TONY LINO 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2010 Galera eu preciso de ajuda pra terminar esse algoritmo e esta me dando muita dor de cabeça esta sendo desenvolvido no (VISUALG). Se tiver um filho de Deus pra me ajudar eu ficarei muito grato. Desde já agradeço. Segue o primeiro problema: Criar um algoritmo que preencha um vetor de 15 posições e em seguida receba um valor X qualquer. Seu algoritmo deverá fazer uma busca do valor de X no vetor e informar se o número foi encontrado ou se não foi encontrado, para exibir se o número procurado está no vetor. Se estiver irá apresentar quantas ocorrências. Caso contrário informará que não encontrou o número. Não estou conseguindo fazer o contador e esta dando erro na linha onde se (NUMERO = num) entao, mas a logica esta certa creio eu, e não estou conseguindo fazer o contador de numeros que eu quero encontrar dentro da matriz. Algoritmo "vetores" VAR NUMERO: VETOR [1..15] de inteiro I, num, cont: INTEIRO inicio cont <- 0 para i de 1 ate 15 faca escreva("Digite um número: ") leia (NUMERO[i]) fimpara para i de 1 ate 15 faca escreva(NUMERO[i]) fimpara escreval(" ") escreva("Digite o número a ser localizado: ") leia (num) se (NUMERO[i] = num) entao escreval ("Foi encontrado ",cont" ocorrencia do numero",num) senao escreval("Numero não encontrado") fimse fimalgoritmo SEGUE O SEGUNDO QUE É MAIS COMPLEXO E EU NEM SEI POR ONDE COMEÇAR EU NÃO FIZ NADA DESSE PROBLEMA QUE O PROFESSOR ESTA PEDINDO: Uma empresa possui ônibus com 48 lugares divididos em lado direito e lado esquerdo. Faça um algoritmo que utilize duas matrizes 12 x 2 para controlar as poltronas ocupadas no lado direito (janela e corredor) e no lado esquerdo (janela e corredor). A poltrona serão referenciadas conforme sua numeração. As poltronas ocupadas serão apresentadas com o número zero. Inicialmente todas as poltronas estarão livres. O algoritmo terá as seguintes opções: * Mostrar poltronas * Vender passagens * Sair OBSERVAÇÃO: A opção 1 é mostrar todas as poltronas. As poltronas já reservadas estarão preenchidas com o número zero(0) e as outras com os seus respectivos números. A opção 2 é a compra da poltrona. Quando o cliente comprar a poltrona o sistema substitui o número da poltrona por zero (0) como visto nas telas. A SAÍDA DO PROGRAMA TEM Q SER ASSIM OBSERVAÇÃO: CONSIDERE O TRACINHOS (---) DA OPÇÃO MOSTRA POLTRONA COM ESPAÇOS VAZIOS TELA 1 1 - MOSTRAR POLTRONAS 2 - VENDER PASSAGEM 3 - SAIR DIGITE A OPÇÃO: 1 -1-2-----3-4 -5-6-----7-8 -9-10---11-12 13-14---15-16 17-18---19-20 21-22---23-24 25-26---27-28 29-30---31-32 33-34---35-36 37-38---39-40 41-42---43-44 45-46---47-48 TELA 2 1 - MMOSTRAR POLTRONAS 2 - VENDER PASSAGEM 3 - SAIR DIGITE A OPÇÃO: 2 DIGITE QUAL O NUMERO DA POLTRONA: 45 TELA 3 1 - MOSTRAR POLTRONAS 2 - VENDER PASSAGEM 3 - SAIR DIGITE A OPÇÃO: 1 -1-2-----3-4 -5-6-----7-8 -9-10---11-12 13-14---15-16 17-18---19-20 21-22---23-24 25-26---27-28 29-30---31-32 33-34---35-36 37-38---39-40 41-42---43-44 -0-46---47-48 OBSERVAÇÃO: CONSIDERE O TRACINHOS (---) DA OPÇÃO MOSTRA POLTRONA COM ESPAÇOS VAZIOS A POLTRONA 45 VIROU O NÚMERO ZERO POR CAUSA QUE FOI ESCOLHIDA PELO USUÁRIO. ME AJUDEM POR FAVOR DESDE JÁ AGRADEÇO!!!!!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TONY LINO 0 Denunciar post Postado Novembro 29, 2010 Eu consegui fazer o primeiro algoritmo. Parece que ninguem quer me ajudar eu quero só umas dicas para o segundo algoritmo. segue o algoritmo correto: Algoritmo "vetores" VAR NUMERO: VETOR [1..15] de inteiro I, num, cont: INTEIRO inicio cont <- 0 para i de 1 ate 15 faca escreva("Digite um número: ") leia (NUMERO[i]) fimpara para i de 1 ate 15 faca escreva(NUMERO[i]) fimpara escreval(" ") escreva("Digite o número a ser localizado: ") leia (num) para i de 1 ate 15 faca se (NUMERO[i] = num) entao cont<-cont+1 fimse fimpara se(cont>0) entao escreval("Foi encontrado ",cont," ocorrencias do número: ",num) senao escreval("numero não foi localizado") fimse fimalgoritmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
TONY LINO 0 Denunciar post Postado Novembro 30, 2010 Eu fiz o algoritmo numero 2 mas esta dando alguns erros alguem me dar uma ajuda sobre esses erros. algoritmo "matriz" procedimento msg(a:caracter) var inicio escreva("Aperte ENTER para continuar") leia(a) fimprocedimento var esq, dir: vetor[1..12,1..2] de inteiro i,j,num,opcao: inteiro inicio se opcao = 1 entao para i de 1 ate 48 faca escreva ( esq [i,j] : 3) escreva ( " " : 10) escreva ( dir [i,j] : 3) fimpara escreval(" ") se opcao = 2 entao escreva("Digite Qual o numero da poltrona: ") leia (num) para i de 1 ate 12 faca //varre a linha da matriz para j de 1 ate 2 faca se (esq [i,j]= num) ou (dir [i,j] = num) entao esq [i,j] <- 0 senao dir [i,j] <-0 fimse fimpara escreval(" ") escreval(" ") escreval(" ") escreval("1 - Mostrar poltronas") escreval("2 - Vender passagem") escreval("3 - Sair") escreval(" ") escreva("Digite a sua opção: ") leia(opcao) fimalgoritmo :( Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Dezembro 2, 2010 Parece que ninguem quer me ajudar eu quero só umas dicas para o segundo algoritmo.Calma camarada aqui nao é nenhum tipo de Service Desk se quer coisas rápidas ;D Bom.. nao tenho visualg, como está a saida do seu programa no momento, e como é a saída esperada? []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites