Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Detonador PHP

Sistema todo em ajax é um problema?

Recommended Posts

E aew galera, beleza?

Estes dias me deparei com um problema.

O pessoal da empresa onde trabalho quer montar um sistema todo em ajax. Ele é responsável pela gerência de clientes e envio de emails.

Só que falei que era contra o sistema ser todo em ajax porque caso o javascript falhe, o usuário não consegue mais usar o sistema, enquanto se ele for em PHP, se o javascript falhar, pelo menos ainda sim continua usando o sistema sem problemas. Fora que falei pra eles que não tenho expertise neste assunto, por isso iria demorar muito tempo para desenvolvê-lo.

Na opinião de vocês vale apena montar um sistema todo em Ajax?

Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Use os dois! Caso o Javascript esteja desabilitado, o PHP será utilizado normalmente. deixo um exemplo:

<!DOCTYPE html PUBLIC "-//W3C//DTD XHTML 1.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/xhtml1/DTD/xhtml1-transitional.dtd">
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
<head>
<meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8" />
<script type="text/javascript" src="https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/1.6.2/jquery.min.js"></script>
<script type="text/javascript">
$(document).ready(function(){
$("form").submit(function(){
	//tentar enviar com Ajax
	$.ajax({
		type: "post",
		timeout: "10000",
		url: "processar.php",
		data: $("form").serialize(),
		beforeSend: function(response){
			alert("o formulário acabou de ser enviado via Ajax")
		},
		success: function(response){
			alert("resposta usando Ajax");
		}
	});
	return(false); // impedir o retorno, assim a página nao será redirecionada para o "processar.php"
});
});
</script>
</head>

<body>
<form action="processar.php" method="post">
	<input type="text" name="nome" />
   	<input type="submit" />
</form>
</body>
</html>

Neste exemplo eu uso o Ajax do jQuery, só para facilitar. Se o navegador do usuário suportar Ajax e o javascript estiver habilitado, ele irá enviar via Ajax, caso contrário, será enviado e redirecionado para outra página, no caso, o processar.php

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é só esta. Vale apena desenvolver todo um sistema baseado em Ajax?

Ou no caso de sistemas principalmente, usar Ajax apenas em alguns lugares para dar um toque mais bonito.

É que eles não querem ter que recarregar as páginas do sistema. Querem que toda a navegação do sistema seja em Ajax.

No ponto de vista do desenvolvimento, vale apena?

Pergunto não mais pelas funções, mas sim quais os prós e contras, pra ver o que pesa mais no final das contas.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão não é só esta. Vale apena desenvolver todo um sistema baseado em Ajax?

na minha opinião não.

Ou no caso de sistemas principalmente, usar Ajax apenas em alguns lugares para dar um toque mais bonito.

? bonito ?

leia ajax como requisições ao servidor.

Bonito? é coisa de CSS, imagens, DHTML.. e não ajax.

É que eles não querem ter que recarregar as páginas do sistema. Querem que toda a navegação do sistema seja em Ajax.

requisito estranho

No ponto de vista do desenvolvimento, vale apena?

não.

quais os prós e contras

Se o cara estiver com suporte a javascript desabilitado, já era todo o ajax que você usou.

Você terá dores de cabeça com acentos, com scripts que não terão os eventos atrelados aos elementos, se não fizer bem feito, o teu sistema ganhará uma camada de insegurança e vulnerabilidade..

Talvez você perca o feedback da requisição. Pois um usuário leigo, espera que algo 'aconteça'. Dependendo de como você fizer, o usuário vai se perder, e não notar que 'algo mudou'.

Com a navegação baseada em ajax, a tua URL não muda(a menos que você use hashs), ou seja, você não terá links diretos para páginas internas.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião a questão de Javascript está desabilitado não deve ser fator primordial nessa decisão. Se o sistema depende de Javascript, basta colocar como pré-requisito o uso de Javascript e o usuário se vira para habilitar. Se o sistema é importante para ele, ele vai dar um jeito.

Sendo um sistema para uso interno na empresa (não sei se é), fica mais fácil ainda contornar esse problema.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele é um sistema para o cliente final.

Fui totalmente contra a utilização de ajax em todo o sistema, justamente por causa do Javascript trabalhar do lado do cliente.

Eu prefiro muito mais um sistema rápido e ágil, que o cliente final entenda como usar, doque um sistema todo cheio de efeitos bonitos.

Vocês tem alguns sistemas totalmente baseados em ajax pra mostrar como referência para o pessoal aqui?

O que vocês acham que eu devo argumentar para a equipe de desenvolvimento?

Compartilhar este post

Link para o post

É como o William falou, Ajax é apenas um meio de campo para requisições do servidor, não é ele quem deixará o sistema mais bonito ou mais feio.

Não vejo nenhum problema em usar ajax no sistema, mas note que criar um sistema 100% ajax, vai criar um elemento de insegurança e vulnerabilidades se o sistema for mal feito.

Todas os possiveis problemas levantados pelo William, podem ser resolvidos, mas isso demanda um zelo maior por parte do desenvolvedor.

A questão do javascript desabilitado, é facilmente contornavel como o Hargon falou, basta colocar um script que detecte isso e alerte que para o uso do sistema se faz necessário o uso do javascript habilitado.

Se não gosta/quer/sabe desenvolver em ajax, seja honesto e diga isso, melhor do que querer criar barreiras onde não existe.

Se eles querem isso, é porque viram em algum lugar algo parecido funcionando, pergunte a eles se eles tem exemplos disso para você poder verificar como foi feito e se é possivel replicar isso no sistema deles.

Não acho que seja o mais indicado fazer o sistema todo em ajax, mas várias partes do sistema poderiam utilizar desse recurso, agilizando o trabalho do usuário, e creio que seja esse o objetivo do cliente ao querer um sistema assim.

Sobre deixar o sistema "bonitinho", isso é feito com outros recursos como o Willian disse não necessariamente com o uso de ajax.

Note que o ajax é extremamente simples e muito fácil de se aprender, uma busca rapida por ai mostrará isso, e o que muda é onde esse recurso será implementado, se é num combobox, text input, select, etc...

Compartilhar este post

Link para o post

Tudo depende do público alvo de seu sistema. Dependendo dele não há problemas em um sistema todo em ajax. Mas você está fazendo confusão em alguns conceitos. Ajax não são efeitos bonitos, como disse o William Bruno.

Na maioria das vezes a escolha para um sistema todo em ajax vai da arquitetura do sistema, as vezes permitindo que o desenvolvimento todo em ajax se torne mais rápido.

Um exemplo totalmente baseado em ajax(na verdade é híbrido, pois dá para utilizar sem javascript também) é o twitter(pelo menos grande parte). Outro exemplo, também híbrido, gmail. Se não me engano o orkut também é.

Compartilhar este post

Link para o post

#9,

Não cheguei a ler todos os comentários, mas um problema critico de um site 100% em ajax é o SEO.

exato!

exceto para os casos de sistemas fechados numa lan ou um b2b.. aí pode usar o que quiser, basta especificar os resquisitos aos usuarios.

#1,

Fora que falei pra eles que não tenho expertise neste assunto, por isso iria demorar muito tempo para desenvolvê-lo.

mesmo eles gostando ou não de você, foi um ponto negativo para sua imagem.

pense se você estivesse na pele deles.. eles podem estar procurando quem seja capacitado para fazer.

sugiro que encare isso como um desafio, uma oportunidade para você se especializar, agregar mais valor ao seu currículo.

Adote uma postura profissional e converse novamente com seus superiores. Eles vão gostar.

Compartilhar este post

Link para o post

Não cheguei a ler todos os comentários, mas um problema critico de um site 100% em ajax é o SEO.http://www.mestreseo.com.br/ajax-seo/ajax-e-seo

Quanto ao SEO não é um problema pois se trata de um sistema. Agente não quer que ele seja indexado pelo google mesmo.

#9,

Não cheguei a ler todos os comentários, mas um problema critico de um site 100% em ajax é o SEO.

exato!exceto para os casos de sistemas fechados numa lan ou um b2b.. aí pode usar o que quiser, basta especificar os resquisitos aos usuarios.#1,

Fora que falei pra eles que não tenho expertise neste assunto, por isso iria demorar muito tempo para desenvolvê-lo.
mesmo eles gostando ou não de você, foi um ponto negativo para sua imagem.pense se você estivesse na pele deles.. eles podem estar procurando quem seja capacitado para fazer.sugiro que encare isso como um desafio, uma oportunidade para você se especializar, agregar mais valor ao seu currículo.Adote uma postura profissional e converse novamente com seus superiores. Eles vão gostar.

De qualquer será que vale apena então usar um sistema todo em ajax?

Aprendendo um monte estou mesmo, cada dia descubro novas funcionalidades.

Então resumindo, é possível sim desenvolver um sistema web 100% baseado em ajax. Não há problemas, só um pouco mais de trabalho. É isso galera?

Compartilhar este post

Link para o post

@brunocampos_, é possível sim, por isso eu disse hashs( # ) lá em cima.

Então resumindo, é possível sim desenvolver um sistema web 100% baseado em ajax.

sim, é possível. Mas antes de perguntar se é possível, pergunte se é necessário.

Não há problemas, só um pouco mais de trabalho. É isso galera?

putz.. você leu mesmo o meu post ?

http://wbruno.com.br/blog/2011/04/08/o-que-e-ajax-e-o-que-nao-e/

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.