Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

PedBolo

PHP ou JAVA?

Recommended Posts

compensa aprender qual? programo em ASP, mas jah ultrapassou, preciso aprender uma nova

vcs poderiam me ajudar indicando qual linguagem aprender? e se possivel o porque...

mto agradecido desde já.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não sei se seria ideal você perguntar isso aqui no subtopico de PHP...

Mas a minha opnião é a seguinte:

- Voce pode fazer praticamente tudo o que você conseguiaria fazer com asp ou java. Hoje em dia Java ta na modinha então não sei. :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que Java está na modinha, tenho visto que cada vez ele está sendo menos utilizado para a WEB por causa da sua baixa produtividade.

As linguagens que podemos dizer que estão na moda atualmente são Ruby e Python, mas não sei até onde vai durar isso. Elas ganharam popularidade principalmente pelos frameworks Django e Ruby on Rails, que aceleram bastante o desenvolvimento. Mas agora também existem vários frameworks ótimos em PHP, inclusive alguns inspirados no Ruby on Rails.

Se eu fosse estudar outra linguagem acho que preferiria o Python, pois dizem que possui uma sintaxe muito limpa e organizada.

Eu ainda prefiro o meu bom e velho PHP. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opinião tb prefiro PHP... é mais facil de aprender do que JAVA... meu cunhado eh programador JAVA e vejo as coisas que ele faz...

o cara parece que tem duas cabeças... de tão cranio que o cara eh...

mais... é aquilo... cm tu jah tem a base do ASP, pra aprender PHP vai ser muito mais facil...

eu naum sei nada de ASP, mais pelo que vejo na WEB... acho que naum tem uma diferença muito escandalosa entre as duas linguagens naum...

mais pra JAVA... ai acho que tem sim...

mais ai brother... a escolha eh sua... se tu quer aprender outra linguagem... escolha PHP...

jah se você quer um outro desafio, escolha JAVA...

Compartilhar este post

Link para o post

Se você quer se profissionalizar, no Brasil existem 2 caminhos... .NET Framework e/ou Java (e seus Frameworks, tais como Spring e Hibernate).

Compartilhar este post

Link para o post

Muito boas as respostas, antes de tdo muito obrigado a tdos que postaram, eu realmente consigo programar de tudo com o ASP, programo com ele tem uns 10 anos, mas algumas coisas e referências de php, plugins com AJAX/JQuery, e captcha são mais fáceis de encontrar para PHP.

Além de servidores mais baratos, painéis amigáveis, componentes já são nativos da linguagem, essas são algumas vantagens... sim dá pra fazer a mesma coisa que PHP e no ASP, porém no ASP é mais trabalhoso, e pouco suporte (principalmente nos dias de hoje), por essas e outras to optando na troca da linguagem, e sabemos que na programação a sintaxe é só a pele, a alma do aplicativo é a lógica.

Eu coloquei o Java como opção, pois eu escutei falarem mto bem dele, e pelo que eu ouvi, com o JAVA conseguimos criar de tudo, web, desktop e mobile, por isso me interessei nele (meu interesse mesmo é web). Não conhecia Ruby e Python, vou ler sobre eles.

Não tenho interesse em me profissionalizar como programador a fim de ser contratado, consigo fazer meu pé de meia sendo freelancer, desenvolvendo páginas e tal, mas é bom saber para caso um dia eu mude de idéia.

:joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Se programa em ASP recomendo Asp.Net. Melhor curva de aprendizado, desenvolvimento ágil e muitas oportunidades no mercado.

Não concordo com o Leozitho quando a Ruby on Rails e Python (on Django). É bem evidente sua crescente popularidade, mas é fato que seus desenvolvedores são muito mais evangelizadores e que a comunidade é mais atuante em foruns e discussões pela net, mas daí dizer que estão na moda... na modinha talvez.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Jaime, eu aprendi um pouco de asp.net, achei q as minha aplicações de upload e edição de imagens ficaram um pouco lentas na primeira vez q elas seriam carregadas, dps abriam rapidamente, não sei pq...

Recebi várias propostas de trabalho com dotNET, mas não ainda não pensei sobre me profissionalizar... me dou melhor como freela, alias, qnto recebe em média um programador .NET ou JAVA?

Compartilhar este post

Link para o post

Não concordo com o Leozitho quando a Ruby on Rails e Python (on Django). É bem evidente sua crescente popularidade, mas é fato que seus desenvolvedores são muito mais evangelizadores e que a comunidade é mais atuante em foruns e discussões pela net, mas daí dizer que estão na moda... na modinha talvez.

Eu disse isso em resposta ao nosso amigo André da Silva, que disse que Java é modinha. Eu sinceramente não vejo ninguém falando que migrou de PHP para Asp.net ou para Java, pelo menos não com tanta frequência. Afinal PHP é uma linguagem super completa, poderosa e produtiva.

Agora, falar que migrou de PHP ou de qualquer outra linguagem para Ruby ou Python, eu tenho visto bastante atualmente, inclusive porque acompanho bastante blogs e artigos de tecnologia na internet. Inclusive, recentemente foi publicado este artigo no iMasters do Léo Hackin comentando sobre a sua "aventura" de migrar de PHP para essa linguagens.

Portanto, ao meu ver, Ruby e Python são as linguagens que estão na moda atualmente. Mas como eu disse no meu post anterior, não sei até onde isso vai.

E discordo do colega que falou que pra se profissionalizar precisa aprender Asp.net ou Java, muitas empresas grandes que eu vejo oferecendo vagas de emprego são para programador com sólidos conhecimentos em PHP, principalmente porque hoje as empresas pensam em reduzir custos e aumentar sua produtividade, e nesses aspectos a linguagem PHP se encaixa muito bem.

Compartilhar este post

Link para o post

na minha opinião tb prefiro PHP... é mais facil de aprender do que JAVA...

Não se trata disso , Porque simplesmente e mais Facil , eu Não sei PHP , Nen Java , Nen Ruby

Mais eu posso dizer , que eu uso no dia dia essas 3 Linguagens Principalmente com Rails

Mais enfim Se você quer dinheiro , emprego bom , etc .. vai Pra java ..

Porque empresa agora so quer saber de Programador Java , Delphi , C#, C Sharp , C++

Porque ? , Porque e Moderno , Complexo e Não Tem Certos Problemas Igual Essa Desigualdade de Regras em Browsers

Tudo que você faz em PHP , Você faz em Java .. Porem de uma maneira Orientada a Objetos .. :P

E Se presisar de Requisiçoes Externas de Conteudo de Bancos de Dados , XML , TXT , Java , Delphi etc

Tambem Fazem na mais tranquila Paz :D

Quanto a Divulgação do Software e Simples , Você pode Postar em Blogs Para Download e Observação

Mais sem Offender Ninguem , JAVA E Bem mais Moderno do que Qualquer outra Linguagem ai ..

Compartilhar este post

Link para o post

Leo, sou grande entusiasta do PHP. Concordo com você sobre o PHP, o Java e o .Net. Sobre a modinha dos Python/RoR, creio se tratar de casos mais isolados ou de programadores frustrados com suas ferramentas atuais. É fato que muita gente detesta PHP. Não é o meu caso.

Sobre as opções de aprendizado é bom sempre levar em conta curva de aprendizado, seus conhecimentos e experiencias atuais e evidentemente a oferta de trabalho. Trabalhando com WEB, dificilmente um programador escapará ileso do PHP. Muitas ofertas de trabalho e as empresa, principalmente agencias digitais, normalmente desenvolvem em PHP pelo menos algo.

Se a escolha for PHP ou Java, escolheria PHP.

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho que Java está na modinha, tenho visto que cada vez ele está sendo menos utilizado para a WEB por causa da sua baixa produtividade.

Eu não vejo Java como não produtivo,

Qualquer aplicação que não tenha sido bem modelada, trará como consequência, baixa produtividade.

Eu disse isso em resposta ao nosso amigo André da Silva, que disse que Java é modinha.

Também não concordo com a afirmação de que "Java é modinha", Java é uma linguagem antiga, madura, robusta e está além de modinhas.

Afinal PHP é uma linguagem super completa, poderosa e produtiva.

Isso é um fato, PHP tem evoluído e, cada vez mais, se tornando uma linguagem muito poderosa. O ponto é que, infelizmente, não é possível fazer em PHP, tudo que fazemos em Java.

Se a escolha for PHP ou Java, escolheria PHP.

O ponto de vista está errado, Jaime.

Se a escolha for entre PHP, Java ou qualquer outra linguagem :seta: escolha a que melhor se adequar à aplicação que será desenvolvida.

O que não podemos esquecer é que "linguagens" são apenas ferramentas: Um bom carpinteiro sabe usar um serrote tão bem quanto um martelo.

Imagine que um cliente solicite uma aplicação para um fim qualquer.

:seta: Ele afirma que nesse primeiro instante, ele precisa apenas de uma versão web, mas que em médio prazo ele precisará também de uma versão mobile.

Você vai desenvolver a aplicação em PHP para que ? -- Para ter que escrever uma nova aplicação para mobile ? Do Zero ?

Porque não escrever, desde a primeira versão, em Java e reaproveitar 100% da camada de negócios, usando apenas uma estratégia diferente para um contexto diferente ?

--

:seta: Java é uma linguagem mais elegante, porém mais complexa.

:seta: PHP é uma linguagem mais flexível, consequentemente mais simples.

:seta: Java é uma linguagem mais robusta, consequentemente você tem mais liberdade

:seta: PHP é uma linguagem limitada, consequentemente você precisará de componentes especiais para casos específicos.

:seta: Java é multiplataforma, consequentemente você escreve uma aplicação para qualquer ambiente que possua o runtime.

:seta: PHP é multiplataforma até certo ponto, ao contrário do Java, PHP roda apenas no servidor, você não consegue escrever uma aplicação desktop ou mobile exclusivamente com PHP (tá, tem os PHP-GTK e os PHP-QT da vida, mas são projetos natimortos).

Acredito que o grande ponto aqui não é qual é melhor para casos específicos, mas qual é a melhor linguagem para nosso amigo começar a estudar e, nesse caso, sugiro fortemente Java.

Sim, Java é mais complexo e a curva de aprendizado é relativamente maior, consequentemente o custo para se aprender também será maior. Mas se o amigo @PedBolo aprender bem Java, ele aprenderá fácil e rapidamente o PHP e, principalmente, sem vícios e porquices que vemos por ai, feitas por gente que se diz programador PHP.

Então, resumindo, seja poliglota.

:seta: estude Java, estude PHP e estude quantas linguagens for possível, mas prefira as mais complexas primeiro, será melhor e mais fácil aprender as mais simples depois.

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia pessoal, só para explicar que quando disse que java estava 'modinha' me referia que a maioria dos desenvolvedores estão procurando utilizar ou começar a estudar o Java para utilizá-la como ferramenta de trabalho. Assim como há uns 10 anos atrás fizeram com o Delphi.

Mas estou com o que o João disse, se for para começar do 0 uma linguagem e ter que optar por Java e Php, começaria pelo Java.

Abraços e até mais :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post

Caro João.

Você parece ser uma ótima pessoa e profissional. Contudo, talvez não tenha tido muita atenção desta vez. A pergunta do amigo autor deste tópico é sobre opiniões a respeito de qual, em Java ou PHP, recomendaríamos para ele aprender. Se fosse para escolher entre uma ou outra, escolheria PHP mesmo. Onde o ponto de vista está errado? Cada um tem a sua opinião e programar é muito além das necessidades de um cliente ou aplicação. Não tem certo ou errado.

Muito programador, depois de certa experiencia, esquece como é a vida de iniciante. Vejo aqui no forum a dificuldade que muitos têm em fazer coisas simples. PHP é relativamente simples e rápido de aprender, como Java. Não vejo uma sendo mais complexa do que outra. Javascript é mais complexo que ambas e ninguém se preocupa em aprender. Só não entendi porque escolher entre uma ou outra quando se pode aprender as duas, e C#, Python, Ruby, etc.

Um cara aí, que "esqueci" o nome, disse que aprender outras linguagens de programação o faz um programador melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Jaime,

Pela forma da sua resposta, me pareceu que você se sentiu ofendido com alguma coisa que eu disse, veja bem, eu jamais, em nenhum momento que ofendê-lo, agredi-lo ou qualquer coisa que possa causar qualquer desconforto.

Se em algum trecho da minha resposta, lhe pareceu isso, peço desculpas, não foi minha intenção.

;)

Cada um tem a sua opinião e programar é muito além das necessidades de um cliente ou aplicação. Não tem certo ou errado.

De fato, não tem certo ou errado, mas engenharia está sim, diretamente relacionado com as necessidades da aplicação e, consequentemente do cliente. Mesmo que seja um software open source, o cliente é quem usa a aplicação e o foco deve ser exclusivamente esse usuário.

Muito programador, depois de certa experiencia, esquece como é a vida de iniciante.

Sim, mas uma coisa que me incomoda muito é o pessoal alegando ser iniciante para não buscar conhecimento.

Eu também fui iniciante, nem por isso deixei de estudar; Conhecimento traz mais conhecimento, é uma coisa que engrandece e não ocupa espaço.

Só não entendi porque escolher entre uma ou outra quando se pode aprender as duas, e C#, Python, Ruby, etc.

Um cara aí, que "esqueci" o nome, disse que aprender outras linguagens de programação o faz um programador melhor.

É justamente isso que eu disse quando disse para ser poliglota.

:D

Compartilhar este post

Link para o post

João,

De maneira alguma me senti ofendido, da mesma forma não pretendo acertar ou errar mais do que ninguém. Apesar de não concordar com a opinião de muitos, incluindo colegas de trabalho e o Steve Jobs (este não meu colega...), (tento e) respeito a opinião de todos, assim como seus argumentos. De qualquer forma, discussões como esta, quando se sabe separar o lado pessoal, tendem a engrandecer os conhecimentos dos outros participantes além do autor do tópico.

Ao PedBolo, tendo dito ser programador ASP com desejo por aprender novas linguagens, recomendo que não se prenda a uma única nova linguagem como objetivo. O PHP pode ser a melhor opção no momento do que o Java por tratar justamente do mesmo nicho que o ASP: um ambiente de páginas da web (a grosso modo), sendo que sua adaptação a esta (PHP) oferecerá a seu aprendizado novos paradigmas de programação ausentes no ASP, como POO e Closure, exigindo um mínimo de ambiente de desenvolvimento. Aprender uma nova linguagem é relativamente rápido, mas assimilar um novo paradigma leva tempo, que dirá dominá-lo (isso de fato nunca acontece, pois quanto mais você aprende, mais percebe que ainda há muito mais a aprender).

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com o discurso do João.

A linguagem não faz o programador. O programador é que faz a linguagem.

Ser programador é uma coisa, ser engenheiro/analista é outra.

E, pra ser sincero, não importa qual a titulação do seu cargo ou função, se o cliente lhe entrega um problema e você o resolve da maneira esperada, você é um bom profissional.

Sobre o conhecimento, existe uma diferença entre informação e conhecimento.

O conceito, segundo Chiavenato: conhecimento é aquilo que se produz com a informação.

E Jaime, o ponto de vista estava errado sim, desculpe discordar =/

Escolha, como disse o João, a tecnologia que se adapta melhor à solução do problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Daniel,

Discordar é perfeitamente aceitável. Apontar erros na opinião de alguém sem argumentação não. É apenas a sua opinião. Preste atenção e perceba do que se trata a discussão: um programador querendo saber se o que compensa em termos de uma nova linguagem de programação. Em alguns cenarios, entre Java ou PHP, uma pode ser mais compensatoria que outra. Errado porquê então escolher PHP?

Compartilhar este post

Link para o post

:joia:

Legal, obrigado a todos que postaram, boa discussão aqui, eu compreendo todos os pontos de vista e entendo que haja grandes diferenças de produção, aplicação e aprendizado entre as duas linguagens que citei, porém, apesar de que meu interesse atualmente é apenas para WEB, e um pouco urgente, sei que JAVA supriria a necessidade e eu ainda ganharia um "BONUS", por ser uma linguagem multiplataforma, poderia aplicar em diversos trabalhos, mas levaria mais tempo para aprender do que decorar a sintaxe do PHP, então escolho o PHP por enquanto, acho que aprender outras linguagens é muito bom msmo... agrega mto conhecimento, acho que vou encarar o Ruby logo dps do PHP.

logo que entrei pro mundo do PHP, me surgiu outra dúvida sobre frameworks:

http://forum.imasters.com.br/topic/430234-um-assunto-muito-polemico/

se puderem, me ajude lá também!

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que o topico já está fechado ou quase, mas gostaria de dar minha opniao sobre o assunto,

Como alguns colegas disseram, JAVA está na moda, mas nao por ser a melhor opção e sim pq é a linguagem que mais valoriza o profissional, é mais valorizado do que qualquer outro. O PHP para sistemas de pequeno a medio porte é a melhor opção, por ser uma linguagem mais simples. Para sistemas muito grandes o JAVA é melhor.

Aconselho ir de PHP, mesmo ganhando menos, é uma linguagem com sintaxe mais simples, você tem mais liberdade nos seus codigos, e tendo um bom projeto inicialmente, concerteza você produzirá mais, MAS MUITO MAIS e consequentemente ganhará mais ..rsr.

é isso.

abraços a todos

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.