Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Juninho Vox

Script CSS/CSS3 para Navegadores

Recommended Posts

Fala Pessoal, td blzera?

 

Pessoal, estou com uma duvida e se possível gostaria de muitas opiniões!

Estive durante algumas semanas estudando os erros de incompatibilidade entre navegadores, Google Chrome, Mozilla Firefox, IE 7, 8 e 9, Ópera e Safari.

Acontece que muitos dos meus códigos dão erros no IE em básicamente todas as plataformas do IE ressalvo o IE9 e também no Ópera em muitos casos.

A minha pergunta é a seguinte:

Existe algum(ns) script(s) que possam fazer a correção dos problemas dos próprios navegadores, ao contrário de termos nós web designers e programadores nos acabarmos na produção de varios CSS's e muitas vezes tendo que utilizar Hacks para determinado navegador?

Eu fico pensando o seguinte, apartir do próximo ano (2012) vão ser lançadas algumas plataformas para HTML5 e CSS3, eu por exemplo aguardo a plataforma da Adobe chamada Adobe Edge que vem com o intuito para programação de HTML5 e CSS3. Como ficariamos com essa nova tecnologia sendo que os navegadores muitas vezes não ajudam? Não que eu sempre esteja certo, mas valido meus código no W3C e estou deixando de lado todos os meus hábitos e vícios na programação de HTML e CSS para ter razão quando ficar puto da vida com certas versões de navegadores.

Novamente pergunto a vcs, existe alguma maneira de corrigir erros dos navegadores implementando alguns scripts em nossas páginas?

Pessoal vendo na internet em varios fóruns e aqui mesmo vejo que muitas pessoas estão preocupadas como achar brechas para determinado navegador e corrigir com hacks, acho isso uma enorme perda de tempo, tendo que fazer vários CSS's além de ser muita gambiarra no bom palavreado!

Se alguém tiver idéias, dúvidas e soluções, por favor vamos postar aqui para se tentar chegar em algum lugar e tentar resolver esses problemas que nos atormentam diariamente.

 

 

Valew Pessoal...!

Abraços a todos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, um código bem escrito funciona em qualquer navegador IE7+... Pra brincar com o IE6 é um pouco mais complicado, sendo necessário às vezes alguma folha de estilo condicional.

 

Não existe script nem fórmula mágica para resolver esses problemas de compatibilidade, o único jeito é testar DURANTE o desenvolvimento para não ter dores de cabeça depois.

 

Quanto ao HTML5/CSS3, aí não tem jeito, ou o usuário atualiza o navegador, ou não vai poder dispor desses recursos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem alguns scripts que ajudam bastante no desenvolvimento em HTML5, mas pra CSS3 ainda não vi nenhum. Eu uso nos meus sites o Javascript abaixo, que faz o Internet Explorer identificar os novos elementos do HTML5 (header, nav, section...), é bonzinho.

      <!--[if lt IE 9]>
      	<script src="http://html5shiv.googlecode.com/svn/trunk/html5.js"></script>
   	<![endif]--> 

Pra CSS3 existem alguns hacks pra IE, pra funcionar as bordas arredondas principalmente.

Mas é aquela coisa meio "parcial". Fórmula MESMO não existe.

 

Não existe script nem fórmula mágica para resolver esses problemas de compatibilidade, o único jeito é testar DURANTE o desenvolvimento para não ter dores de cabeça depois.

 

Quanto ao HTML5/CSS3, aí não tem jeito, ou o usuário atualiza o navegador, ou não vai poder dispor desses recursos.

[]s,

Diéssica Gurskas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, um código bem escrito funciona em qualquer navegador IE7+... Pra brincar com o IE6 é um pouco mais complicado, sendo necessário às vezes alguma folha de estilo condicional.

 

Não existe script nem fórmula mágica para resolver esses problemas de compatibilidade, o único jeito é testar DURANTE o desenvolvimento para não ter dores de cabeça depois.

 

Quanto ao HTML5/CSS3, aí não tem jeito, ou o usuário atualiza o navegador, ou não vai poder dispor desses recursos.

Olha...um bom CSS não funciona bem em todos os navegadores não, pelo jeito você não trabalha com MAC...!

Existem diversos tipos de funções CSS que não funcionam tanto no IE6 qnt no IE7...isso em vários fóruns eu tive esse mesmo post com mais respostas de tutoriais para esse fim.

O fato é que o próprio google tem alguns scripts para fazer esses navegadores entenderem o HTML5 e algumas funções em CSS/CSS3 que esses navegadores não entendem.

A minha idéia é desenvolver algo que não seja necessário criar dois ou mais CSS's para uma única página mas sim um script que faça esse trabalho! Ou seja...um script pronto é para a vida inteira, se for fazer CSS para cada navegador é muito trabalho para atingir um público bem alto, porém sabemos que é por pouco tempo, afinal o HTML5 e o CSS3 está ai, quem não se atualizar está ferrado, pois todas as grandes empresas estão migrando desde já vários de seus aplicativos para o HTML5 e os usuários terão que se atualizar.

Me parece uma resposta simples demais para um moderador, mesmo assim obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é porque ele é moderador que ele tem que escrever um livro. Foi uma resposta simples e objetiva, para que ficar enrolando se no final a mensagem passada é a mesma?

 

Concordo com o Henrique, se o código for bem feito funcionará em qualquer navegador, inclusive IE7+. O único que pode oferecer problemas extras dependendo dos recursos utilizados é o IE6.

 

 

HTML5 e CSS3 estão crescendo mas ainda não estão grandes o suficiente para que sua utilização seja livre de problemas.

O fato é que se você quer economizar em folhas de estilos, então procure criar layouts simples, sem muitas firulas, assim você precisará de muito menos código e muito menos adaptações para diversos navegadores.

 

O desenvolvimento não pode ser baseado no que se pode fazer com CSS3. O CSS3 deve ser utilizado como um adicional para melhorar o visual de seu site, mas o produto final deve ser exibido perfeitamente tanto em navegadores que suportam a nova linguagem quanto em navegadores que não a suportam.

 

Infelizmente esta é a nossa realidade atual, quem sabe num futuro próximo (ou não) isso melhore.

 

 

Realmente não temos muitas opções, ou fazemos um layout simples que não dê muito trabalho, ou fazemos um com um pouco mais de detalhes onde possivelmente precisaremos de uma folha de estilos adicional.

 

 

Abraços

João Prado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto ao fato de ser moderador, ninguem espera um expert ou intelectual, mas acredito que são pessoas com maior grau de experiencia e conhecimento que o meu por exemplo, apenas espero uma ajuda que possa me levar a algo como tutoriais ou dicas mais completas!

O Designer e programador que vive de criar layouts simples não vai a procura de posts em fóruns...ele se sente confortável no mundinho dele!

Reafirmo, se vcs utilizam apenas Windows como plataforma, existe um enorme grau de diferença para o mundo MAC, eu trabalho com os dois e valido todos os meus códigos tanto HTML como CSS no W3C e lhe digo que não funciona perfeitamente, eu e alguns amigos já fizemos testes com páginas testes e com vários código validados, o IE 6 e 7 são os únicos problemas em nossas vidas, porem são necessários pois muitos usuários não tem conhecimento de atualização!

Já o caso do HTML5 como você disse ele ainda precisa ganhar mercado, já o CSS3 não tem que ganhar mercado, já se trata do presente!

 

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre o html5 e o css3 ganhar ou não mercado, isso é irrelevante se considerarmos que para desenvolver usando essas tecnologias precisamos ter navegadores que os suportem.

Coisa que infelizmente o ie6 não o faz.

 

Então ou desenvolvemos usando tecnologias que ainda estão em desenvolvimento, ou usamos o que é amplamente aceito por todos os navegadores que tentaremos abraçar nesse processo de tornar o site 100% compativel com navegadores velhos, novos, e microondas.

 

Mas mais importante que desenvolver o site com suporte a todos os navegadores possiveis existentes no mercado (a menos, é claro, que receba por isso) acho mais produtivo fazer o site de acordo com o publico alvo do mesmo.

De que adianta fazer site totalmente funcional no ie6 se a maioria esmagadora do publico alvo desse site utiliza firefox 7 ?

Se sobrar tempo e orçamento para tornar o site compativel com as minorias que visitam ou podem visitar o site, ótimo, senão, algumas poucas funcionalidades não estarão disponiveis para o usuário que acessar com esse navegador em particular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha...um bom CSS não funciona bem em todos os navegadores não, pelo jeito você não trabalha com MAC...!

Existem diversos tipos de funções CSS que não funcionam tanto no IE6 qnt no IE7...isso em vários fóruns eu tive esse mesmo post com mais respostas de tutoriais para esse fim.

Cara, existe safari para Windows também, o engine é o mesmo...

 

Me parece uma resposta simples demais para um moderador, mesmo assim obrigado!

Mas se a resposta É SIMPLES, pra que complicar?

Conhece o lema da engenharia: "O mais simples, que funcione"?

 

Quanto ao fato de ser moderador, ninguem espera um expert ou intelectual, mas acredito que são pessoas com maior grau de experiencia e conhecimento que o meu por exemplo, apenas espero uma ajuda que possa me levar a algo como tutoriais ou dicas mais completas!

Mas foi a melhor dica que eu te dei: APRENDA A DESENVOLVER PARA O IE6/7, só que estava implícita...

Perfeito às vezes não dá para deixar, mas é possível conseguirmos uma qualidade aceitável.

 

Reafirmo, se vcs utilizam apenas Windows como plataforma, existe um enorme grau de diferença para o mundo MAC

Eu utilizo Windows e Linux, que representam 95% dos usuários finais, pelo menos aqui no Brasil, onde MAC é para poucos fanáticos (no bom sentido) por tecnologia.

 

eu trabalho com os dois e valido todos os meus códigos tanto HTML como CSS no W3C e lhe digo que não funciona perfeitamente, eu e alguns amigos já fizemos testes com páginas testes e com vários código validados, o IE 6 e 7 são os únicos problemas em nossas vidas,

Isso ocorre devidamente pelo fato dos IE8- não seguirem o padrão da W3C, então não adianta muita coisa validar o código.

Além disso, um bom código não se resume apenas à validação, é preciso levar em conta a semântica também...

 

Muitos sites grandes, como Youtube, Orkut e Facebook já pararam de dar suporte ao IE6. Entretanto, nós, reles mortais, precisamos esperar que essa medida surta efeito, o que não deve demorar muito...

Eu já me dou ao luxo de ignorar o IE6, pois a fatia de usuários do mesmo é próxima de 1% segundo os dados do Google Analytics de um site que desenvolvi. O IE7 é uma nhaca também, mas é contornável, nada que alguns comentários condicionais não possam resolver no pior dos casos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu se quer penso em utilizar o IE7 quanto mais o IE6, porém ainda existem usuários que teimam a utilizar esses navegadores e não atualizam e os clientes correm para nós desenvolvedores com esses problemas! Agora como explicar isso para os leigos? Quanto aos navegadores eu entendo a parcentagem e a supremacia do Windows e Linux nos navegadores, mas existem 5% que também preciso me preocupar! Mas confesso que não tenho mais problemas com a plataforma MAC pois já resolvi tds os erros que tive com essa plataforma, meus problemas mesmo é o IE7...tenho muitos problemas com essa versão do IE!

Mas estou gostando da discussão no post agora, isso sim é legal, ver opiniões diferentes ajudam a esclarecer muitas duvidas!

 

 

Obrigado pela participação no post!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existe algum(ns) script(s) que possam fazer a correção dos problemas dos próprios navegadores,

Pessoalmente eu não acredito que isso seja "possível".

Pois tratar incompatibilidades, não se trata apenas de "adicionar" regras css, ou trocar uma coisa pela outra.

Logo, não vejo como criar um script que consiga dizer que "tal coisa", não funciona em "tal navegador", já que esse tipo de análise, não é tão simples. Mentalizo uma cadeia gigantesca de if/elses, que nem posso afirmar se realmente estarão aplicando "apenas se necessário".

 

 

 

As vezes o erro está na forma como foi desenvolvido. Aqui mesmo no fórum, muitas das dúvidas que surgem, são pq vários membros iniciantes nesse mundo, tendem a "ir fazendo", sem ter uma idéia clara do resultado que querem, e sem saber "de cabeça", se vai ou não funcionar.

 

É esta tentativa e erro, que gera a maioria dos problemas. Tal código que só funciona em um browser, e não em outro.

O código ideal, é aquele que faz sentido para o desenvolvedor.

 

 

Eu por exemplo, trabalho em um MAC. Não saio codificando sem saber oque vai dar.

Não saio chutando propriedades css, valores, seletores, sem saber quais realmente funcionam(e oque eles fazem exatamente). A minha experiência nesse mundo, já me diz quais são mais "compatíveis".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apesar de não me tirar as dúvidas necessárias, concordo que existem muitas vezes uma falta de saber o que funciona ou não funciona na determinada plataforma na versão desejada.

você me deu uma idéia muito boa, vou fazer uma lista de propriedade que funcionam ou não em determinadas versões do IE, apesar de já ter lido uma tabela da Microsoft vou filtrar essa tabela aos dedos para fazer algo funcional para o IE 7!

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.