, o tom é de comemoração. "Ficamos afastados alguns dias e, parafraseando nosso saudoso Tim Maia, nestas últimas duas semanas, perdemos nada mais do que 14 dias: aqui está de volta para todos vocês o robusto e intacto conteúdo do Um Que Tenha!", diz o post.

 

Nessa entrevista, o criador e mantenedor anônimo do blog, que arregimentou outros adoradores de música para oferecer gravações musicais brasileiras esquecidas nos catálogos de gravadoras, detalha as razões da mudança, revela rotina de atualização e conta o porquê da criação do Um Que Tenha.

 

O que aconteceu para o Um Que Tenha ter saído do ar?

O UQT recebeu uma notificação do Google/Blogger dizendo que tinham recebido uma denúncia de infração às leis de direitos autorais americana (DMCA) e que, caso um certo número de postagens não fosse retirada, o blog seria deletado.

 

Como, na prática, a retirada das publicações significava o fim do blog, optei por não atender ao pedido, e o blog foi deletado.

 

Você já recebeu ameaças da APCM, o órgão brasileiro de combate à pirataria?

Nunca - e é bom que isso fique bem claro -, pois o UQT não tem fins lucrativos. Não há uma única forma de arrecadar dinheiro envolvida em sua operação, nenhuma publicidade, links comerciais, absolutamente nada. O que o UQT faz não é pirataria, ou alguém já ouviu falar de pirata que não vise ao lucro?

 

Ele conta com o apoio de muita gente do meio porque o que faz é divulgar a música e o artista brasileiros, a maioria deles afastada ou esquecida pela mídia tradicional e sem chance de divulgar suas obras por questões meramente mercadológicas.

 

Imagine que um executivo preenche uma planilha de cálculo de viabilidade de projeto, determina o custo de capital, apura a taxa de retorno, payback, etc e decide se o trabalho deve ou não chegar ao público.

 

É financeiramente viável? Publica. Não é viável? Engaveta. A questão de riqueza e preservação cultural, neste plano, é secundária. A internet serve para balancear as oportunidades, para dar chance de o artista fazer-se conhecer.

 

A mudança do Blogger para um servidor próprio tem como objetivo fugir de pressões semelhantes que outras ferramentas poderiam exercer sobre o UQT?

 

As pressões e ameaças sempre aconteceram e acredito que vão continuar acontecendo. Se fizéssemos uma simples transferência do blog para outro servidor e domínio que não próprios, eu tenho certeza que logo teríamos o mesmo trabalho. O objetivo é só evitar retrabalho.

 

O que lhe motivou a criar o Um Que Tenha?

Percebi um movimento na internet de criação de blogs musicais que disponibilizavam obras completas para download. Minha idéia inicial era publicar somente álbuns de meu acervo pessoal e que eram requisitados nesses sites.

 

A resposta sobre o que me motivou a começar o blog é muito delicada. Morro de medo de parecer "bom-mocismo", mas a verdade é que, desde cedo, ouço música. Cresci ouvindo meus pais e tios cantando e tocando música em reuniões familiares.

 

Sempre me interessei pela melodia, o artista que a interpretava, seus autores, a fonte de inspiração, a época da criação, e por aí vai. Gosto de música, ela me emociona e esse é o intuito principal do blog: emocionar as pessoas. É a minha maneira de embelezar o mundo, alegrar e distribuir bons fluidos para todos que visitam o UQT.

 

Quantos posts você tem arquivados no blog? E o número de links para download de álbuns?

Há cerca de 4,5 mil postagens e igual número de ofertas de download.

 

Você mesmo transforma discos antigos em digital ou só oferece os links de discos publicados por outros canais online?

O blog tem vários colaboradores. A ideia inicial era publicar somente álbuns de meu acervo pessoal. No entanto, com o tempo, acabei me aproximando "virtualmente" de um grupo de pessoas que, por retribuição, começou a me alimentar com material precioso demais para ficar retido em meu computador.

 

Como essas pessoas não têm paciência ou conhecimento para criar seus próprios blogs, com o aval delas comecei a publicá-las também. Sempre digo que o blog é uma obra de muitas mãos e que a parte burocrática é atribuição exclusiva do Fulano.

 

O mais trabalhoso é a identificação dos arquivos musicais, já que o nome das canções, seus intérpretes, o nome do álbum e ano de lançamento são cuidadosamente conferidos e registrados nos arquivos colocados à disposição dos visitantes.

 

O que muda com o Um Que Tenha em domínio próprio?

Basicamente nada. O intuito sempre foi o mesmo e não modificou: queremos emocionar as pessoas e a música e o artista do Brasil representam o que há de melhor nesse campo.

 

Razão tem Tom Zé quando diz que, ao exportar arte, atingimos o mais alto grau de aptidão humana.

 

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/09/10/site-musical-sofre-pressao-do-google-sai-do-ar-e-agora-volta-em-servidor-proprio/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Após sofrer pressões do Google por publicar material que infringia o rígido Digital Millennium Copyright Act, promulgado em 1998 para controlar a disseminação de conteúdos protegidos por direitos autorais na internet, O Um Que Tenha saiu temporariamente do ar no final de agosto.

Bater de frente com gigantes deve ser complicado mesmo..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas até que o cara teve uma boa postura

 

mas creio que não vá ter vida fácil

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O acervo é de bom gosto, infelizmente é pirataria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.