Good 4 Denunciar post Postado Agosto 12, 2010 Eu queria saber como iniciar os estudos para criar um jogo em flash com multi jogadores. Eu entendo como funciona. O cara cria alguma coisa em Flash, e para criar o emulador usa-se C#, C, C++ outra linguagem de aplicativos. Eu queria alguma apostila voltada para criar jogos assim. Exemplos desses jogos são: Lasuni.com, Habbo.com.br, entre outros que não estou lembrado. Alguém sabe alguma coisa sobre isso (apenas a parte em flash)? Para criar comunicação com o BD, o emulador, etc. Eu tenho o código-fonte de um emulador de um jogo nesse estilo, as "query" são executadas no emulador e não no flash. Obrigado e espero retorno de alguém. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago de Oliveira Cruz 21 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Bom joguinho mesmo de multi jogador eu só tenho 1 de corrida... E funciona PHP + FLASH fazendo a conexão com o servidor de Media do flash para que os jogadores possam interagir. Seria uma boa tu dar uma lida no forum de Desenvolvimento de Games: http://forum.imasters.com.br/index.php?/forum/291-desenvolvimento-de-games/ O Anderson com certeza tem bastante experiência na area para poder lhe ajudar. Abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Bom, vamos lá. Um jogo multiplayer geralmente é feito utilizando C++ para o servidor e AS 3.0 no caso apenas para exibição do jogador, monstros, e ações entre eles. Sim, as queries ocorrem efetivamente no servidor C++, por questões de segurança, geralmente usando sockets. O flash se conecta a um servidor à partir de uma porta, e faz requisições, geralmente em formas hexadecimais, e então o servidor responde diferentemente para cada um dos bytes enviados. Por exemplo, um jogo pode ter 2 funções, andar e correr. O Flash envia 0x123 para a ação de andar e 0x321 para ação de correr. Feito isso, o C++ quando receber vai fazer como se fosse uma condição mesmo (ifs/switches): Caso byte recebido for 0x123 anda, caso for 0x321 corre. E devolve uma resposta pro flash apenas dizendo se foi conclúido ou não, geralmente quando dá algum erro e o C++ retorna esse erro, o programador fecha a conexão do jogador com o servidor e desconecta ele do jogo multiplayer por segurança. Livros? Eu tenho sim, mas nenhum deles em português ou que tenha assim no título "Como criar jogos multiplayer", eu tenho o Essentials Actionscript 3.0 para AS 3.0 e + 2~3 livros de C++ que esqueci o nome agora, um para iniciantes na linguagem, e outros 2 específico de conexões e sockets, cada um com 500 pág+... Eu digo que construir um jogo multiplayer dá muito trabalho, se você quer começar na área de games, procure fazer minigames e aprender a física deles antes, depois estude socket e então faça estudos de performance e segurança em cima disso, então você terá uma base boa para construir ou gerenciar um projeto multiplayer. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Good 4 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 uhum.. achei o livro Essential AS3: Google Livros Eu já sei programar php, mysql, css (faço sem gambiarras), js+ajax (faço sem gambiarras), html.. já tenho a lógica, sei usar várias funções.. pq são quase todas iguais.. O meu problema mesmo, acho que seria essa parte de valores hexadecimais.. não entendo muito.. eu já tenho um cara pra fazer o gráfico e tudo.. temos o jogo planejado, claro que não posso dizer agora. Teria como você me dar um exemplo disso em flash e no C++ (ou C# ou C)? Tipo, você citou o exemplo.. só que não entendi bem, como fazer funcionar.. Eu queria q você escrevesse o código no Flash e no C++ (ou C# ou C). Espero que entenda o q eu quis, não digitar o código do começo.. apenas a função de andar e correr no flash e no C++.. vlw.. tá começando a clarear minhas dúvidas :P Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 Bom, vamos explicar as partes, já que você já programa. Imagine o Actionscript/Flash atuando como se fosse o HTML, e o C++ atuando como se fosse o PHP. O actionscript envia uma requisição ao C++ de "andar" e junto a ele envia parâmetros "POST" da sua nova posição, essa requisição é processada no banco de dados, é alterado o campo de posição "x" e "y" para onde o jogador está e o C++ retorna um ok para o actionscript, ao receber esse ok, o actionscript exibe o que realmente é para acontecer, o jogador se mover na tela. Como o jogador se move? Aí você pode dar uma olhada nos meus artigos básicos na seção de games, lá eu coloquei alguns artigos meus básicos de programação de jogos (em breve mais). Sobre o código do socket, no momento eu não tenho nenhum open source para você, apenas de projetos comerciais, você pode tentar ir no google e procurar "Socket C++", ou nos fóruns de C++/.NET/JAVA e pedir por lá. Novamente dizendo, é bem melhor você seguir primeiro o caminho de minigames com actionscript 3.0, depois sockets, e então iniciar um projeto de MMO. Minigames desenvolverão muito sua lógica visual, e seu jogo terá muito mais efeitos gráficos e performance (acredite). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Good 4 Denunciar post Postado Agosto 13, 2010 beleza.. vou ver se consigo achar um espaço pra estudar.. de acordo, com o q eu for estudando e tentando fazer sistemas q fiquem bacana.. vou tendo idéias e buscando mais informações.. vlw --------------- Pesquisa do que eu queria, pra alguém que precisar: Google: Socket C++ flash Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Anderson Ferminiano 2 Denunciar post Postado Agosto 14, 2010 Resolvido? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Good 4 Denunciar post Postado Agosto 14, 2010 sim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites