Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elektra

Sugestão: redesign do layout do fórum

Recommended Posts

O layout anterior eu gostei e elogiei com entusiasmo o visual clean, com exceção do rodapé.

Fiquei feliz ao removerem os links patrocinados que disputavam espaço com o code. Publicidade é necessária mas não deve ser invasiva.

O layout atual não agradou NADA, tem negrito em excesso, está espremido na largura mesmo clicando no botão para ocultar a lateral direita, e manteve o rodapé pavoroso. Até os ícones estão menos atraentes. Só se salva o topo.

Não estou reclamando, nem há nada de pessoal. É apenas sugestão.

Por favor, contratem alguém capaz de criar um layout mais atraente.

Fóruns internacionais é uma boa referência.

:natalwink:

Não foi possível editar em 30 minutos (peço desculpas pelo up).

Nenhum conteúdo sobrevive a uma embalagem não atraente.

Fórum de tecnologia onde o maior destaque é desafio é fotos de smartphones, pensamentos tecnológicos no perfil ou botões sociais é bom ficar atento.

Opinião pessoal(que não interessa a ninguém): achei horrível.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Achei ruim tb...sumiu a info de quem foi o ultimo a postar no tópico..isso obriga a entrar toda hora p/ ver se alguem postou algo novo

Compartilhar este post

Link para o post

Elektra, sobre o negrito em excesso, onde exatamente está tendo esse problema?

Pergunto pois se for principalmente no corpo dos posts, dá uma checada se você tem instalada no PC a fonte Helvetica Neue ALÉM, se tiver, da Helvetica Neue Bold.

Digo isso porque eu tenho apenas a versão Bold dessa fonte e o novo layout usa a Helvetica Neue (regular), e por não encontrar a fonte certa, usa a mais próxima, no caso, a Bold.

Parece até preguiça do navegador em usar a fonte certa...

Compartilhar este post

Link para o post

Helvetica não é fonte padrão do Windows e CSS sempre usa um grupo de fontes afins.

O negrito demasiado agride a visão. Uma fonte em tamanho adequado é o suficiente para o destaque de subtítulos.

negrito2.jpg

Uploaded with ImageShack.us

Um rodapé grande e bonito para inspiração:

rodapegrande.jpg

Outro rodapé interessante:

simple4.jpg

:natalbiggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que no rodapé do fórum o usuário poderia trocar o template do fórum.

Para isso tem o select, só tem o iMasters 2012.

Também nesse novo não mostra qual o ultimo post como o Algalord falou,

E ainda continua o problema do cadastrado aparecer somente a hora, quando visualiza o perfil na parte "cadastrado:" aparece a hora que o usuário foi cadastrado.

Já quando está olhando um tópico ta norma.

Compartilhar este post

Link para o post

A ausência do festival de banners certamente é apenas momentânea.

Idem para os botões sociais (que ninguém clica).

Outros aspectos deficientes me abstive mencionar.

Esta área do fórum é algo inútil, a linguagem bem aceita são os elogios.

Ao menos o chefe leu. Talvez pense a respeito.

Compartilhar este post

Link para o post

No início estranhei a largura, agora achei até melhor.

Não gostei muito dos títulos também, mas por um lado o fórum ficou mais limpo com esse layout. E muito pelo contrário: os antigos ícones sim poluíam a página.

E acho que você deve rever seus conceitos sobre rodapés, porque para um rodapé de fórum, o do iMasters já é o suficiente. Só pecaram no rodapé do portal: http://imasters.com.br/, pois como portal, eles deveriam dar mais destaque à algumas coisas e informações.

Agora fórum tem que ser clean mesmo, se o fórum fosse todo que nem o topo daqui já ia incomodar. Fórum não tem que ser bonitinho, todo trabalhado no design. Ainda mais o do iMasters que já é pesado que dói..

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre não mostrar quem postou por último, é questão de costume. Você tem dois ícones, "novos posts" e "sem novos posts". Basta observá-los. Outro detalhe é que a data e hora que aparece na frente do post é sempre do último post.

Outra observação que talvez alguém possa questionar, então já fica como dica, é que em casos de tópicos com mais de uma página, se você clicar no título do tópico, você abrirá a primeira página dele. Se você clicar sobre a data/hora, você vai para o último post.

Particularmente gostei desse layout, precisei de uma semana para acostumar com ele.

Críticas e sugestões fazem parte, principalmente quando há uma mudança "radical", por isso são bem-vindas.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente demora para se acostumar. De início também não gostei, mas agora vejo que fico mais simples a navegação.

Só acho que faltou o link para os subfóruns direto na lista de fóruns na index.

Compartilhar este post

Link para o post

O que agrada dispensa tempo para se acostumar.

Observem que na mudança anterior choveram elogios espontâneos, foi unanimidade.

Não estou questionando o sistema, ou navegação, falo do layout. O sistema travava demais da conta, qualquer melhora é lucro.

Não me atrai excesso de 'enfeites', firulas em plaquinhas e tal, mas os ícones atuais não criam um contraste que valorize a página. São 'inexpressivos'. Negrito demais é falta de noção.

Rodapé clean é tudo de bom, um vazio gigantesco em desarmonia com a paleta de cores é outra história. Isso já foi comentado por diversos colegas há 1 ano atrás, esse é feio demais.

Os banners virão, ninguém se ilude.

Algum tempo colaborando na avaliação de layouts para outros usuários do fórum, o convívio com colegas da área, muita observação, excelentes instrutores numa formação web e a boa receptividade na tarefa voluntária aguçaram meu senso estético.

Quando considero adequado elogio, mesmo se minhas preferências pessoais são outras, nenhuma campanha muda minha opinião.

Como mencionei, fóruns internacionais são uma excelente referência. Visual leve, simples, prático e conteúdo abundante.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre não mostrar quem postou por último, é questão de costume. Você tem dois ícones, "novos posts" e "sem novos posts". Basta observá-los. Outro detalhe é que a data e hora que aparece na frente do post é sempre do último post.

Outra observação que talvez alguém possa questionar, então já fica como dica, é que em casos de tópicos com mais de uma página, se você clicar no título do tópico, você abrirá a primeira página dele. Se você clicar sobre a data/hora, você vai para o último post.

Particularmente gostei desse layout, precisei de uma semana para acostumar com ele.

Críticas e sugestões fazem parte, principalmente quando há uma mudança "radical", por isso são bem-vindas.

hargon...qto ao novo icone eu até concordo...mas se basear pela data e hora é complicado hein..n tem como você "decorar" data e hora que estava ali antes e comparar para ver se tem algo novo rsrs

Compartilhar este post

Link para o post

O sistema travava demais da conta, qualquer melhora é lucro.

Bom, quanto ao consumo de memória excessivo porparte do navegador ao usar o Fórum, eu resolvi boa parte usando extensões do navegador NotScript para Chrome e NoScript para Firefox.

Com ambas as extensões você bloqueia os JavaScript que não interessam. No caso do fórum:

imasters.com.br

googleapis.com

google.com

Essas três são essenciais pois agregam funcionalidade básica ao Fórum.

googlesyndication.com

twitter.com

google-analytics.com

nspmotion.com

Essas quatro eu desativo. Sei que não deveria desativar o acesso ao Analytics, mas prefiro sacrificar uma estatistica do que ficar sem usar.

O resultado é que mesmo com 7 (agora) ou mais abas tenho travamento mínimo no meu mais do que modesto notebook.

Adicionalmente, o João Batista está trabalhando num sistema de cache diferenciado (segundo ele) para maximizar ainda mais a performance.

Nativamente o sistema do fórum já faz cache de algumas informações, eu imagino que ele esteja ou cacheando mais informações ou cacheando de outra forma mais eficiente.

Os banners virão, ninguém se ilude.

Bom, o iMasters é uma empresa que como qualquer outra precisa ter fontes de renda para não apenas se manter mas ter algum lucro.

No meio Web a mais básica dessas receitas provém de publicidade.

Porém eu tenho certeza que não farão a ENORME besteira de fazê-las dividirem espaço com os tópicos.

Cada um no seu quadrado. No topo, logo abaixo da primeira resposta, a cada X respostas, no rodapé... Tanto faz pra mim. Se a empresa ganha sem me atrapalhar, tá valendo.

Claro, poluição visual é horrível, mas isso depende de quem manda no negócio. Se quiserem maximizar o lucro sacrificando o conforto, paciência.

Algum tempo colaborando na avaliação de layouts para outros usuários do fórum, o convívio com colegas da área, muita observação, excelentes instrutores numa formação web e a boa receptividade na tarefa voluntária aguçaram meu senso estético.

Sou igual a você, mas num nível mais moderado afinal, até onde me consta, direta ou indiretamente você trabalha com design mais do que.

Posso não entender lhufas do assunto, mas sei do que gosto e do que não gosto. E com isso desenvolvi um senso crítico tão alto, que as vezes até me incomoda.

Como mencionei, fóruns internacionais são uma excelente referência. Visual leve, simples, prático e conteúdo abundante.

Nem todos. Tem uns tão espartanos que Deus me livre!

hargon...qto ao novo icone eu até concordo...mas se basear pela data e hora é complicado hein..n tem como você "decorar" data e hora que estava ali antes e comparar para ver se tem algo novo rsrs

Quanto à essa questão, eu ACHO que se você acessa um tópico X em determina hora, se mais tarde você volta e acessa o mesmo tópico, SE você esperar a página carregar completamente antes de rolar a tela procurando a última resposta que você lembra ter visto, o próprio sistema do fórum salta a tela para baixo até o dito post.

O problema é que a maioria de nós não tem essa paciência e assim que a página abre rola a tela, abortando esse salto automático. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não acho uma boa idéia desativar o analystics pois é uma ótima ferramenta, deve fazer falta,

Mas continuo achando que o usuário devia poder mudar o layout no rodapé,

Tem um select que só tem o Imasters 2012, da para por também outros pro pessoal que não gostou do layout novo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também não gostei, achei o layout muito pequeno (largura).

De fato, a barra lateral poderia diminuir "um dedo e meio" que ficaria bem melhor.

Mas no quesito largura, quem sofre mesmo é que usa o Mensageiro com frequência. A parte direita está ainda mais estreita.

Compartilhar este post

Link para o post

Olha como fica na resolução recomendável ao meu monitor (1920 x 1080).

1920o.jpg

Agora não está carregando imagens (não vou usar minha conta no ImageShack pra isso).

Uso 1440 x 900, com zoom +120 no Chrome e ainda incomoda. :nataldry:

Compartilhar este post

Link para o post

Continuo achando que no select no rodapé deveria ter mais layouts(só tem o imasters 2012), isso evitaria discucoes

Continuo achando que no select no rodapé deveria ter mais layouts(só tem o imasters 2012), isso evitaria discucoes

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente.. Isto é um retrocesso.. Tamanho fixo.. Divs com scrollbar para poder exibir todo conteúdo.

Primeira coisa que eu fiz foi tentar ver se o layout antigo estava disponivel la embaixo.

Nao creio que quem tem monitor grande se acostumára a este layout fixo. Pelo fato do padrão de todos os fórum que eu conheco não usar layout fixo. Usuario novo que entra tb deve estranhar somente o iMasters usar tamanho fixo.

Bom acho que o iMasters sabe o que faz, e logo poderemos mudar para o layout antigo quem quiser. Ele era mais bonito/moderno rsrs.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.