Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Daniel Bcs

Plataforma do futuro WEB ou DESKTOP?

Recommended Posts

Olá, tenho 15 anos estou iniciando no mundo da programação, estou estudando logica de programação usando o Portugol, estou com muita duvida, qual seria melhor eu me foca? Em programação para WEB ou DESKTOP? Meu irmão e programador WEB, ele começo com uns 15 anos também, hoje ele tem 22, ele diz que WEB e melhor que DESKTOP, mais quero mais opiniões.

QUAL VAI SER MELHOR NO FUTURO DAQUI UNS 10 ANOS ? WEB OU DESKTOP ?

COMO ESTOU INICIANDO EU AGRADECERIA SE VOCÊS ME DESSEM UM POUCO DE DICA PARA MIM TER SUCESSO NESSA VIDA DE PROGRAMADOR

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Hoje em dia, como estamos numa época de transição, é necessário saber os 2. Tanto WEB quanto DESKTOP. Mas, já que você está começando, que tal aprender uma linguagem simples, que é usada em DESKTOP e MUITO utilizada na WEB? Ruby.

O Ruby pode ser uma vantagem para você pois é fácil de aprender, é utilizado para programação Desktop, serve como base para outras linguagens e frameworks, como o RGSS, e ainda é MUITO utilizado para programação na WEB, por causa de um framework seu, o Rails (já deve ter ouvido falar do Ruby on Rails).

Depois de aprender, você poderia (deveria) aprender uma linguagem focada em desktop, como Java e no futuro uma mais difícil como C++ ou seguir para a WEB, aprendendo por exemplo PHP. É claro, que para programar para a WEB, você já precisa saber XHTML1.0 + CSS. Se não sabe, leia o guia da Use a Cabeça, que é uma coleção de livros que torna aprender muito fácil e divertido!

Sobre Ruby, compre o livro abaixo, é considerado o melhor livro para iniciantes em Ruby: Beginning Ruby - From Novice to Professional - 2nd Edition

PS: Para programar, inglês é um pré-requisito. Os livros, guias e programas bons mesmo para todas as linguagens estão em Inglês. Há pouquíssimas excessões para português, como a série Use a Cabeça. Até as traduções dos livros bons em inglês são ruins, pois na maioria das vezes são de edições antigas e que chegam a não ter nada a ver com a mais nova.

Web é o futuro.

Abraços :D

Compartilhar este post

Link para o post
Web é o futuro.

Presente e futuro.

[]s

Compartilhar este post

Link para o post
Até as traduções dos livros bons em inglês são ruins, pois na maioria das vezes são de edições antigas e que chegam a não ter nada a ver com a mais nova.

Quando não são ruins por serem de edições antigas são ruins porque são feitas nas coxas.

Quer outras opções de linguagem?

Python: não é unicamente p/ web (não que Ruby seja exclusivo, mas o Akita mencionou numa palestra que o foco da comunidade Ruby é web), mas você tem frameworks p/ isso (o mais comentado é o Django). Existem outras aplicações como por exemplo estatística, inteligência artificial, processamento de linguagem natural (pacote NLTK), bioinformática e robótica.

PHP: ainda é utilizado e você tem opções de frameworks p/ ter produtividade, além de ORM como o Doctrine.

Groovy: uma espécie de casca para o Java. O criador da linguagem afirma num dos livros que tirou uma ponta de cada (Ruby,Python,Perl...) p/ decidir os recursos que ia colocar na linguagem. P/ Web existe um framework chamado Grails.

Lua: mais conhecida para embarcados e jogos. Mas como já vi gente aqui no fórum gerando páginas html com Prolog, que nem direcionada a web é, então vale a pena citar por curiosidade. Sei de dois frameworks web pra Lua: Orbit e Kepler.

Scala: quando vi pela primeira vez achei meio amorfo, mas parece ser bem aceita pelos javeiros. Sei de um framework só: Lift. O ZK (framework p/ Java) aceita scripts em Scala.

Existem coisas das quais você não vai poder fugir: HTML, CSS e Javascript. O uso mais conhecido do javascript é em websites, a exemplo do JQuery, mas o projeto Gnome usou essa linguagem p/ escrever parte do núcleo do Gnome-shell (Gnome 3.0, http://live.gnome.org/GnomeShell) e CSS p/ criar os temas da área de trabalho.

Compartilhar este post

Link para o post

Web cara.

Pega firme na plataforma .NET e linguagens como PHP, javascript, Java.

Eu desenvolvo sistemas web, sou muito requisitado.

Falow ai.

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico de Abril e ainda rende?! Plataforma do futuro... 10 anos é bastante coisa para informática.

Para um prazo de 3 a 5 anos, Web e Mobile.

Desktop vai ficar para áreas mais específicas e fechadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou falar como começei e porque comecei.

Pascal: porque é muito bom para logica de programação, e também não é tão dificil, serve para aprender os laços de repetição, condições, funções (unit), matrizes.

Fluxograma: saber fluxograma nunca é de mais, porque além de aprender o portugol você pode passar ele para esses simbolos, no microsoft word tem fluxograma basta pegar um tutorial na net que ensina o que é cada simbolo e assim ficaria mais fácil entender a lógica de um programa.

Matemática: sim parece que não mais é verdade, quem sabe programar tem que saber matemática porque a maioria dos problemas do dia a dia envolve matrizes,conseno,seno,tangente,divisão com resto zero,raiz quadrada,etc e se você não souber bem essas matérias não se sairá bem em lógica.

Inglês: fundamental na programção porque todos os comandos de programação são em inglês, todos os livros bons de programção estão em inglês, todos os tutoriais bons estão em inglês infelizmente.

Java: sim ele é muito bom para aprender POO (programação orientada a objeto) como fazer classes, construtores etc.

Python: aprencer a organizar os programas porque ele é chato na hora de deixar o programa endentado, também é bem mais fácil nessa altura do campeonato estudar com python.

PHP: porque é voltado para web, depois de quebrar a cabeça com java,pascal e fluxogramas tá na hora de fazer um pequeno site em php.

Banco de dados

Mysql: começe sempre com ele, porque além de ser grátis ainda você estuda todas as sintaxes sql, aprenda a criar, excluir, inserir, dados, tabelas ou bancos.

SQL: se você tiver a licensa do programa também é muito bom estuda-lo.

Outros bancos: sim se você puder estudar outros bancos fique a vontade, estude mesmo.

Outra coisa quanto mais cedo aprender melhor, se você tiver um irmão ou amigo com menos idade que você e queira aprender programação junte você e sua turma e começe com o 1º item que citei acima "pascal".

Porque eu digo isso, porque até você ter uma boa lógica de programação e um bom conhecimento leva muitos anos.

Eu sou a favor de duas matérias no ensino fundamental, 1ª inglês, 2ª matemática voltada para lógica.

Coisas que aconteceram comigo depois que começei a programar:

Eu percebi que antes de começar a programar meu raciocíno era mais lento e só ficou mais apurado depois que aprendi lógica.

Lembro rápido de senhas complicadas com + de 20 caracteres (senhas que uso no meu e-mail), e também de textos grandes que escrevi (como este que estou te passando).

Você começa a ter mais atenção nas ruas, e em textos começa a ver mais detalhes (entende + rápido o que escreveram não precisa ficar lendo 3 vezes para entender), a mesma coisa acontece com filmes ou seriados.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.