dedeboy 0 Denunciar post Postado Dezembro 14, 2009 Olá eu estou fazendo um exercicio que diz o seguinte: Ler uma Matriz A de duas dimensões com 10 linhas e 7 colunas. Ao final apresentar o total de elementos pares e o total de elementos impares existente na matriz. Apresentar também o porcentual de elementos pares e ímpares em relação ao total de elementos da matriz.Supondo a existência de 20 elementos pares e 50 elementos impares, ter-se-ia 28,5% de elementos pares e 71,5% de elementos ímpares. Até aí eu fiz algortimo que faz a soma dos elementos pares e soma dos elementos impares, agora só falta a fazer a porcentagem e nesse requisito que estou penando, e gostaria como proceder resolver esse problema. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_sad.gif []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2009 Bom isso com ctz já ta envolvendo + o lado matemático do que o lógico. A idéia é + ow - a seguinte: 70 --- 100% 20 --- x 70x = 100*20 70x = 2000 x = 2000/70 x = 28,57 Agora só basta vocÊ tentar passar essa lógica para o programa. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
dedeboy 0 Denunciar post Postado Dezembro 15, 2009 Bom isso com ctz já ta envolvendo + o lado matemático do que o lógico. A idéia é + ow - a seguinte: 70 --- 100% 20 --- x 70x = 100*20 70x = 2000 x = 2000/70 x = 28,57 Agora só basta vocÊ tentar passar essa lógica para o programa. []s Consegui fazer o algortimo do percental, demorô um pouco umas 2 horas http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/natal_laugh.gif , fiquei pensando nessa equação que vôce me mandou. Fiz os testes e funfou legal. Vou mandar o codigo e gostaria que você analizasse pra ver se dá pra melhorar a instrução deixar mais curta, como se diz o ditado: Dois cabeças pensa melhor do que uma. Valeu mais uma vez quitzumm algoritmo "Percentual da Matriz" // Função : Fará a diferença da matriz somará os elementos pares e outro impares e mostrará a porcentagem // Autor : Andre de Araujo // Data : 14/12/2009 termino 15/12/2009 // Seção de Declarações var A: vetor[1..10,1..7] de inteiro I,J,Soma, Soma2: inteiro Result,Result2,Result3,Result4: real Contador,Contador2: inteiro inicio // Seção de Comandos Contador:= 1 Contador2:= 1 Escreval("Digite os elementos da Matriz A:") Para I de 1 ate 10 passo 1 faca Para J de 1 ate 7 passo 1 faca Leia(A[I,J]) fimpara fimpara {Processamento da Matriz} Para I de 1 ate 10 passo 1 faca Para J de 1 ate 7 passo 1 faca Se A[I,J] mod 2 = 0 entao Soma:= Soma + A[I,J] A[I,J]:= Soma senao Soma2:= Soma2 + A[I,J] A[I,J]:= Soma2 fimse fimpara fimpara //Aqui vai contar os elementos pares e impares Para I de 1 ate 10 passo 1 faca Para J de 1 ate 7 passo 1 faca Se A[I,J] mod 2 = 0 entao Contador:= Contador + 1 senao Contador2:= Contador2 + 1 fimse fimpara fimpara //Aqui vai ser a soma para tranformar em percentual Se Contador > Contador2 entao Result:= 100 * Contador Result2:= Result / 70 Result4:=100 * Contador2 Result3:= Result4 / 70 senao Result:= 100 * Contador2 Result3:= Result / 70 Result4:= 100 * Contador Result2:= Result4 / 70 fimse {Resultado do Matriz saida de dados} Escreval("Os resultados da matriz sera:") Escreval("A soma total dos elementos pares da matriz:",Soma) Escreval("A soma total dos elementos ímpares da matriz:",Soma2) Escreval("O percentual da Matriz pares:",Result2,"%") Escreval("O percentual da Matriz impares:",Result3,"%") fimalgoritmo[]s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Dezembro 22, 2009 http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites