_Kaio_ 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2010 Pessoal, estou começando a estudar banco de dados agora e estou tendo muita dificuldade para pegar um material bom e direto no que se diz repeito a modelagem. Tipo, o gerente da empresa diz oque quer e eu tenho que modelar o banco(dizer quantas tabelas vão existir, como será o relacionamento, quem será a PK e a FK, enfim) para que o desenvolvedor/programador faça a parte dele. Tenho que saber "desenhar" o banco, representar as tabelas por retângulos, relacionamento por losangos, essas coisas. Algué teria um material bom e sucinto para que eu possa estudar? A minha dúvida mesmo não é na linguagem em si MySQL, tanto que vou trabalhar com Postgresql, é na modelagem do banco, teoria, criação de tudo. Se alguém poder me ajudar ficaria MUITO grato. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Outubro 14, 2010 http://www.google.com.br/search?q=modelagem+de+dados Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Kaio_ 0 Denunciar post Postado Outubro 14, 2010 Opa, tudo bom? Bom, eu já dei uma pesquisaba bem boa no google e achei coisas bem interessantes mas que pouco me ajudaram pois são de níveis mais altos que o meu. Estou procurando um material que comece básico e que me forneça um estudo direcionado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Outubro 14, 2010 Já estudou relação entre conjuntos e álgebra relacional? Não estou conseguindo entender exatamente o que você esta procurando. Qual o seu nível de conhecimento em desenvolvimento de sistemas? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
William Bruno 1501 Denunciar post Postado Outubro 14, 2010 esse livro aqui: http://www.novateceditora.com.br/livros/sqlcursopratico/ achei bem interessante. é bem voltado para modelagem mesmo... mas não diria que é 'tão básico'. Apesar de ser essencial. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites