Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 1, 2011 queridos mais uma coisa... o João falou para eu fazer exercícios da area de logica aqui do iMasters certo? alguem me indica uma linguagem de programação para começar a praticar. PHP mesmo? portugol? quais tipos de exercicios faço primeiro... sinceramente to meio perdido. eu ja programei em pascal a uns anos atras e fiz um quebra cabeças(acho q em fevereiro de 2004) e gostaria q dessem uma olhada e deixassem suas opniões... sei que tem bugs ainda, mas deu trabalho de fazer só essa brincadeirinha ai... mas por favor como é um quebra cabeça com CONTEUDO ADULTO só executem em casa e longe de crianças ok? abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Março 1, 2011 alguem me indica uma linguagem de programação para começar a praticar. PHP mesmo? portugol? quais tipos de exercicios faço primeiro... sinceramente to meio perdido. Pantoja, sugiro que comece pelo começo. Não há melhor linguagem pra aprender lógica que a pseudolinguagem, ou pseudocódigo. É, basicamente, escrever a linha de raciocínio do algorítmo, por mais simples que seja. E sobre os exercícios, comece pelos mais básicos mesmo, sem vergonha ou medo: // Descobrindo se o número digitado é PAR ou ÍMPAR RECEBE NUMERO SE ( RESTO DE ( NUMERO / 2 ) == 0 ) O NÚMERO É PAR SENÃO O NÚMERO É ÍMPAR FIM Veja que este tipo de denominação foge um pouco do padrão do pseudocódigo, mas é exatamente por isso que é interessante. Escreva a lógica da maneira que entender melhor. Quando estiver dominando o processo, comece a fazê-la parecer com as linguagens de alto ou baixo nível. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 1, 2011 Valeu Daniel. bem, estão preciso de um livro de lógica com muiiiiitos exercíciosss! alguem me indica? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Março 1, 2011 Este é bom: http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-algoritmos-e-programacao-teoria-e-pratica.html Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 1, 2011 Este é bom: http://www.linuxmall.com.br/produto/livro-algoritmos-e-programacao-teoria-e-pratica.html Cara valeu mesmo por sua ajuda, comprarei este livro e talvez outros para reforçar meus estudos. Acabei de concluir este curso de programação báscia. Foi bemmmmmmmmm superficial mesmo, mas deu pra ver +- como estou. Fiz duas avaliações... na primeira tirei 9,67 em 4min. e meio de prova e a segunda tirei 9,0 em 2min. e meio ambas com 10 questões. bem sinto necessidade de um bom livro com muiiiitos exercícios para eu praticar. outra coisa... vcs acham que devo praticar somente em portugol, ou posso ir fazendo algo ja em pascal? É que acho talvez seja mais facil ir pensando e "vendo acontecer" na pratica do que ficar so na "abstração". o que me dizem? e qual programa voces usam hoje em dia para escreverem seus algoritmos? word mesmo? notepad++? desculpem a enxurrada de perguntas, mas sou assim mesmo qdo me proponho a aprender algo... sou meio pentelho entendem? rsrsr abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 2, 2011 Amigos, ainda não comprei o livro indicado pelo Daniel, mas consegui 2 emprestado com amigo programador este aqui: "Algoritmos Teoria e Pratica Cormen, Leiserson" e "Estruturas de Dados e Algoritmos em C - Professor Doutor António Manuel Adrego da Rocha e Professor Doutor António Rui Oliveira e Silva Borges" Fora alguns materiais otimos que achei pesquisando na net. Conhecem estes livros? Vale a pena? mas além destes que ja estou em mão para começar os estudos, ainda comprarei o ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO - TEORIA E PRÁTICA indicado por vocês. Baixei o visualg 2.5 também para praticar os algoritmos em portugol, fiz bem? abraços Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Março 2, 2011 Baixei o visualg 2.5 também para praticar os algoritmos em portugol, fiz bem? Com certeza, Pantoja. O Visualg é um dos programas mais utilizados para se escrever pseudocódigo na língua portuguesa atualmente. Tem um porém: é bem interessante que você comece a se acostumar com o inglês, se já não estiver, porque todas as linguagens a utilizam como língua nativa. Tente encontrar algum programa nesse sentido que seja em inglês, vai facilitar a sua vida mais à frente. Com relação aos outros dois livros referenciados, sim, conheço e recomendo. Mas é aquela história: tente fugir da implementação da linguagem em sí e partir para o estudo da lógica desacoplada, para que consiga obter um melhor entendimento. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 2, 2011 Baixei o visualg 2.5 também para praticar os algoritmos em portugol, fiz bem? Com certeza, Pantoja. O Visualg é um dos programas mais utilizados para se escrever pseudocódigo na língua portuguesa atualmente. Tem um porém: é bem interessante que você comece a se acostumar com o inglês, se já não estiver, porque todas as linguagens a utilizam como língua nativa. Tente encontrar algum programa nesse sentido que seja em inglês, vai facilitar a sua vida mais à frente. Com relação aos outros dois livros referenciados, sim, conheço e recomendo. Mas é aquela história: tente fugir da implementação da linguagem em sí e partir para o estudo da lógica desacoplada, para que consiga obter um melhor entendimento. mas é possivel fazer isso? fugir totalmente da implementação em exercicios simples? tipo... pegue tres notas e diga qual a maior. dificilmente conseguimos fazer um algoritmo sem ser o que será implementado em alguma linguaguem, ou estou errado? e sobre o programa em inglês, também prefiro, indique-me algum então para eu poder substituir o visualg. meu ingles nao é o dos melhores mas como sempre utilizei programas em ingles e jogos(risos) acabei acostumando e hoje entendo razoavelmente. Abração Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Março 2, 2011 mas é possivel fazer isso? fugir totalmente da implementação em exercicios simples? tipo... pegue tres notas e diga qual a maior. Na realidade, pensando pelo ponto de vista colocado, não. Realmente não é possível fugir da implementação, até porque eu iria recomendar o Cobol. Mas faça da maneira que exemplifiquei há alguns posts. Sobre o exemplo das três notas: RECEBE 3 VALORES SE (VALOR 1 > VALOR 2) E (VALOR 1 > VALOR 3) RETORNA VALOR 1 SE (VALOR 2 > VALOR 1) E (VALOR 2 > VALOR 3) RETORNA VALOR 2 SE NAO RETORNA VALOR 3 OBS: É claro que para este exemplo, outras regras devem ser consideradas, como o caso de números iguais solicitados. Mas para simplificar, vamos deixar assim mesmo. Para testar, use técnicas como os board tests (testes de mesa). A coisa é assim mesmo, escrota, mas vale muito a pena começar por aí. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 3, 2011 Porque o COBOL e nao pascal? e cara, sinceramente para este tipo de exercicio poderia fazer na logica como citou e implementar para ver se errei na logica, o que me diz? Abração e valeu!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel Ribeiro 4 Denunciar post Postado Março 3, 2011 Porque o COBOL e nao pascal? e cara, sinceramente para este tipo de exercicio poderia fazer na logica como citou e implementar para ver se errei na logica, o que me diz? Abração e valeu!! Pode ser o Pascal também, só não comentei mesmo. As duas são ótimas linguagens pra se trabalhar a lógica. Sobre a implementação, sim, pode implementar pra ver se errou, mas aí você estará à mercê da linguagem, sujeito a erros de sintaxe e tudo mais. Prefiro ainda os testes de mesa, como comentei, que são tão eficazes quanto quaisquer outros métodos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Pantoja 5 Denunciar post Postado Março 4, 2011 Valeu Daniel, to com a mao na massa aqui. Em breve apareço lá no forum de Logica com algumas dúvidas. Abração cara, obrigado mesmo! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites