Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

João Batista Neto

1.1 - Classes X Objetos

Recommended Posts

ola gostaria de uma ajuda estou começando agora com POO

estou com uma duvida sobre esse codigo

nocaso abaixo tenho uma classe que tem esse metodo dentro dela

gostaria de saber qual ea função do "parent::" no caso abaixo

class minha_classe {

public function metodo(){

parent::metodo();

}

}

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso ai nenhuma, e será disparado um erro.

o parent:: faz sentido qndo você deseja acessar um método da class mãe da tua class.

class Tal extends Mae

{

public function teste()

{

parent::metodo();

}

}

nesse meu exemplo, não possuo o metodo 'metodo' declarado na class Tal, mas sim na Mae, e o parent na Tal, me deixa acessar o Mae::metodo

Compartilhar este post

Link para o post
nesse meu exemplo, não possuo o metodo 'metodo' declarado na class Tal, mas sim na Mae, e o parent na Tal, me deixa acessar o Mae::metodo

Só a titulo de complemento didático, desde que o método metodo seja declarado como public ou protected

Compartilhar este post

Link para o post

Certo compreendi o que são classes e objetos..

Mas me explique como usar um objeto? Tipo eu tenho um programa básico que calcula a média dos alunos da minha escola.. ele foi desenvolvido em VB 6 e acessa um banco de dados access por adodb.. digamos que eu queira atualizar esse meu sistema para vbnet usando poo.

Esse sistema contém os seguintes forms: Cad_alunos,Cad_series,Cad_matarias,Cad_professores,Cad_turno,Cad_notas(Aqui calculamos a média desses alunos com base nas notas armazenadas.),além é claro que todos esses forms tem opções de consulta no banco.

Eu poderia criar objetos em qual desses niveis? eu não compreendo.. eu vejo cada um desses forms, como um objeto. apesar que eu tive que repitir em todos eles comandos de select,insert,etc; eu poderia transformar essas operações em um objeto?

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post

Certo compreendi o que são classes e objetos..

Mas me explique como usar um objeto? Tipo eu tenho um programa básico que calcula a média dos alunos da minha escola.. ele foi desenvolvido em VB 6 e acessa um banco de dados access por adodb.. digamos que eu queira atualizar esse meu sistema para vbnet usando poo.

Esse sistema contém os seguintes forms: Cad_alunos,Cad_series,Cad_matarias,Cad_professores,Cad_turno,Cad_notas(Aqui calculamos a média desses alunos com base nas notas armazenadas.),além é claro que todos esses forms tem opções de consulta no banco.

Eu poderia criar objetos em qual desses niveis? eu não compreendo.. eu vejo cada um desses forms, como um objeto. apesar que eu tive que repitir em todos eles comandos de select,insert,etc; eu poderia transformar essas operações em um objeto?

Abcx,

LCS

Amigo, não vou dizer pra você o que fazer e nem como fazer, visto que este não é o objetivo do meu discurso.

O que gostaria que você entendesse é que conceitos como o de classe e objeto envolvem outros conceitos, já difundidos e bem explicados.

Por exemplo, a base da orientação a objetos é saber que os objetos se diferenciam, principalmente, por suas responsabilidades e comportamentos.

Pense em como pode implementar um sistema de cadastro e consulta adaptando seus componentes a níveis de responsabilidade.

Um banco de dados pode ser um objeto, mas não necessariamente este objeto tratará de realizar as operações básicas de um banco de dados, como incluir, listar, etc.

Estude bastante sobre o básico da orientação a objetos, que é o mais importante a ser absorvido neste ponto.

Segue um link de ajuda: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node10.html

Compartilhar este post

Link para o post

Então. a minha pergunta é mais hipotética. Eu não pretendo remodelar o meu sistema, que no momento é bastante funcional e prático. E restrito também.. Eu queria que você,através do meu exemplo, pudesse na prática, mostrar aonde posso usar oo; claro que não quero que você desenvolva pra mim.. bastaria que você falasse, caso transforme as operações incluir,excluir,etc; do bd em oo; Eu entenderia uma funcionalidade de oo. eu teria apenas um objeto para isso. e poderia usá-lo em qualquer lugar.

Abcx,

LCS

Compartilhar este post

Link para o post

LCS

Normalmente utilizo ago do tipo:

Função -> Classe -> Retorno de resultados

Ex: Tenho uma classe de conexão de banco, nela fica toda a camada que conversa com o banco de dados, só que na hora de chamar alguma coisa eu repasso através de uma função

getconteudo($var);

onde var é um array com as informações necessárias para fazer a classe funcionar...

Mesma coisa para envios de e-mail... utilizo a phpmailer, mas criei uma função que pega tudo em um array, testa, e faz a classe funcionar!

Compartilhar este post

Link para o post

Então. a minha pergunta é mais hipotética. Eu não pretendo remodelar o meu sistema, que no momento é bastante funcional e prático. E restrito também.. Eu queria que você,através do meu exemplo, pudesse na prática, mostrar aonde posso usar oo; claro que não quero que você desenvolva pra mim.. bastaria que você falasse, caso transforme as operações incluir,excluir,etc; do bd em oo; Eu entenderia uma funcionalidade de oo. eu teria apenas um objeto para isso. e poderia usá-lo em qualquer lugar.

Abcx,

LCS

Como foi escrito em VB6, o sistema já está orientado a objetos, ainda que, de qualquer forma, incorretamente.

A grande falha de quem começa a trabalhar com Orientação a Objetos é querer criar uma classe que faça conexões e efetue ações no banco de dados.

A melhor forma de implementar isso, seria uma abstração de ações de banco como salvar, excluir, atualizar e estender estas alterações em cada uma das entidades do sistema.

Alunos, professores, séries, matérias e notas, cada um configura uma entidade diferente, onde todos compartilham um mesmo conjunto de funcionalidades que poderiam ser definidos em uma superclasse comum a todas estas entidades.

Compartilhar este post

Link para o post

Meu mto bom, me ajudou bastante a compreender, estava com muita dificuldade para entender isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.