Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mário Monteiro

Estudo conclui que humanidade consegue armazenar 295 exabytes de dados

Recommended Posts

Estudo conclui que humanidade consegue armazenar 295 exabytes de dados atualmente

 

De acordo com um estudo de pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia, a humanidade é capaz de armazenar 295 exabytes de dados atualmente.

 

O exabyte equivale a 10ˆ18 bytes, ou o número 1 seguido de 18 zeros. Ou seja, 295 exabytes seriam equivalentes a mais de 295 milhões de terabytes (TB), ou ainda a quase 300 milhões de HDs de 1TB.

 

O levantamento foi realizado por Martin Hilbert e Priscilla Lopez, que publicaram um artigo na revista Science explicando seu estudo. Depois de fazerem uma estimativa de 60 dispositivos de memória, tanto digitais quanto analógicos, incluindo livros, revistas, fotos, discos de vinil e papeis, os pesquisadores chegaram a essa quantidade de armazenamento.

 

O estudo também indicou que o armazenamento de dados comuns - aqueles não-militares, compostos em grande parte por e-mails, fotos, vídeos e músicas - cresce anualmente a uma taxa de 58%.

 

Segundo a pesquisa, 2002 deve ser considerado o ano do verdadeiro início da era digital, pois foi o primeiro ano em que a capacidade total de armazenamento digital superou a capacidade de armazenamento analógico. Em 2007, quase 94% da nossa memória planetária estava em formato digital, e foi quando a humanidade transmitiu 1,9 zetabyte (ou 1,9 trilhões TB) de informação através de tecnologias de difusão, como TV, rádio e GPS.

 

Um dado curioso do estudo é que o maior “HD” da natureza ainda é o DNA, pois, segundo os pesquisadores, todas as unidades de armazenamento já produzidas pelo homem totalizam somente um centésimo da capacidade das moléculas de DNA humano.

 

Com informações de Inovação Digital

Redação iMasters

 

Fonte: iMasters

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu hein3

 

Nunca duvide dos poderes obscuros do Oráculo Daniel-san, se bobear eles dividem espaço até com a Tropa dos Lanternas Verdes (nos bolsões interdimensionais).

 

Tem um pequeno porém nesse estudo. GUARDAR uma coisa, é bem diferente de LEMBRAR dela. Feliz devem ser os que tem memória eidética...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É difícil até de mensurar esta quantidade de dados

 

E surpreendente também saber que o DNA poe esta quantidade no chinelo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.