Daniel Bcs 0 Denunciar post Postado Abril 30, 2011 Olá, tenho 15 anos estou iniciando no mundo da programação, estou estudando logica de programação usando o Portugol, estou com muita duvida, qual seria melhor eu me foca? Em programação para WEB ou DESKTOP? Meu irmão e programador WEB, ele começo com uns 15 anos também, hoje ele tem 22, ele diz que WEB e melhor que DESKTOP, mais quero mais opiniões. QUAL VAI SER MELHOR NO FUTURO DAQUI UNS 10 ANOS ? WEB OU DESKTOP ? COMO ESTOU INICIANDO EU AGRADECERIA SE VOCÊS ME DESSEM UM POUCO DE DICA PARA MIM TER SUCESSO NESSA VIDA DE PROGRAMADOR Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Utsch 24 Denunciar post Postado Abril 30, 2011 Olá! Hoje em dia, como estamos numa época de transição, é necessário saber os 2. Tanto WEB quanto DESKTOP. Mas, já que você está começando, que tal aprender uma linguagem simples, que é usada em DESKTOP e MUITO utilizada na WEB? Ruby. O Ruby pode ser uma vantagem para você pois é fácil de aprender, é utilizado para programação Desktop, serve como base para outras linguagens e frameworks, como o RGSS, e ainda é MUITO utilizado para programação na WEB, por causa de um framework seu, o Rails (já deve ter ouvido falar do Ruby on Rails). Depois de aprender, você poderia (deveria) aprender uma linguagem focada em desktop, como Java e no futuro uma mais difícil como C++ ou seguir para a WEB, aprendendo por exemplo PHP. É claro, que para programar para a WEB, você já precisa saber XHTML1.0 + CSS. Se não sabe, leia o guia da Use a Cabeça, que é uma coleção de livros que torna aprender muito fácil e divertido! Sobre Ruby, compre o livro abaixo, é considerado o melhor livro para iniciantes em Ruby: Beginning Ruby - From Novice to Professional - 2nd Edition PS: Para programar, inglês é um pré-requisito. Os livros, guias e programas bons mesmo para todas as linguagens estão em Inglês. Há pouquíssimas excessões para português, como a série Use a Cabeça. Até as traduções dos livros bons em inglês são ruins, pois na maioria das vezes são de edições antigas e que chegam a não ter nada a ver com a mais nova. Web é o futuro. Abraços :D Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quitZAUMMM 18 Denunciar post Postado Abril 30, 2011 Web é o futuro. Presente e futuro. []s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
_Isis_ 202 Denunciar post Postado Maio 1, 2011 Até as traduções dos livros bons em inglês são ruins, pois na maioria das vezes são de edições antigas e que chegam a não ter nada a ver com a mais nova. Quando não são ruins por serem de edições antigas são ruins porque são feitas nas coxas. Quer outras opções de linguagem? Python: não é unicamente p/ web (não que Ruby seja exclusivo, mas o Akita mencionou numa palestra que o foco da comunidade Ruby é web), mas você tem frameworks p/ isso (o mais comentado é o Django). Existem outras aplicações como por exemplo estatística, inteligência artificial, processamento de linguagem natural (pacote NLTK), bioinformática e robótica. PHP: ainda é utilizado e você tem opções de frameworks p/ ter produtividade, além de ORM como o Doctrine. Groovy: uma espécie de casca para o Java. O criador da linguagem afirma num dos livros que tirou uma ponta de cada (Ruby,Python,Perl...) p/ decidir os recursos que ia colocar na linguagem. P/ Web existe um framework chamado Grails. Lua: mais conhecida para embarcados e jogos. Mas como já vi gente aqui no fórum gerando páginas html com Prolog, que nem direcionada a web é, então vale a pena citar por curiosidade. Sei de dois frameworks web pra Lua: Orbit e Kepler. Scala: quando vi pela primeira vez achei meio amorfo, mas parece ser bem aceita pelos javeiros. Sei de um framework só: Lift. O ZK (framework p/ Java) aceita scripts em Scala. Existem coisas das quais você não vai poder fugir: HTML, CSS e Javascript. O uso mais conhecido do javascript é em websites, a exemplo do JQuery, mas o projeto Gnome usou essa linguagem p/ escrever parte do núcleo do Gnome-shell (Gnome 3.0, http://live.gnome.org/GnomeShell) e CSS p/ criar os temas da área de trabalho. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
lex-dmm 1 Denunciar post Postado Novembro 18, 2011 Web cara. Pega firme na plataforma .NET e linguagens como PHP, javascript, Java. Eu desenvolvo sistemas web, sou muito requisitado. Falow ai. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Ace Stryker™ 0 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2011 Web é futuro. ASP.NET é o futuro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Prog 183 Denunciar post Postado Dezembro 16, 2011 Tópico de Abril e ainda rende?! Plataforma do futuro... 10 anos é bastante coisa para informática. Para um prazo de 3 a 5 anos, Web e Mobile. Desktop vai ficar para áreas mais específicas e fechadas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Daniel1 1 Denunciar post Postado Dezembro 17, 2011 Vou falar como começei e porque comecei. Pascal: porque é muito bom para logica de programação, e também não é tão dificil, serve para aprender os laços de repetição, condições, funções (unit), matrizes. Fluxograma: saber fluxograma nunca é de mais, porque além de aprender o portugol você pode passar ele para esses simbolos, no microsoft word tem fluxograma basta pegar um tutorial na net que ensina o que é cada simbolo e assim ficaria mais fácil entender a lógica de um programa. Matemática: sim parece que não mais é verdade, quem sabe programar tem que saber matemática porque a maioria dos problemas do dia a dia envolve matrizes,conseno,seno,tangente,divisão com resto zero,raiz quadrada,etc e se você não souber bem essas matérias não se sairá bem em lógica. Inglês: fundamental na programção porque todos os comandos de programação são em inglês, todos os livros bons de programção estão em inglês, todos os tutoriais bons estão em inglês infelizmente. Java: sim ele é muito bom para aprender POO (programação orientada a objeto) como fazer classes, construtores etc. Python: aprencer a organizar os programas porque ele é chato na hora de deixar o programa endentado, também é bem mais fácil nessa altura do campeonato estudar com python. PHP: porque é voltado para web, depois de quebrar a cabeça com java,pascal e fluxogramas tá na hora de fazer um pequeno site em php. Banco de dados Mysql: começe sempre com ele, porque além de ser grátis ainda você estuda todas as sintaxes sql, aprenda a criar, excluir, inserir, dados, tabelas ou bancos. SQL: se você tiver a licensa do programa também é muito bom estuda-lo. Outros bancos: sim se você puder estudar outros bancos fique a vontade, estude mesmo. Outra coisa quanto mais cedo aprender melhor, se você tiver um irmão ou amigo com menos idade que você e queira aprender programação junte você e sua turma e começe com o 1º item que citei acima "pascal". Porque eu digo isso, porque até você ter uma boa lógica de programação e um bom conhecimento leva muitos anos. Eu sou a favor de duas matérias no ensino fundamental, 1ª inglês, 2ª matemática voltada para lógica. Coisas que aconteceram comigo depois que começei a programar: Eu percebi que antes de começar a programar meu raciocíno era mais lento e só ficou mais apurado depois que aprendi lógica. Lembro rápido de senhas complicadas com + de 20 caracteres (senhas que uso no meu e-mail), e também de textos grandes que escrevi (como este que estou te passando). Você começa a ter mais atenção nas ruas, e em textos começa a ver mais detalhes (entende + rápido o que escreveram não precisa ficar lendo 3 vezes para entender), a mesma coisa acontece com filmes ou seriados. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites