Vitor Sampaio 0 Denunciar post Postado Junho 8, 2010 Galera boa tarde, Ontem postei aqui um trabalho da faculdade, porem eu nao tinha nem começado o algoritmo. Hoje pela parte da manha, fiz um esboço pelo que eu entendi do texto. Segue o texto e as minhas respostas. Ficro grato pela ajuda de vcs. A empresa Site & Sites Co., conhecida mundialmente pela eficiência em produção de aplicações Internet, recebeu um grande desafio: catalogar todo o acervo de uma grande biblioteca particular de aproximadamente 50.000 livros, de tal forma que uma ou mais obras possam ser localizadas por uma das informações do cadastro. Os bibliotecários disponibilizaram uma lista do acervo em uma planilha eletrônica contendo nome da obra, nome do autor, editora, ano de publicação, edição e quantidade de páginas. Esta planilha será convertida para um banco de dados, que estará ordenado pelo nome do autor. A Site & Sites Co. deverá então apresentar a elaboração de um algoritmo (passo a passo em forma de texto) para cada um dos problemas a seguir: 1) Localizar os livros de um determinado autor e listar o título de cada um. 2) Localizar um determinado título e exibir as informações da obra. Resposta: ALGORITMO DECLARE nome_autor, titulo_livro DECLARE nome_autor_p DECLARE cont NUMERICO ESCREVA "Digite o nome do autor: " LEIA nome_autor_p CONT = 1 ENQUANTO CONT <= 50000 FAÇA INICIO LEIA nome_autor SE nome_autor_p = nome_autor ENTAO INICIO LEIA titulo_livro ESCREVA "Título do livro do autor ",nome_autor_p, " é: ",titulo_livro FIM CONT = CONT + 1 FIM FIM_ALGORITMO ALGORITMO DECLARE nome_obra, nome_autor, editora, titulo_livro DECLARE ano_publicacao, edicao, qtde_pags NUMERICO DECLARE titulo_livro_p DECLARE cont NUMERICO ESCREVA "Digite o titulo do livro: " LEIA titulo_livro_p CONT = 1 ENQUANTO CONT <= 50000 FAÇA INICIO LEIA nome_autor SE titulo_livro_p = titulo_livro ENTAO INICIO LEIA nome_obra LEIA nome_autor LEIA editora LEIA titulo_livro LEIA ano_publicacao LEIA edicao LEIA qtde_pags ESCREVA "O titulo pesquisado foi: ",titulo_livro_p ESCREVA "Informacoes: Obra: ", nome_obra ESCREVA "Informacoes: Editora: ", editora ESCREVA "Informacoes: Autor: ", nome_autor ESCREVA "Informacoes: Publicacao: ", ano_publicacao ESCREVA "Informacoes: Edicao: ", edicao ESCREVA "Informacoes: Paginas: ", qtde_pags FIM CONT = CONT + 1 FIM FIM_ALGORITMO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Junho 9, 2010 Como disse no outro tópico para outro usuário com a mesma dúvida, você pode usar registros ou até msm vetor? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
JhOnE RoSsInI 0 Denunciar post Postado Junho 14, 2010 ta ai vitor me responde onde você achar algum erro beleza algoritmo "banco de dados da livraria" // Função :achar livros // Autor :JhOnE RoSsInI // Data : 12/6/2010 // Seção de Declarações var nome_autor_p,titulo_livro:caracter //esse é do titulo do livro inicios:caracter //esse caracter é do procedimento cont:inteiro //esse é do contador enquanto inicio // Seção de Comandos //esse daqui é para achar pelo nome do autor escreva("Digite o nome do autor: ") LEIA (nome_autor_p) CONT <- 1 ENQUANTO CONT <= 50000 FACA ESCREVAl("Título do livro do autor ",nome_autor_p, " é: ",titulo_livro)// tem que chamar o banco de dados CONT <- CONT + 1 FIMenquanto procedimento lerinicios var nome_obra, nome_autor, editora, titulo_livro:caracter ano_publicacao, edicao, qtde_pags:inteiro titulo_livro_p:caracter cont:inteiro inicio escreva ("Digite o titulo do livro: ") LEIA (titulo_livro_p) CONT <- 1 ENQUANTO CONT <= 50000 FACA se(titulo_livro_p = titulo_livro)entao{esse titulo_livro é do banco de dados ele ta vendo se é igual se for igual ele executa a condiçao} ESCREVA ("O titulo pesquisado foi: ",titulo_livro_p) ESCREVA ("Informacoes: Obra: ", nome_obra) //tem que chamar o banco de dados ESCREVA ("Informacoes: Editora: ", editora) //em todos daqui pra baixo ESCREVA ("Informacoes: Autor: ", nome_autor) //mas tem que ser numa linguagem de ESCREVA ("Informacoes: Publicacao: ", ano_publicacao) //programação apropriada ESCREVA ("Informacoes: Edicao: ", edicao) ESCREVA ("Informacoes: Paginas: ", qtde_pags) fimse CONT <- CONT + 1 FIMenquanto fimprocedimento lerinicios fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
ARei 0 Denunciar post Postado Dezembro 13, 2010 Boas! Tenho que apresentar um algoritmo para a faculdade e pelas minhas pesquisas, parece-me ser bastante semelhante a este. Contudo, tem uma pequena particularidade, que não estou conseguindo captar. Então é assim: "Um empresa de construção , que emite "autos de medição" mensais, pretende um programa que permita registar para cada obra, a sua identificação (um nome), localização, tipo (estrada, prédio de apartamentos, vivenda, etc), valor total orçamentado, data de adjudicação e data prevista de conclusão. Para além disso, para cada obra, pretende registar os diversos autos de medição, guardando para cada auto, o número do mesmo, a data de emissão, a percentagem de execução (o total das percentagens não pode ser superior a 100%) e o valor correspondente (o somatório dos diversos valores dos autos não pode ser superior ao valor total orçamentado). O programa deverá ser capaz de, face à identificação de uma obra, apresentar toda a informação registada sobre a mesma." Não me é permitido usar módulos na solução que apresentar. Alguém me pode ajudar/orientar? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites