Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

inx

Flash Morreu?

Recommended Posts

Depende de que jogo for fazer, unity também é uma ótima ferramenta.

Mas o flash tem uma documentacão bem organizada, http://help.adobe.com/pt_BR/FlashPlatform/reference/actionscript/3/flash/net/URLRequest.html

O que é melhor para você nem sempre é melhor para outros.

perai! documentação todo mundo tem:

http://static.springsource.org/spring/docs/2.0.x/api/index.html

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/d11h6832(v=vs.71).aspx

[...]

A referencia que você usou nem mesmo é de uma framework específica para jogos, mas sim do próprio flash nativo.

Unity3D x Flash não é uma comparação de opinião e sim de fatos: API, Engine, IDE, compatibilidade (inclusive IOS)... são muito superiores que o Flash em múltiplos aspectos (para jogos).

Mas como havia falado anteriormente: se for fazer algo ridiculamente simples: fazer a bolinha mover da esquerda pra a direita e mudar de cor, sem dúvida escolheria o flash com TweenMax, Tweener ou frame, sem a menor sombra de dúvida! Mas se me pedirem pra desenvolver um jogo multiplayer 3D, o flash seria um candidato mas tem grande chance de ser substituido pelo Unity3D.

O termo: Flash morreu, não é o adequado mas sim: Flash deixa de ser a única alternativa.

Ou então: Flash deixa de ser a melhor alternativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Discordo, o flash possibilita fazer jogos pois há frameworks para isso, portanto querer dizer que o flash é de longe a melhor opção pra jogos online, é errado porque porque não é :clap:

Para se fazer jogos existem ferramentas adequadas, no caso de games para web sem dúvida o Unity3D (http://unity3d.com/) estaria no top do rank, por ser uma ferramenta especial para se fazer jogos, sem dúvida deve ser beeem menos complexo fazer um jogo no Unity do que no Flash...

...

Nesse ponto eu ainda concordo com o Eder Fortunato. E vou dizer o porque...

Existem 4 pontos, que para mim, são mais importantes em qualquer tipo de projeto:

1 - Conseguir concretizar o projeto conforme o cliente deseja.

2 - Fazer com que o produto dele possa estar disponível para o maior número possível de usuários.

3 - Tempo de desenvolvimento.

4 - Peso do produto em KBs.

No item 2 o FP ganha com larga sobra pois é infinitamente mais difundido do que o UWP.

No item 1 creio que tanto um, como o outro, dêem conta do recado...

No item 4, por não trabalhar com o Unity3D, eu não sei( mas acho que o flash ganha essa).

Já no item 3, vai depender mais da equipe.

Mas o ponto principal, na minha opnião, é o ítem 2(falo como cliente que vai investir grana e que quer retorno $$$).

Abs,

Compartilhar este post

Link para o post

perai! documentação todo mundo tem:

http://static.spring.../api/index.html

http://msdn.microsof...11h6832(v=vs.71).aspx

[...]

A referencia que você usou nem mesmo é de uma framework específica para jogos, mas sim do próprio flash nativo.

Unity3D x Flash não é uma comparação de opinião e sim de fatos: API, Engine, IDE, compatibilidade (inclusive IOS)... são muito superiores que o Flash em múltiplos aspectos (para jogos).

Mas como havia falado anteriormente: se for fazer algo ridiculamente simples: fazer a bolinha mover da esquerda pra a direita e mudar de cor, sem dúvida escolheria o flash com TweenMax, Tweener ou frame, sem a menor sombra de dúvida! Mas se me pedirem pra desenvolver um jogo multiplayer 3D, o flash seria um candidato mas tem grande chance de ser substituido pelo Unity3D.

O termo: Flash morreu, não é o adequado mas sim: Flash deixa de ser a única alternativa.

Ou então: Flash deixa de ser a melhor alternativa.

A documentacão do flash e bem mais organizada, e boa parte em pt.

E tamberm da pra fazer muito mais que uma bolinha indo para a direita e esquerda.

Esse jogo por exemplo: http://www.jogg.com.br/jogos/rollball/ eu achei muito bom.

Joguei até o final, é 3d.

O que vale não é se foi feito no unity ou flash.

E sim o final.

Esse jogo provavelmente poderia ser feito no unity. Mas o desenvolvedor preferiu fazer no flash.

Compartilhar este post

Link para o post

A documentacão do flash e bem mais organizada, e boa parte em pt.

Isto é irrelevante pois a sintaxe do Flash é em ingles (new, for, while, get, set) e inglês é a linguagem mundial, trabalhar com TI ainda mais em programação no mercado, é sinônimo de ser bilingue( ou ter pelo menos inglês técnico).

A documentação e a IDE são originalmente em inglês, depois de um certo tempo que fazem a tradução para as mesmas. TI é sinônimo de estar ser atualizando a cada dia (inclusive não rejeitar idéias novas como o HTML5), ou seja, ao lançar a informação ela deve ser absorvida independente do idioma.

E tamberm da pra fazer muito mais que uma bolinha indo para a direita e esquerda.

Esse jogo por exemplo: http://www.jogg.com.br/jogos/rollball/ eu achei muito bom.

Joguei até o final, é 3d.

O que vale não é se foi feito no unity ou flash.

E sim o final.

Esse jogo provavelmente poderia ser feito no unity. Mas o desenvolvedor preferiu fazer no flash.

Sim achei bacaninha o jogo da bolinha, tem este que é quase igual:

http://www.kongregate.com/games/IcarusTyler/unstoppaball

mas em unity, veja que ele tem mais recursos, inclusive agua ;)

A escolha de uma linguagem pra fazer algo não é meramente espontânea, deve-se avaliar: domínio e disponibilidade.

Pro cliente pouco importa a linguagem que será empregada (na maioria dos casos) e sim o resultado final.

Ai cabe ao programador utilizar a que oferece melhores recursos/ferramentas. Para o cliente a única coisa que importa é prazo e valor.

Estes dias um cliente veio me pedir um menu de DVD em flash, falei que não fazia em flash mas utilizava outros programas.. No final eu me preocupando com o tipo de televisão que ele ia utilizar (420p ou 1080p) ,e ele soh falava: qual o valor e qual o prazo?

Quero algo simples.

Qual o valor e qual o prazo?

ele me fala que seria apenas pra rodar em pc e notebooks.

Sentiram minha raiva?

Eu gosto do Java com JSF porque ele faz tarefas que em PHP por exemplo eu deveria fazer manualmente. Assim como gosto de Primefaces porque ele faz tarefas de js e css que eu teria que fazer manualmente. O Unity3D faz tarefas que no AS3 faria manualmente.

Voltamos ao caso de análise da escalabilidade da complexidade :yay:

Compartilhar este post

Link para o post

Muito massa o link do Bunker Eder......me lembrou o DeadSpace :D

sabe qual engine usaram ?

Eu tenho feito umas maquete eletronicas na UDK e ultimamente melhor na Unity3d pois achei mais pratico que usar as cameras do away3d ou papervision3d

O nome da engine é Alternativa 3D, mas ela usa esse modo de camera como o papervision, se você não gostou não vejo vantagem em usar, e pelo que eu já li, o Away3D é mais completo que ela, ou era, não vi testes com o uso do Stage3D do Flash Player 11.1,

e a unica desvantagem do Unity3D sobre o Flash é que o plugin dele não é difundido como o do flash, por mais facil que seja instala-lo, isso acaba deixando usuários mais leigos em informatica fora do publico alvo(o que é uma pena)

Espero que alguém faça logo uma página pra criar animações em jquery/canvas/html5 tão fácil quanto desenvolver em flash.

Tem esse Abobe Edge, mas ainda tá bem simples se comparado com o Flash para fazer animações, quando ela evoluir mais, quem sabe o flash deixe de ser usado para isso, pois o problema de animações com JQuery, é que Designers/Animadores precisam colocar a mão no código por isso fica bem inviavel para uso

[]´s

Compartilhar este post

Link para o post

Tem esse Abobe Edge, mas ainda tá bem simples se comparado com o Flash para fazer animações, quando ela evoluir mais, quem sabe o flash deixe de ser usado para isso, pois o problema de animações com JQuery, é que Designers/Animadores precisam colocar a mão no código por isso fica bem inviavel para uso

O que estou dizendo é exatamente isso de não ter que por a mão no código:

O dia que fizerem uma ferramenta visual pra desenvolver animações, games e afins em Jquery ou HTML5, poderá se dizer que o flash morrerá. Só nesse dia. Enquanto isso, o flash seguirá forte pois não tem nada para substituir.

Sinceramente, após você me mostrar este link, acredito que a própria Adobe fará uma ferramenta assim. TAlvez ela até inclua na próxima versão do flash algo como "Exportar em HTML5+Canvas" , "Exportar em HTML+Jquery+Imagens".

Assim o flash não morrerá, só o swf :)

-----------

Atualização:

Acabei de ler mais sobre o Adobe Edge que eu não conhecia.

Me parece que começou em agosto de 2011, certo?

Pois é. A adobe não deixará os designers na mão após a morte do flash. O Edge já tá com um desenvolvimento bom. Fenomenal.

Compartilhar este post

Link para o post

O dia que fizerem uma ferramenta visual pra desenvolver animações, games e afins em Jquery ou HTML5, poderá se dizer que o flash morrerá. Só nesse dia. Enquanto isso, o flash seguirá forte pois não tem nada para substituir.

Como poderia ser possivel desenvolver games só "visualmente" sem programar?

Compartilhar este post

Link para o post

... acredito que a própria Adobe fará uma ferramenta assim. TAlvez ela até inclua na próxima versão do flash algo como "Exportar em HTML5+Canvas" , "Exportar em HTML+Jquery+Imagens".

Wallaby - converte Flash em Html5

http://labs.adobe.co...logies/wallaby/

"Wallaby" é o codinome de uma tecnologia experimental que converte a obra de arte e animação contida no Adobe ® Flash ® Professional (FLA) arquivos em HTML. Isso permite que você reutilizar e estender o alcance de seu conteúdo para dispositivos que não suportam os tempos de execução Flash. Depois que esses arquivos são convertidos para HTML, você pode editá-los com uma ferramenta de edição de HTML, como o Adobe Dreamweaver ® , ou em mão se desejar. Você pode ver a saída em um dos navegadores suportados ou em um dispositivo IOS.

Por favor note que nem todos os recursos do Flash Professional são suportadas no formato HTML5. O Release Notes Wallaby descrever quais recursos são suportados, quais as diferenças que já descobriram entre os vários navegadores, o dispositivo de variações têm sido encontrados, e todos os problemas atualmente conhecidos.

Artigos e Tutoriais: http://forum.imasters.com.br/topic/444473-wallaby-converte-flash-em-html5/

---------------

Google anuncia funcionalidade que converte arquivos Flash em HTML5

http://googlecode.blogspot.com/2011/06/swiffy-convert-swf-files-to-html5.html

http://www.google.com/doubleclick/studio/swiffy/

O Google anunciou hoje o Swiffy, uma nova funcionalidade que converte arquivos Flash em HTML5.Assim, será possível reutilizar conteúdo em Flash em dispositivos que não dãosuporte à ferramenta, como iPhones e iPads, e em browsers modernos com altonível de suporte para SVG, como Chrome e Safari.

De acordo com o Google, o Swiffy aindaestá em uma versão inicial e, portanto, nem todo conteúdo em Flash poderá ser convertido. Mas a empresa garante que ele já trabalha bem com anúncios e animações.

O Swiffy usa umarepresentação JSON compacta da animação, que é renderizada usando SVG e umpouco de HTML5 e CSS3. O ActionScript 2.0 também está presente no objeto JSON eé interpretado no JavaScript no navegador. Essa representação tornará asanimações do Swiffy quase tão compactas quanto os arquivos flash originais.

Artigos e Tutoriais: http://forum.imasters.com.br/topic/437293-google-anuncia-funcionalidade-que-converte-arquivos-flash-em-html5/

Compartilhar este post

Link para o post

... acredito que a própria Adobe fará uma ferramenta assim. TAlvez ela até inclua na próxima versão do flash algo como "Exportar em HTML5+Canvas" , "Exportar em HTML+Jquery+Imagens".

Atualmente não sei se seria bom, ja que não ia pegar em todos os navegadores, tem gente que ainda usa o IE 6(meu primo mais novo por exemplo), ja vi varios posts de gente que faz algo funcionar em um navegador e no outro não.

Mas quem sabe no futuro? Seria uma boa opcão.

Eu ja testei o wallaby, interessante que parece que foi feito no air.

Deu erro que não suportou a versão do fla, vou ver se funciona salvando o fla em cs3.

Ja o swiffy não funciona com as3, vou ver com algo feito em as2.

Compartilhar este post

Link para o post
Como poderia ser possivel desenvolver games só "visualmente" sem programar?
Ah, acredito que os caras que desenvolvem games não teriam dificuldades na migração do ActionScript pro Javascript (nem sei se o flash ainda usa actionscript hahah)

Compartilhar este post

Link para o post

@ Daniel

"Wallaby" é o codinome de uma tecnologia experimental ... nem todos os recursos do Flash Professional são suportadas no formato HTML5

De acordo com o Google, o Swiffy ainda está em uma versão inicial e, portanto, nem todo conteúdo em Flash poderá ser convertido. Mas a empresa garante que ele já trabalha bem com anúncios e animações... O ActionScript 2.0 também está presente no objeto JSON ...

@ micox

(nem sei se o flash ainda usa actionscript hahah) :pinch:

Compartilhar este post

Link para o post

Atualmente não sei se seria bom, ja que não ia pegar em todos os navegadores, tem gente que ainda usa o IE 6(meu primo mais novo por exemplo), ja vi varios posts de gente que faz algo funcionar em um navegador e no outro não.

Mas quem sabe no futuro? Seria uma boa opcão.

Eu ja testei o wallaby, interessante que parece que foi feito no air.

Deu erro que não suportou a versão do fla, vou ver se funciona salvando o fla em cs3.

Ja o swiffy não funciona com as3, vou ver com algo feito em as2.

Estas ferramentas são para converter principalmenete motion

Compartilhar este post

Link para o post

Pelo que estou vendo o swiffy consegue ser melhor que o proprio wallaby da adobe.

Converti esse jogo em as2

http://www.mxstudio.com.br/desenvolvimento/flash/criacao_de_games___megaman_parte_2/

Saiu isso

http://swiffypreviews.googleusercontent.com/view/o/451226a2-8f4e-47db-8080-0a6b02671795/Megaman.html

Melhor que nada, ja que ta na versão inicial

Compartilhar este post

Link para o post

O nome da engine é Alternativa 3D, mas ela usa esse modo de camera como o papervision, se você não gostou não vejo vantagem em usar, e pelo que eu já li, o Away3D é mais completo que ela, ou era, não vi testes com o uso do Stage3D do Flash Player 11.1,

e a unica desvantagem do Unity3D sobre o Flash é que o plugin dele não é difundido como o do flash, por mais facil que seja instala-lo, isso acaba deixando usuários mais leigos em informatica fora do publico alvo(o que é uma pena)

Vou dar uma olhada pois não conhecia

O bom da Unity é que para um projeto simple walkthrough nem precisa ser programador.

Compartilhar este post

Link para o post

:clap: :clap: Não esperava tanta coisa... Sö posso dizer que os jogos me renderam muitas horas de procastinação... E como eu vi alguns exemplos, eu pensei que era só nós aqui da empresas que passavamos pelo problema do site não ficar igual...

Estamos tendo muito problema com o Jquery no ie9 abaixo...

Alguns trabalhos em flash, dependendo do navegador: já tive que dar delays para que um pudesse interpretar... porque os valores não chegavam nele no tempo certo..

Ah.. tudo da problema, o flash não morreu.. e eu vou voltar a usá-lo..

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas classes são suportadas apenas em versões mais recentes do Flash Player. Vale ficar atento ao público alvo, há quem não dispense atualizações.

Para os demais, conforme a situação, é salvar em versão anterior do plugin e testar o desempenho em vários navegadores. Idem para o frame rate em animações, na timeline ou com uso de Tween.

Abs :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Esse lance do flash já vir integrado ao win8 é uma boa, veremos se o flash ganha fôlego com isso... pois a coisa ta feia pra ele rsrsrs

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.