coyotefds 0 Denunciar post Postado Fevereiro 12, 2010 Ola a todos, Começei a aprender um pouco sobre algoritmo aqui no forum, mas como não tinha enroscado até agora então não havia me cadastrado. Bom pessoal, li diversos tópicos sobre portugol e tentei criar algo também para ver se estou aprendendo só que fiquei enroscado em um lance. O que quero fazer é algo assim A nota do primeiro semestre tem peso 4 A nota do segunto semestre tem peso 6 As duas somadas são divididas por 10 Não sei se voces já estudaram com media e peso mas ficaria assim O fulaninho tirou nota 60 no primeiro semestre e 40 no segundo semestre Ficaria assim 60*4 = 240 40*6 = 240 --- 480 / 10 = 48 Ou seja reprovado Agora se for o inverso Media 40 no primeiro semestre Media 60 no segundo semestre Seria assim 40*4 = 160 60*6 = 360 --- 520/10 = 52 Ou seja aprovado Então o codigo que fiz ficou assim algoritmo "Media" // Função : Calcular media anual // Autor : Eduardo // Data : 12/2/2010 // Seção de Declarações var Nome: caractere Primeiro_Semestre: numerico Segundo_Semestre: numerico Media: Numerico Aprovado: caractere Reprovado: caractere inicio // Seção de Comandos Escreva("Escreve nome: ") Leia (Nome) Escreva ("Nota do primeiro semestre: ") Leia (Primeiro_Semestre) Escreva ("Nota do segundo semestre: ") Leia (Segundo_Semestre) Media:= ((Primeiro_Semestre *4)+(Segundo_Semestre *6)/10) Se Media >= 50 Entao Escreva ("Aprovado") Senao Fimse Se media <= 49 Entao Escreva ("Reprovado") fimse fimalgoritmo O que acontece é que ele não esta fazendo corretamente o calculo, a nota fica inferior a 50 mais ele ainda aparece aprovado O programa que estou usando é o VisuAlg Vlw *** Edit Bom pessoal, o que fiz agora foi colocar para escrever a média para ver se a formula está correta e descobri que esta errada, se alguem puder dar uma luz de onde estou errando Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Fevereiro 15, 2010 O que eu acho q pode ser é q precisa por uns parenteses a + ai.. Algo assim: Media:= (((Primeiro_Semestre *4)+(Segundo_Semestre *6))/10) []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites