adrianno 7 Denunciar post Postado Novembro 11, 2010 Ola, estou criando um programinha de gerenciamento , para igreja evangelica tenho um trecho de codigo, que move imagens, verifica se existe, altera para uma padrão etc.. um trcho meio longo de umas 15 linhas, mais que preciso por ele em varios lugares como , em um botao de avanças nas tabelas, enfin preciso por o mesmo codigo em varios lugares como crio uma função ou procedure, e chamo ela em apenas "TRATAFOTOS" ( este trata fotos, ja teria o escopo de todo o codigo que eu preciso) quando precisar, em X de colocar todo o codigo... como eu sou novo em delphi, e acostumado com PHP, no PHP eu criava classes e funçoes, en delphi nao aprendi ainda Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
wllf 2 Denunciar post Postado Novembro 11, 2010 Posta o código aí ... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
cfesta 0 Denunciar post Postado Novembro 11, 2010 Se você for chamar o procedimento de vários lugares dentro da mesma Unit declare na seção private: procedure TrataFotos; Pressione Shift+Ctrl+C para que o Delphi crie o procedimento automaticamente para você, ficará assim: procedure NomeDoForm.TrataFotos; begin //declare aqui o seu procedimento. end; Depois disso basta chamar o procedimento TrataFotos que ele será executado. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Raficcha 1 Denunciar post Postado Novembro 17, 2010 Provavelmente neste caso você também vai ter que utilizar funções. Funções são como procedimentos, mas aceitos parametros para funcionar. Vou postar um exemplo de função baseado no que o "cfesta" postou, recebdo por parametro a imagem a ser tratada: function TrataFotos(imagem: string); function NomeDoForm.TrataFotos(imagem: string); begin //declare aqui o seu procedimento. showmessage(imagem);//exemplo de uso do parametro "imagem" end; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites