Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

RafaelSonyLock

Operadoras podem ser obrigadas a garantir velocidade mínima de conexão

Recommended Posts

Novo regulamento que obrigará operadoras a garantir em contrato oscilação da velocidade da banda larga pode entrar em vigor já em 2010.

As operadoras de telecomunicações serão obrigadas a garantir velocidade mínima na banda larga a partir de 2010.

De acordo com a conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Emília Ribeiro, à Agência Estado, um novo regulamento deve obrigar que seja estabelecido em contrato as velocidades máxima e mínima da conexão com a internet, a qual só poderá oscilar dentro dessa margem. A Anatel estaria inspirada no Chile, onde um programa gratuito mede a velocidade dos assinantes.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo conselho da agência e colocada em consulta pública. A previsão é que entre em vigor no primeiro semestre de 2010.

O novo regulamento também vai implementar novas regras para atendimento ao cliente e medidas de estímulo à competição, com menos exigências para pequenas empresas que atuem em regiões remotas.

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/telecom/2009/10/13/operadoras-poder-ser-obrigadas-a-garantir-velocidade-minima-de-conexao/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso já era para ter a tempos

essa empresas tem todos os benefícios e os clientes só os malefícios

Compartilhar este post

Link para o post

O CIR (Commited information rate, este termo esta geralmente relacionado as redes Frame Relay, mas a teoria é a mesma) pode ser bom, mas também não é lá nenhuma "coca-cola".

Vamos supor o seguinte cenário:

- Você tem um contrato de banda larga de 10Mbits para download, com CIR de 50%, ou seja, 50% da banda é garantida.

- Então você assina o contrato, achando que vai ser um ótimo negócio.

- No primeiro dia de uso, 10Mbits, topado.

- No segundo, 5Mbits.

- No terceiro, 5Mbits.

- ...

- Após muitas ligações, você já vai estar familiarizado com a frase: "O funcionamento da rede esta de acordo com o contratado. Agradecemos o contato."

Não acho que do jeito que esta, esta bom, mas também não acho que colocar CIR nos contratos vai resolver alguma coisa, acho que só vai abrir mais um argumento por parte das provedoras de serviço para alegar o bom funcionamento.

Mas bem, vai saber!! ;)

Compartilhar este post

Link para o post

concordo em parte

o que você diz é que vai ser 'legal' nao prestar o serviço contratado

mas será que essa variação aceitavel vai ser de 50%?

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto vai ser eu não sei, acho que vai variar de contrato para contrato.

Ah sim, e pode escrever, o link de 10Mbits com CIR de 50% não é comercializado com mesmo preço de um link de 10Mbits com CIR de 80%.

As vezes, um link de 8Mbits com CIR de 100% é melhor que um de 10Mbits com CIR de 50%, o preço, neste caso, também pode ser maior.

Vai haver maior variação de preços, tanto de prestador para prestador como também de plano para plano.

Compartilhar este post

Link para o post

OQ eu suspeito é q as operadoras fazem uma espécie de cartel, mesmo com redes diferentes, mesmo com equipamentos diferentes, duas operadoas vendem planos com preços tabelados até nos 90 centavos. No mínimo uma das duas está vendendo uma velocidade q só é alcançada se metade das pessoas estiver fora de casa sem usar a rede. Não tem problema a conexão não ser 100% o tempo inteiro, a menos que você realmente precise daquela velocidade 100% o tempo inteiro, mas eles saturam os links e aí muito mais gente sofre com instabilidade.

Compartilhar este post

Link para o post

mas nesse caso já garantiria um minimo independente de a rede estar com muitos clientes

eles teriam um compromisso serio

depois disso cada um ver o contrato que for melhor tanto do CIR quanto de preço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.