Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

inx

Flash Morreu?

Recommended Posts

Diéssica, infelizmente não adianta discutir isso aqui. Tem usuário que não entende nada, mas acha que entende muito...acha que é o dono da razão...acha que fala em nome da Adobe :natallaugh:

 

Discutir, com algumas pessoas, que não entendem ou que não trabalham ou que não vivem de desenvolvimento web é difícil, pois eles não tem argumentos, não respondem as coisas, pois não sabem.

 

Sobre o tópico, minha opinião:

- o flash não morreu, ainda, mas vai e em pouco tempo. Já disse lá no outro tópico: http://forum.imasters.com.br/topic/450357-flash-is-dead-no-no-no que os smartphones e tablets da dupla Apple / MS não suportam. E não estão vendendo poucos. Como ficarão os usuários? Li aqui nesse tópico algo sobre um tablet e um site de um cliente. Gente, quem trabalhou na área de desenvolvimento web, principalmente de sites e pequenos sistemas sabe que você não pode dizer pro cliente "compra tal tablet" ou "comprou a tablet errada". Isso é ridículo, o cliente te manda embora em dois minutos.

 

- o flash ainda é melhor pra joguinhos? Sim, ainda é....ainda..... http://tableless.com.br/commander-conquer-tiberium-alliances/ E quem falar que o html5 vai demorar muito pra "estar na área" vai se passar por desconhecedor do assunto (ou outra palavra mais forte), pois além desse link temos o AngryBirds do Chrome. A coisa tá evoluindo e não vai demorar muito....daqui a poucos anos tendo um navegador, descente, você terá "tudo".

 

- Os IEs são um problema pra desenvolvedores? Com toda e absoluta certeza sim. Mas a MS, a partir de janeiro/fevereiro do ano que vem vai atualizar automaticamente o navegador. Isso vai melhorar muito as condições de trabalho pra gente...e vai melhorar mais ainda pra quem trabalha com html's e css's.

 

Só que não é assim que nem você pensa, desenvolvedores xhtml/css não encaram o flash não por ser algo diferente e sim por não darem conta do recado, afinal onde está a graça do xhtml/css? Agora o flash, para se fazer um layout liquido, precisa se pensa muito mais do que em xhtml css.. é facil, é e muito... mas requer mais habilidade pra quem desenvolve em flash...

Eu sou um desenvolvedor xhtml/css e acho que quem não dá conta do recado é quem trabalha com flash. Quantos e quantos caras que faziam banners super-hiper-mega-animados (e feios) em flash ou menus ridículos em flash e pediam ajuda pra colocar no site...putz, isso é ridículo.E montar um site inteiro em flash por causa de uma animação?!?!?! Pior ainda...

 

 

Espertos são os bancos que se focam no IE, até hoje a caixa economica por exemplo só funciona no IE, o BB a pouco tempo começou a funcionar no Chrome, e a bronca vai seguindo... com eles as pessoas não tem querer, se quiser acessar sua conta, por favor use o IE.. Agora se eu tentar dizer o mesmo pra um cliente ele me manda...

Cara, acesso o BB a alguns anos via Firefox e Chrome e funciona bem. Numca tive probelmas.

 

E mais, não vemos portais ou mega-sites (até os pequenos) totalmente em flash. Se houvesse uma forma de mensurar isso a diferença seria esmagadora, seria até ridículo.

Mas aí vem alguns e dizem que é bom pra fazer animações :natalhappy: que é bom pra fazer joguinhos :natallaugh: e tudo isso vai embutido dentro de um html :natalw00t:

Se fosse tão bom, tão fo o próprio site da Adobe seria 100% flash.

 

O fato é o seguinte, cada "coisa" tem uma necessidade e escolher a melhor ferramenta vai ajudar, vai diminiuir o custo, e principalmente, vai agradar o seu cliente.

Se a melhor ferramenta for o flash, beleza, detona lá.

Se a melhor ferramenta for o html+css, com opção de visulizar nos navegadores, nos smartphones e nas tablets "da modinha", detona lá.

 

Quem trabalha, de verdade e não fica brincando, sabe o que é a realidade. Sabe o que é necessário pra agradar o cliente, pra formar uma boa parceria e, consequentemente, um bom dinheiro.

 

É isso :natalsmile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Vamos manter o nível.

 

 

Acho a discussão muito interessante e de grande valia até. Mas, antes de iniciar qualquer argumento temos que ter em mente duas coisas:

 

- Estamos na área de Flash, ou seja... (não preciso dizer nada né...)

- Discutir isso é como discutir religião... cada um com a sua própria razão.

 

Dito isso, vamos acompanhar uns fatos:

 

- HTML 5 e CSS3 não veio para substituir ninguém. Entendam, de uma vez por todas: HTML é marcação, CSS é a personalização da página (tem um termo correto, mas eu esqueci... blush.gif) e JS é o comportamento da página.

 

Olhem, uma coisa é certa: que o JAVASCRIPT pode fazer quase tudo o que o Flash faz, isso é vero. O HTML5 só veio para simplificar esse processo, justamente com a tag <canvas> que após uma boa experimentação poderá (quem sabe?) sim fazer animações complexas de personagens (jogos já são possíveis e até simples de se fazer dependendo do escopo).

 

Olhando mais a fundo, acredito que não se trata de 'O flash morreu/está morrendo' mas sim 'usar o flash onde realmente ele é necessário e mais eficiente'. Vejam o caso do http://grooveshark.com/.

 

Ele era totalmente em flash (streeming) e após uma reestruturação foi desenvolvido totalmente m html, css e js. Ficou mais leve? Ficou (palavra de um usuário assíduo... :joia:). Melhorou o carregamento? Sim, muito. É um bom case de exemplo? Claro. Mas, entretanto, porém, contudo... existe o case YouTube, que casou muito bem com o Flash Player (apesar de existirem rumores de que ele está seguindo o caminho do GrooveShark... aguardemos).

 

O fato é que não devemos ser xiitas de nenhuma tecnologia. Como profissionais temos que ter a obrigação de saber qual a melhor opção para determinado cliente/job. Se for Flash, qual o problema? Se for o trio (que adoro... :D) HTML, CSS e JS, poxa... ótimo! O importante é o resultado final atingir o objetivo do cliente!

 

O que acham?

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O fato é o seguinte, cada "coisa" tem uma necessidade e escolher a melhor ferramenta vai ajudar, vai diminiuir o custo, e principalmente, vai agradar o seu cliente.

 

....

 

Quem trabalha, de verdade e não fica brincando, sabe o que é a realidade. Sabe o que é necessário pra agradar o cliente, pra formar uma boa parceria e, consequentemente, um bom dinheiro.

 

 

O fato é que não devemos ser xiitas de nenhuma tecnologia. Como profissionais temos que ter a obrigação de saber qual a melhor opção para determinado cliente/job. Se for Flash, qual o problema? Se for o trio (que adoro... :D) HTML, CSS e JS, poxa... ótimo! O importante é o resultado final atingir o objetivo do cliente!

 

Achei ótima sua resposta T.Colucci :natalsmile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo de quem disse que esse assunto não pode ser discutido aqui, afinal, qual o problema?

somos tão xiitas que não vamos mudar nossa opinião assim? ou não seria o contrário, e quem afirma isso é quem pensa "não vou discutir com eles, já que não vão concordar comigo" :nataltongue:

 

Mas como alguem já disse, o melhor ponderar quando é melhor usar uma tecnologia ou outra,

usar o flash apenas para produzir algum projeto que tenha muita interatividade ou apelo visual,

e HTML para outros casos que não requerem esse tipo de coisa, ou quando o conteúdo textual for

o mais importante(por questões de SEO), ai sim o HTML é melhor escolha que o flash, e sempre foi(ou deveria ser) usado para esses casos

 

O problema é quando por teimosia, ou simples desconhecimento, o desenvolvedor usar a sua tecnologia 'favorita' para algum projeto que ela não é a melhor escolha

 

eu também odeio quando entro em sites de restaurantes, pizzaria, e vejo que ele foi (mau) feito todo em Flash, é pesado, e nem o endereço o infeliz deixa selecionar

 

o mesmo pode-se dizer quando vejo algum site feito em HTML5, com mais interatividade, e rodando

até legal no crome, e quando, só de sacanagem, eu resolvo abrir ele no IE8 ou Firefox, e vejo que não funciona(por exemplo o HTML5 Showcase que a Apple fez, e só funciona no safari)

 

Se por usar o Flash você vai deixar seus usuários de Tablets e Smartphone de fora,

usar o HTML5 pode deixar os usuário de algum navegador especifico fora do seu site tb

 

Isso é algo que deve ser discutido com o cliente, para avaliar a melhor opção, qual desses visitante deve dar prioridade, e se for o caso, fazer um projeto separado para essa 'minoria'

 

 

Mas falando sobre o assunto do tópico, e como eu disse no outro (q foi muito bem trollado pelo Prog :nataltongue: ), o Flash entrou em fase em que o seu uso vai diminuir, mas falando de hoje,

o HTML5 não substitui o flash totalmente e por uma estimativa da Adobe, vai levar uns 3 à 5 anos para isso

 

Para quem é desenvolvedor Flash, eu recomendo, vá aprendendo Jquery,

você vai odiar no começo, e vai pensar "se fosse em flash eu já teria terminado rs",

eu sei, já passei por isso, mas é algo que você vai precisar aprender, mais cedo ou mais tarde

 

 

 

ao @inx,

eu recomendo você dizer a seu cliente que se ele quer o projeto rodando em Tablets, diga que

vai precisar de um projeto apenas para isso, mesmo que você faça em HTML/CSS/JS, é provavel

que você tenha que mudar algumas coisas, como não usar tooltips, e diminuir o peso da página, etc

 

 

a @Annes,

Pelo menos para essa parte de EAD, o flash ainda é a melhor opção, principalmente nesse

seu caso que possui muita animação vetorial, uma alternativa que esta sendo feita pela a Adobe é o Edge, ainda é Beta: http://labs.adobe.com/technologies/edge/

Alguns designers que trabalham comigo usaram, e não gostaram, é bem inferior ao flash, ainda

 

 

 

 

ao @Giovani

 

Cara, o unico ponto que discordo de ti:

"Se fosse tão bom, tão fo o próprio site da Adobe seria 100% flash. "

 

Nana a ver isso, como eu disse, o erro é usar uma tecnologia para algo que ela não se propõe a resolver, e principalmente quando um outra é a melhor opção

 

 

 

pra finalizar, eu vejo as coisas assim: o HTML5 é a promessa para o futuro, mas enquanto ele não chega, não precisamos ter pressa para descartar o flash, quando ele é a melhor opção

 

 

 

 

 

[]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nesse caso não estou falando de html5. Estou falando de comodidade do cliente do cliente :natalhappy: Alguns dizem que é modinha ter iPad ... eu tenho um e depois que eu comprei ele não ligo mais o note em casa. Se preciso resolver algo do trabalho em casa, vai ser pela tablet. Consigo acessar tudo que preciso e mais ainda.

Se por usar o Flash você vai deixar seus usuários de Tablets e Smartphone de fora,

usar o HTML5 pode deixar os usuário de algum navegador especifico fora do seu site tb

 

Você tem razão! É que eu fico meio revoltado com xiitas que vem até aqui, cospem informações e dizem que o Flash é fo%*, que faz isso que faz aquilo e tal. Na verdade nem eles sabem direito o que o Flash faz.

Cara, o unico ponto que discordo de ti:

"Se fosse tão bom, tão fo o próprio site da Adobe seria 100% flash. "

 

Nana a ver isso, como eu disse, o erro é usar uma tecnologia para algo que ela não se propõe a resolver, e principalmente quando um outra é a melhor opção

 

:natalsmile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu concordo. Por isso falei que o Flash PARA SITES estava morrendo, e é verdade SIM.

 

Que é a mesma coisa que

Olhando mais a fundo, acredito que não se trata de 'O flash morreu/está morrendo' mas sim 'usar o flash onde realmente ele é necessário e mais eficiente'. Vejam o caso do http://grooveshark.com/.

 

Não falei que o HTML5 e CSS3 veio pra substituir Flash, falei que nessa parte de sites, poderá substituir sim em breve.

 

Concordo bastante com o que vcs falaram, acredito que seja pra discussão que exista um fórum, ainda mais de um tópico tão bom como esse.

 

Tem usuário que não entende nada, mas acha que entende muito...acha que é o dono da razão...acha que fala em nome da Adobe :natallaugh:

:natalwink:

 

Não acho que seja como religião só por causa das pessoas... A discussão tava bem legal, mas sempre vem alguém aqui perder o tempo, hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os links foram colaboração ao autor do tópico, que já foi moderador na área de Flash e ActionScript.

 

Quem conhece minha atuação no fórum sabe que sempre fui favorável a diversidade e adequação ao projeto, quando necessário, sei repudiar os excessos do uso do Flash, isso é publico. O Giovani deve lembrar disso (Avaliação de Sites e Notícias).

 

Quem não entende de Flash (nunca desenvolveu com a linguagem) sempre aponta a programação mal feita, que infelizmente existe, mas esquecem voluntariamente de mencionar o 'outro lado' que por vezes também não funciona como desejado.

 

Esse blá blá blá que Flash não presta, já morreu e que tudo pode ser feito em Html já cansou, isso foi discutido em inúmeros outros tópicos, me reservo o direito de achar que não vale a pena perder meu tempo (realmente tenho ocupações mais importantes).

 

 

Sim, há mudanças à vista, a Adobe sabe disso e ninguém contesta. Os links contém a visão de especialistas sobre os rumos do Flash. É leitura útil para quem é da área.

 

 

Quem quiser seguir discutindo, fique à vontade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É incontestável o avanço do HTML5, mas chega a ser covarde a comparação. Por favor, leiam: http://www.greensock.com/flash-html5/.

 

Há bons desenvolvedores em qualquer tecnologia. Desenvolvedores de front-end em HTML e CSS provavelmente fazem bem seu trabalho, mas desenvolvedores de Flash lidam com programação e enfrentam problemas, digamos, "comuns a um programador Java sério".

 

Sites em Flash não são mais pesado. Vídeos são mais pesados, sons são mais pesados. Use isso no seu site em HTML5 e ficará elas por elas. Boas práticas estão disponíveis em qualquer tecnologia.

 

Pra mim, o que mantêm essa discussão é uma única questão: compatibilidade. Recentemente eu desenvolvi uma loja virtual e observo que a maioria dos usuários deste ainda usam IE. Em contrapartida, uma minoria (assustadoramente menor) acessa de um dispositivo móvel. Obviamente, substituir o Flash deste site pelo equivalente em HTML5 seria queimar dinheiro. Vocês, como bom desenvolvedores que são, não levariam seu cliente a perder dinheiro. Obrigado.

 

PS.: Não consigo mais fazer quotes por todo o tópico. Só respondi algumas questões aleatórias que fui me lembrando.

PS.2: Torço pelo HTML5 e já planejo utilizá-lo em um projeto específico que me permite exigir um browser moderno. Não sou um fanboy.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elektra, lembro-me muito bem do tempo em que você colaborava bastante lá em avalições. Era um tempo onde você não tinha sido influenciada por alguns elementos aqui do forum, não ficava discutindo nem agredindo as pessoas sem sentido. Inclusive foi convidada, acho que mais de uma vez, pra ser moderadora :natalsad:

 

Sobre o tópico, o flash não morreu e nem tudo pode ser feito em html. Ele deve servir pra algo que eu, pessoalmente, não sei ... mas deve ser algo bem específico.

....

 

Quem conhece minha atuação no fórum sabe que sempre fui favorável a diversidade e adequação ao projeto, quando necessário, sei repudiar os excessos do uso do Flash, isso é publico. O Giovani deve lembrar disso (Avaliação de Sites e Notícias).

 

Quem não entende de Flash (nunca desenvolveu com a linguagem) sempre aponta a programação mal feita, que infelizmente existe, mas esquecem voluntariamente de mencionar o 'outro lado' que por vezes também não funciona como desejado.

 

Esse blá blá blá que Flash não presta, já morreu e que tudo pode ser feito em Html já cansou, isso foi discutido em inúmeros outros tópicos, me reservo o direito de achar que não vale a pena perder meu tempo (realmente tenho ocupações mais importantes).

 

....

 

 

Esse link é datado de 07/11/2010 ... mais de um ano. Não serve de referência.

É incontestável o avanço do HTML5, mas chega a ser covarde a comparação. Por favor, leiam: http://www.greensock.com/flash-html5/.

 

Não entendi, você quer dizer que quem trabalha com flash pode errar mais ou fazer mais coisas erradas por que é programador? Cara, se for isso que você quis dizer lamento, mas não faz sentido. Primeiro por que eu não conheço nenhum programador que consiga fazer um código html e css que preste, e conheço bastante. Não sabem enm abrir um FW ou PS direito. Segundo, estudei C e Java até não querer mais na minha graduação, sou um programador, mas trabalho com html e css. Terceiro, se eu estiver errado ou não ter entendido pode me corrigir :natalhappy:

Há bons desenvolvedores em qualquer tecnologia. Desenvolvedores de front-end em HTML e CSS provavelmente fazem bem seu trabalho, mas desenvolvedores de Flash lidam com programação e enfrentam problemas, digamos, "comuns a um programador Java sério".

 

Pegue um layout e peça pra quem trabalha com html+css e com flash desenvolverem. Veja qual é mais pesado.

Sites em Flash não são mais pesado. Vídeos são mais pesados, sons são mais pesados. Use isso no seu site em HTML5 e ficará elas por elas. Boas práticas estão disponíveis em qualquer tecnologia.

 

Uma loja virtual toda em flash? É isso?

Pra mim, o que mantêm essa discussão é uma única questão: compatibilidade. Recentemente eu desenvolvi uma loja virtual e observo que a maioria dos usuários deste ainda usam IE. Em contrapartida, uma minoria (assustadoramente menor) acessa de um dispositivo móvel. Obviamente, substituir o Flash deste site pelo equivalente em HTML5 seria queimar dinheiro. Vocês, como bom desenvolvedores que são, não levariam seu cliente a perder dinheiro. Obrigado.

 

 

:natalbiggrin:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi, você quer dizer que quem trabalha com flash pode errar mais ou fazer mais coisas erradas por que é programador? Cara, se for isso que você quis dizer lamento, mas não faz sentido. Primeiro por que eu não conheço nenhum programador que consiga fazer um código html e css que preste, e conheço bastante. Não sabem enm abrir um FW ou PS direito. Segundo, estudei C e Java até não querer mais na minha graduação, sou um programador, mas trabalho com html e css. Terceiro, se eu estiver errado ou não ter entendido pode me corrigir :natalhappy:

 

Eu sou um desenvolvedor xhtml/css e acho que quem não dá conta do recado é quem trabalha com flash. Quantos e quantos caras que faziam banners super-hiper-mega-animados (e feios) em flash ou menus ridículos em flash e pediam ajuda pra colocar no site...putz, isso é ridículo.E montar um site inteiro em flash por causa de uma animação?!?!?! Pior ainda...

 

Não entendeu. Só quero dizer que programadores Flash não devem ser menosprezados.

 

Pegue um layout e peça pra quem trabalha com html+css e com flash desenvolverem. Veja qual é mais pesado.

Posso garantir que meus sites em Flash não são mais pesados do que seriam em HTML.

 

Uma loja virtual toda em flash? É isso?

Não, uma loja em HTML com recursos em Flash.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo 110% contigo. Ninguém em nehuma profissão deve ser menosprezado ... mas continuo achando ridículo gabar-se de fazer um mega banner animado e não saber nem colocar no html.

Não entendeu. Só quero dizer que programadores Flash não devem ser menosprezados.

 

Me desculpe se parecer grosseiro, mas disso eu duvido :natalwink:

Posso garantir que meus sites em Flash não são mais pesados do que seriam em HTML.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Me perdoe...sem querer parecer grosseiro também... mas isso eu também duvido...

 

Me desculpe se parecer grosseiro, mas disse eu duvido :natalwink: <br style="color: rgb(46, 52, 54); font-family: 'Helvetica Neue', Helvetica, Arial, sans-serif; font-size: 14px; line-height: 20px; background-color: rgb(244, 244, 244); ">[/url]

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Isso é deveras offtopic, mas aceito o desafio. Claro, fora deste tópico.

[off-topic]

Tá aí! Uma boa ideia para um desafio iMasters! O que acham?

[/off-topic]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A escolha da plataforma de um site acredito que devia ser escolhida junto ao cliente esplicando pro e contra de cada uma, definindo qual seria o melhor custo-beneficio uma vez definido o target dos potenciais clientes dele.

 

Agora duvido que a maioria de quem procura uma agencia web-designer ou freelancer, seja muito entendido do assunto senão ele mesmo botava a mão na massa.

Um briefing antes de tudo e depois se o camarada tem mania proprias....fazer o que

 

No final das contas, independentemente de ser flash ou não, se o resultado final é valido e o cliente está de acordo e feliz, eu não vejo qual é o problema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Sites em Flash não são mais pesado. Vídeos são mais pesados, sons são mais pesados. Use isso no seu site em HTML5 e ficará elas por elas. Boas práticas estão disponíveis em qualquer tecnologia.

 

Em 2008 eu lancei o mesmo desafio com uma autora de um blog, que agora não me lembro o nome, e simplesmente ela nem quis tentar... B)

 

Só afirma que conteúdo produzido em flash é mais "pesado" do que se feito em HTML, quem não o conhece(o flash) ou não sabe usá-lo...

 

Segue o mesmo raciocínio para MUITA coisa do que se tem dito aqui...

 

 

Vale considerar:

 

Já trabalhou com a tecnologia e possue conhecimento? Pode falar...

 

Agora, não conhece??? Procure conhecer...

 

PS: Embora ultimamente eu estou sem tempo de até ir ao banheiro, contudo, eu estou com o Bruno e também topo o desafio!

 

 

~> NUNCA MAIS SE DIRÁ: FLASH É MAIS PESADO DO QUE HTML(não um equivalente)... o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Posso garantir que meus sites em Flash não são mais pesados do que seriam em HTML.

Me desculpe se parecer grosseiro, mas disse eu duvido :natalwink:

Me perdoe...sem querer parecer grosseiro também... mas isso eu também duvido...

 

Acho que isso de mais pesado e menos pesado é bem relativo. depende do site em Flash e do site em HTML...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elektra, lembro-me muito bem do tempo em que você colaborava bastante lá em avalições. Era um tempo onde você não tinha sido influenciada por alguns elementos aqui do forum, não ficava discutindo nem agredindo as pessoas sem sentido. Inclusive foi convidada, acho que mais de uma vez, pra ser moderadora :natalsad:

 

 

Pois é, usuários pedem uma avaliação do site e são 'desrespeitados' na escolha da tecnologia.

 

http://forum.imasters.com.br/topic/387026-avaliacao-site-selene/

 

 

Ao recusar o convite para moderação deixei claro minha condição de quem está aprendendo. Minha formação também é de conhecimento público, não ostento títulos de especialidades no perfil. Estudo constantemente, tenho a felicidade de conquistar amigos experientes, aqui e em outros locais bem melhores, que auxilam generosamente (e igualmente respeitam a diversidade) além de discernimento + educação o suficiente para recusar provocações de pessoas que esquecem os fatos que estão registrados (usuários comuns não podem editar após 30 minutos), ou distorcem por interesse pessoal. Melhor que os administradores não se enquadrem nesta observação, ou então as regras falham e só servem para alguns.

 

 

Tem membros que nem mesmo conseguem ler um enunciado/post (compreender o conteúdo), se intrometem além da sua área sem solicitação do autor (faz parte das regras do fórum), ou consideram uma resposta destinada a outro membro como ofensa pessoal. Lamento, mas isso é questão de evolução.

 

Já fiz reclamação aos administradores, e faço quantas vezes forem necessárias, sobre abuso e atitudes inadequadas (descontrole, falta de educação e compostura) de frequentadores do fórum, sejam eles do nível que for.

 

 

Prefiro trocar idéias com quem respeito e acho que valha a pena ocupar meu tempo.

 

 

Quanto ao Flash, nenhuma dúvida, eu AMO!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu presente de Natal. :natalbiggrin: (para gregos e baianos)

 

 

Entrevista com o Zeh Fernando, respeitável Flash Developer do Brasil e do mundo - Flash x Html5 (em português).

 

 

 

Conteúdo completo em:

 

http://www.mochilabinaria.com.br/flash-x-html-e-a-opiniao-do-zeh-fernando/

 

 

 

Honestidade e conhecimento do assunto! :clap:

 

 

 

ps: bug no sistema do fórum não permite inserir o vídeo direto no post, peço por favor algum moderador, se possível, corrigir o acesso direto a visualização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Assim como muitos fazem reclamações de você Elektra, da sua grosseria ...

Já fiz reclamação aos administradores, e faço quantas vezes forem necessárias, sobre abuso e atitudes inadequadas (descontrole, falta de educação e compostura) de frequentadores do fórum, sejam eles do nível que for.

 

Na boa e de forma respeitosa, cansei de ti Elektra, se queres somente ficar resmungando por aí, fique a vontade. Não adianta tentar falar contigo ou tentar te convencer que nos esforçamos pra deixar o fórum melhor a cada dia.

 

----

 

Galera, retirando a discussão com a Elektra, vai a minha opinião sobre o tópico: o flash não morreu e o html5 não o substituiu. E um quote do que já havia falado:

O fato é o seguinte, cada "coisa" tem uma necessidade e escolher a melhor ferramenta vai ajudar, vai diminiuir o custo, e principalmente, vai agradar o seu cliente.

Se a melhor ferramenta for o flash, beleza, detona lá.

Se a melhor ferramenta for o html+css, com opção de visulizar nos navegadores, nos smartphones e nas tablets "da modinha", detona lá.

 

Quem trabalha, de verdade e não fica brincando, sabe o que é a realidade. Sabe o que é necessário pra agradar o cliente, pra formar uma boa parceria e, consequentemente, um bom dinheiro.

 

Fui! Boa discussão pra vocês :natalsmile:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.