Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

William Bruno

Fórum de Tecnologia não é Desk

Recommended Posts

<p>Ninguém que participa do fórum <strong>ganha</strong> para resolver <strong>o seu problema</strong>.<br>

Ninguém que está lá <strong>possui obrigação</strong> de qualquer coisa.

</p>

<h2>Você não paga nada!</h2>

<p>A menos que você seja sincero e honesto desde o começo, e contrate um freelancer, você não está pagando por nada. E qualquer ajuda que você receba, é lucro. Afinal foi um outro profissional compartilhando conhecimento, informação e o tempo dele.</p>

<p>Tenha isso em Mente. Não é um produto no qual você tem ‘o direito de receber a melhor resposta do mundo’. É uma sociedade que se ajuda mutuamente e se mantém.<br>

Os fóruns tentam ganhar o dinheiro deles, com patrocínios, emails marketings, banners. Talvez seja novidade para você, mas: isso não é dividido com a equipe de moderação. Mas sim usado para manter a infraestrutura, ou dar lucro/visibilidade para a empresa por trás dele.</p>

<p>Não curtiu a poluição ? Critique a mantedora da ferramenta, e não os usuários. </p>

<h2>Se quer ajuda, então ajude!</h2>

<p>E você? Está do lado chupim ? que só pergunta, e espera que <em>o fórum</em> faça o teu trabalho? resolva a tua dúvida?<br>

Ou está do lado que discute, pergunta, responde, tenta fazer ?</p>

<p>Jogar um código imenso, não indentado, não explicar direito, ou nem avisar qual foi o erro, não ajuda quem for tentar te ajudar.</p>

<h2>Fazer UP no tópico</h2>

<p>Estão demorando para responder. Mas e o que <strong>você fez</strong> nesse meio tempo ?<br>

Ajudou outros usuários ? Afinal, se <u>ninguém sabe tudo</u>, também é verdade que <u>todo mundo sabe alguma coisa</u>.<br>

Continuou tentando, procurando, e <strong>pesquisando</strong> ?</p>

<p>Lembre-se que um fórum não existe sem a comunidade que o apoia. Sem as pessoas, não passa de um software com banco de dados, que aliás estaria vazio e não valeria de nada, se não fossem pessoas como você, perguntando e respondendo, discutindo e debatendo, para popular a base.</p>

<h2>Não atrapalhe</h2>

<p>Pode ser <strong>urgente</strong> para você, mas nem por isso é urgente para os outros usuários. E a tua urgência não vai acelerar nada. Não flood.</p>

<p>Eu mesmo pulo alguns tópicos quando vejo que o meu conhecimento sobre aquele assunto não é suficiente para ajudar o membro em questão.<br>

Ou então foi postado por algum membro folgado que espera que peguemos na mão dele, sem que ele precise ao menos <strong>pensar</strong>.</p>

<p>Não meta o bedelho onde não é chamado, afinal ficar chutando soluções sem saber que irão funcionar, não é discutir e nem saudável. Atrapalha a equipe de moderação, e atrapalha o usuário com dúvida, atrapalha a tua reputação.</p>

<h2>Tenha conciência</h2>

<p>Nenhum relis mortal sabe tudo. Tenha isso em mente. Não importa quem você acha que seja, se entrou num fórum para tirar uma dúvida, tenha a humildade de acolher as respostas, e se é você está com dúvidas, então não adianta de nada quem você acha que é.</p>

<p>Talvez ninguém que esteja lá possua o conhecimento necessário para te ajudar. Sim, é possível isso.</p>

<h2>“Não sei nada do assunto”</h2>

<p>Ahh.. bacana você é iniciante ?</p>

<p>Estude. Se você <strong>não nunca deixará </strong> de ser <em>iniciante</em>. Vá atrás por si só. Copiar e colar códigos que você não faz a menor idéia do que fazem, e nem faz a menor questão de decifrá-los, não te qualifica como ‘programador’.<br>

Já disse, o que para mim são <a href="http://wbruno.com.br/blog/2011/03/29/diferenca-entre-cara-programa-um-programador/">Caras que programam</a>. Se toque, não seja assim.</p>

<p>Todos nós já fomos iniciantes um dia. Eu ainda continuo sendo, até hoje.</p>

<p>Não é a sua área ? você é designer, dono de agência, então não espere que lhe façam de graça oque você irá receber dinheiro quando entregar. </p>

<h2>Não tem tempo de aprender?</h2>

<p>Contrate alguém que seja capaz de desenvolver no prazo. Não é vergonha admitir as próprias limitações. Vergonha é ser arrogante a ponto de achar que sabe tudo, ou não aceitar|entender oque lhe é proposto.</p>

<p>As vezes postamos soluções, ou desenvolvemos scripts simples para ajudar quem precisa e pergunta. Porém essa não é a rotina. Não deveria ser regra. Mostre interesse, a obrigação é tua e não da comunidade. (incrível como algumas pessoas se esquecem disso).</p>

<p>Use os fóruns sabiamente. São ótimas fontes de informação. Respeite os outros usuários. E lembre-se: <em>“A comunidade se mantém.”</em></p>

@fonte: http://wbruno.com.br/blog/2011/07/04/forum-de-tecnologia-nao-e-helpdesk/

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

:clap: :clap: :clap: :clap:

William Bruno

Esta de parabens pelo post. A meu ver não tem nada a ser acrescentado!

Parabéns pelo empenho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Este é o espirito

Compartilhe, ajude e seja ajudado e não apenas sugue

Parabéns

Compartilhar este post

Link para o post

Ficou ótimo!

:clap: :clap: :clap: :clap:

William Bruno

Esta de parabens pelo post. A meu ver não tem nada a ser acrescentado!

Parabéns pelo empenho!!!

Compartilhar este post

Link para o post

podia englobar tb aqueles que ficam perseguindo profissionais veteranos, procurando qualquer tipo de brecha insignificante para poder dizer "ah!! o cara é defasado! eu sei resolver de jeito muito melhor!"

Não tem bom senso de perceber que o profissional parou 5 minutinhos de seu dia-a-dia pra dar um contribuição, compartilhar seu know-how de muitos anos de estudos e trabalhos, tudo isso de forma voluntária para desconhecidos. E nem sempre estará disponível para dar uma resposta perfeita, e por isso posta apenas uma caminho, um exemplo, algo do tipo para o sujeito com a duvida poder começar.

pra mim esses é um dos piores que rodam pelos foruns.. ficam usando forum como competição ou querem o tempo todo derrubar alguém por pura inveja ou dor de cotovelo.

Compartilhar este post

Link para o post
<h2>Não atrapalhe</h2>
sacaneou agora.

sempre aprendi:

se não sabe, atrapalhe, o importante é participar

Compartilhar este post

Link para o post

Vo nem falar nada. Foi por isso que eu virei moderador.

Eu era muito folgado, queria resposta na mesma hora.

Ai tomei um TOCO bem grande do Patrique, que mudei radicalmente

e comecei a ajudar todo mundo. Daí...

A melhor dica pra quem está iniciando na ajuda, ou precisa de ajuda, é usar o famoso tio Google.

É só saber procurar que ele te dá todas as respostas.

Compartilhar este post

Link para o post

A melhor dica pra quem está iniciando na ajuda, ou precisa de ajuda, é usar o famoso tio Google.

É só saber procurar que ele te dá todas as respostas.

:google:

né?

o Mr.Óbivio pode resolver seus problemas...

eu boto fé tbm !!

Compartilhar este post

Link para o post

Excelente tópico :clap:

Mas eu sou um poquinho mais radical. Se eu tivesse redigido o teor do tópico, depois de um consenso (fala que é com 's', pelo amor de Deus :P ) com o restante da Staff antes de publicá-lo, eu incluiria a cada item nomes e tópicos de referência sobre quem fez aquele tipo de besteira e onde fez.

Se a pessoa não gosta de humilhação pública, não importando o grau que seja, tem por OBRIGAÇÃO medir as palavras e ser humilde.

É... Muitos usuários do iMasters sequer sabem o que essa palavra significa. Mas fazer o que, educação (ou a falta dela) é uma coisa que vem de berço.

E tudo isso não apenas para com um membro da Staff e sim com TODOS.

Claro, se o cara usa uma plaquinha colorida, algum motivo ele tem. Ele perguntou, estudou, debateu, se aprimorou e evoluiu profissionalmente a ponto de ser reconhecido e indicado ao cargo. Mas eu já vi casos de usuários "normais" (não que alguém que respira tecnologia seja normal :lol: ) deixar muito moderador no chinelo.

Quem não frequenta as mesmas áreas que o William não sabe que ele é um verdadeiro Caça Troll. Você um conhece a frase popular "paciência de Jó"? Esse tal de Jó tem uns 10% da paciência que o Willaim tem.

Chega a ser incrível o quanto que ele escuta e continua sempre lá, na dele, aguentando tudo na boa, sempre Zen.

Deviam até fixar este tópico, assim ao primeiro sinal de trolagem, teria-se uo link sempre à mão.

Compartilhar este post

Link para o post
depois de um consenso (fala que é com 's', pelo amor de Deus :P ) com o restante da Staff antes de publicá-lo, eu incluiria a cada item nomes e tópicos de referência sobre quem fez aquele tipo de besteira e onde fez.
nunca iriam aprovar. =)

e para meras formalidades, apenas escrevi, não citei ninguem, e nunca disse q estava me referindo a este forum.

Quem não frequenta as mesmas áreas que o William não sabe que ele é um verdadeiro Caça Troll.

eles que me procuram.

Aparecem aos montes qndo eu digo algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Duas coisas me irritam :

O "dever de casa" , o cidadão quer seu trabalho de faculdade ou escola mastigado, não tentou nada.

Estes faço de conta que nem vi.

O "megalomaniaco", diz que sabe pouco de "informática" e que quer montar um site como o Google, ou Facebook etc. :)

Daí pergunta uma coisa básica do tipo "como se cria um arquivo texto", ou o que é um "SELECT * FROM".

Em geral sugiro a pessoa a ler um pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

O que mais irrita são alguns virem pedindo zilhoes de coisas e acharem ruim porque ninguem ajudou, ou quando você ajuda a pessoa e ela nao retorna pra agradecer ou pelo menos dizer se funcionou. Realmente esses sao CHUPINS, pra nao falar outra coisa

Compartilhar este post

Link para o post
O que mais irrita são alguns virem pedindo zilhoes de coisas e acharem ruim porque ninguem ajudou, ou quando você ajuda a pessoa e ela nao retorna pra agradecer ou pelo menos dizer se funcionou. Realmente esses sao CHUPINS, pra nao falar outra coisa

sempre antes de postar uma ajuda penso na frase popular:

"Não jogue pérolas aos porcos"

Essa frase vem do livro de Mateus:

MATEUS 7:6

Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.

Nesse link há boas explicações sobre o texto. Acho que se aplicam adequadamente ao que ocorre, não somente no forum, mas na vida: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060812110404AA7RzPg

Acho que se for traduzir o texto milenar para os tempos modernos (no meio digital), os cães e porcos seriam o "trolls".

rsss

Compartilhar este post

Link para o post

Pior é membro da 'alta', sem nenhuma afinidade com o assunto (declaradamente em inúmeras situações), vir postar em área (tópico específico) destinada a usuários de determinada tecnologia, apenas com finalidade de se 'distrair'. Postar que nunca precisou e depois se dar ao luxo de editar a postagem além dos 30 minutos.

Respondemos educadamente, sugerimos criar novo tópico e somos alvejados com exigências sem propósito.

Quanto a isso, não há moderação??? :nataldry: (... e ainda vem falar de nível?)

Não é de admirar que o fórum tenha cada vez menos frequência! Tem muitas áreas ao abandono, falta incentivo (e muito).

Fica difícil acreditar que as regras do fórum sejam aplicadas a TODOS!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.