Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Airon

portugol

Recommended Posts

Estou a elaborar uma lista de exercícios em portugol sobre matriz para um professor.

A lista tem que ter 20 questões estou na de numero 13 e minhas idéias se acabaram se alguém tiver alguma sugestão para me passar ficarei agradecido.

Segue abaixo as atividades que eu já fiz.

 

1. Faça um algoritmo que leia uma matriz numérica 3 x 3 e calcule a soma dos elementos da diagonal secundária dessa matriz.

 

2. Crie um algoritmo que leia uma matriz 3 x 3 e substitua a seguir os valores negativos por seu módulo. Ao final do programa, caso o usuário não tenha digitado nenhum número negativo informe através de uma mensagem.

 

3. Crie um algoritmo que gere uma atriz de 3 x 3 e calcule as somas abaixo.

a. Soma da linha 3;

b. Soma da coluna 2;

c. Soma da diagonal principal;

d. Soma da diagonal secundaria;

e. Soma de todos os elementos da matriz.

 

4. Crie uma matriz 3 x 4 no qual os valores serão informados pelo usuário e deve-se exibir o menor valor contido na matriz e sua posição.

 

5. Crie uma matriz com o tamanho 3 x 4 a qual recebe valores informados pelo usuário e depois faz uma média dos valores pares digitados.

 

6. Crie um algoritmo que possua uma matriz de 4 x 4, cujos valores serão informados pelo usuário. Após o preenchimento da matriz permita que o usuário faça uma busca por um número qualquer, caso o número digitado for encontrado mostre quantos desse mesmo elemento se repetem na matriz e por fim exiba a matriz.

 

7. Crie um algoritmo que possua uma matriz 3 x 3 com o valor dos elementos informados pelo usuário. Em seguida, deve ser informado um número o qual todos os valores menores que ele na matriz serão substituídos por tal numero.

 

8 - Elabore um algoritmo que possua 3 matrizes de dimensões 2 x 2, se um elemento da primeira matriz for maior que seu correspondente na segunda matriz você deve efetuar a subtração dos elementos e armazenar o resultado multiplicado por dois na terceira matriz. Após todo o processo exiba a primeira, segunda e a terceira matriz. Na terceira matriz os números que não sofreram alterações devem ter o valor substituídos por 0.

 

9 – Elabore um algoritmo que possua uma matriz a qual os valores de seus elementos sejam informados pelo usuário e em seguida substitua esses valores por f ou v.

O f corresponde a valores impares e o f a valores pares em seguida exiba as duas matrizes.

 

10 - Crie um algoritmo que possua uma matriz 4X4, os valores da matriz serão digitados por um usuário.

Os elementos da matriz serão as medidas dos ângulos de uma base de um triângulo isóscele.

O usuário ira digitar um valor para o ângulo oposto a base e o programa ira calcular as medidas dos ângulos do triangulo.

Obs. A somatórias dos ângulos internos de um triangulo não podem ser maior que 180 graus caso o usuário digite um valor maior que isso utilize uma mensagem de alerta e peça para que o usuário digite um novo valor

 

11 - Elabore um algoritmo que possua uma matriz 8X8.

O usuário era digitar o numero de linhas, colunas que ela terá e os elementos da matriz.

Após isso será possível fazer uma pesquisa na matriz informando se o elemento procura foi encontrado e se sim mostre quantas vezes ele foi identificado.

 

12 - Elabore um algoritmo no qual terá um matriz 3X3 começando zerada,mostre tal matriz, em seguida peça para o usuário digitar em qual posição(linha,coluna) será armazenado um numero e o numero a ser armazenado.

Se a posição já estive ocupada peça para o usuário digitar uma nova posição para o numero que acabou de ser digitado.

Após o preenchimento da matriz mostre-a na tela.

 

13 – Crie uma matriz 4X4 na qual o usuário ira digitar os valores de seus elementos.

Após a matriz esta preenchida encontre o menor elemento de cada linha e o divida todos os elementos da linha por ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

* Crie uma matriz 5x5 e faça a ordenação dos dados da matriz.

Obs: A ordenação deve ser feito linha a linha.

 

* Desenvolva uma matriz 6x6 e exiba os 3 números que mais aparecem.

Obs: Caso os números sejam todos iguais, exiba os 3 primeiros.

 

ve se ta bom ai a gente pensa em mais ;D

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica se vcs poderem citar mais alguns exemplos eu agradeço.

 

---

 

No programa abaixo estou a armazenar numero binários em uma matriz mas so que quando vou mostrá-la ela fica desorganizada se alguém ai sober como eu posso deixar os elementos organizados me digam.

algoritmo "semnome"
// Função :
// Autor :
// Data : 4/5/2010
// Seção de Declarações 
var
  mat:vetor [1..3,1..3]de caracter
  i,j,valor,valor1:inteiro  //y = valor - d = valor1
  a,b:caracter //x = b

inicio
 i <- 1
 j <- 1

   escreval("Digite os valores decimais para conversao em binario")
   para i de 1 ate 3 faca
      para j de 1 ate 3 faca
         escreva("valor:")
         leia(valor)
         valor1<-valor

      enquanto valor > 0 faca
         se (valor mod 2 = 0) entao
            b<- "0" + b
         senao
            b<- "1" + b
         fimse
         valor<- valor div 2
      fimenquanto

      mat[i,j] <- b

      fimpara
   fimpara
   
   para i de 1 ate 3 faca
      para j de 1 ate 3 faca

         escreva(" ", mat[i,j])
      fimpara
      escreval("  ")
   fimpara

      
      escreval ("Aperte enter para converter outro numero ou 's' para sair")
      b<- " "
      leia(a)
      ate a= "s"
      
fimalgoritmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho com testar, como é q esta a sua saida, e como gostaria q ela ficasse?

O tipo caracter no visualg aceita soh um caracter n?

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ta ai uma resposta, sei que poderia utilizar uma função mas começei a estudar Portugol hoje e não tenho habilidade ainda

 

algoritmo "matriz"
// Função :   Crie um algoritmo que gere uma atriz de 3 x 3 e calcule as somas abaixo.
// Autor :   Gutodisse
// Data : 22/05/2010
// Seção de Declarações 
var
       matriz:vetor[1..3,1..3] de inteiro
       I,J,cont,soma:inteiro
inicio
      para I de 1 ate 3 passo 1 faca
       para J de 1 ate 3 passo 1 faca
            cont <- cont + 1
            matriz[I,J] <- cont
       fimpara
      fimpara

       //A:Soma da linha 3
      soma <- 0
      escreva("A:Soma da linha 3 = ")
      para I de 1 ate 3 passo 1 faca
           soma <- soma + matriz[3,I]
      fimpara
      escreva(soma)
      
      //B:Soma da coluna 2
      soma <- 0
      escreva(" - B:Soma da coluna 2 = ")
      para I de 1 ate 3 passo 1 faca
           soma <- soma + matriz[I,2]
      fimpara
      escreva(soma)
      
      //C:Soma da diagonal principal
      soma <- 0
      escreva(" - C:Soma da diagonal principal = ")
      para I de 1 ate 3 passo 1 faca
           soma <- soma + matriz[I,I]
      fimpara
      escreva(soma)
      
      //D:Soma da diagonal secundaria
      soma <- 0
      escreva(" - D:Soma da diagonal secundaria = ")
      para I de 3 ate 1 passo -1 faca
           soma <- soma + matriz[I,I]
      fimpara
      escreva(soma)
      
      soma <- 0
      escreva(" - E:Soma de todos os elementos da matriz. = ")
       para I de 1 ate 3 passo 1 faca
       para J de 1 ate 3 passo 1 faca
            soma <- soma + matriz[I,J]
       fimpara
      fimpara
      escreva(soma)
      
fimalgoritmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.