Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

inx

Flash Morreu?

Recommended Posts

De uns 2 anos para cá o que aumenta cada vez mais são os fatos que levam o flash ao seu fim, entretanto chegamos ao ponto em que ficamos perdidos, pois não se sabe o que fazer. O pior, é alguns programadores dizendo que a plataforma flash morreu e que resolvem tudo com html 5 e tal, só que para ai, os filhas duma boa mãe querem que os programadores migrem pro html 5 só que o html 5 ainda é um teste.

Gostaria de você nerd que ler isso aqui me respondesse, sua mãe sabe atualizar o navegador sozinha? ela sabe o porque de usar outro navegador? Não, as pessoas ainda não sabem isso, a m***** da microsoft acatou ao pedido de jobs e agora ninguém mais tem interesse no adobe flash, para lascar, a apple proibiu o desenvolvimento de apps para iphone com a plataforma? então o que era vantagem no CS5 passou a ser "nada".

 

Eu estava essa semana conversando com uma cliente(arquiteta), e ela me pediu algo totalmente diferente, cheio de fuleira e tals, eu pensei na hora, isso aqui só no flash, porque eu sei que os muitos clientes dela, alguns são meio "brutos", então tenho certeza que estarão usando no máximo o IE8... Então pensei, faço no flash pra ela e boa, então veio o problema. "David, meu site vai funcionar nos tablets também né?". E agora zé, como faz?

 

Sério, vejo programadores falando que o flash é uma bosta e tals, e querem tirar ele do mercado assim do nada, só que esqueceram que temos 2 décadas de flash, quantas animações interativas, quantos webjogos, quantos hotsites, etc... existem por ai? É como chegarem amanhã e falarem parem de tomar coca, e a partir de hoje só guaraná antartica, e você vai tomar o guarana e ele ta sempre quente.. Que prazer se vê nisso?

 

Por um lado, eu penso, bem feito a Adobe, que nunca havia se interessado pelas plataformas livre, e agora são colocados como gandulas em meio a isso tudo. E ai o que fazer? A microsoft pagando de gatona, a qual possui milhares de programadores, ta ai? lançando versão em cima de versão pra corrigir o trem e ainda quer exigir? Cara, nada foi mais cômico que o tutorial da W3C de como fazer bordas arredondadas no IE8(o da época). E agora tão ai dizendo, nada de FLASH...

 

Ai, vem alguns espertões e dizem: "cara, só esquecer a APPLE"... Como assim esquecer? Hoje é módinha ter IPHONE, IPAD, ISOURICO, etc... Quem tem dinheiro ou hoje, tem IPHONE/IPAD, quem pode se da a esse luxo...

 

Finalizando, eu gostaria de saber o que vai ser da Kongregate, da Miniclip que ainda utiliza a plataforma Shockwave Flash, e principalmente dos vídeos interativos que fizeram a nossa infãncia.

 

E então como faz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada quero dizer que não sou programador professional , mas tudo que voce falou faz sentido, pois hoje em dia até nesse Brasil que é considerado 3° mundo ainda, tem mais celulares que pessoas.

 

Agora window mobile so usa o flash player até 7 que não tem suporte para AS3 e isso incomoda um pouco ( eu tenho WM6 no meu)...IPAD é uma boa fatia de mercado......o bom é que android suporta o flash e tambem tem uma boa fatia no mercado movel.

 

Eu desenvolvi meu novo site 100% flash pois gostei dessa plataforma mas no meu caso o meu target de clientes potenciais usa desktop ou acessa as minhas informações via outros portais não-flash então me dei esse luxo :natallaugh:

 

MAs a verdade é que até nos poucos foruns que falam sobre flash o movimenta é bem fraquinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sério que nenhum admin ou mod vai dizer nada? u.u

Vamos lá gente, quero saber qual é a solução que vocês axaram!=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma outra solução seria você fazer 2 versões do site: 1 para desktops e a outra para iPad... Falo dessa forma porque se você fizer em Flash(dependendo de como fez) vai funcionar bem nos desktops como no Android, BlackBerry e outros(não me lembro agora). No iPad se com HTML5 mesmo...

 

Mas você poderia ter dito para ela: "vai funcionar sim. Desde que você compre um tablet que seja seu, vai funcionar..."

 

Certamente ela vai te perguntar:"Como assim, um tablet que seja meu?".

 

Então você responde:"É que se você comprar um tablet com SO Android ou Black Berry será possivel instalar(se já não vier com) a ferramenta necessária para visualizá-lo... Porque adquirindo um tablet iPad, por exemplo, você paga por ele, mas quem diz o que você pode instalar é a Apple e não você... E nesse caso a Apple não iria te permitir instalar a ferramenta necessária para tal... :)"

 

PS: Existe um tópico aqui na sessão de artigos/tutoriais em que estamos discutindo o assunto e seria interressante você dar uma olhada lá... Eu até tenho que voltar lá para fazer algumas considerações mas estou um pouco sem tempo...

 

Há quem diga por lá que o HTML5 será MAIS eficiente do que o Flash... Mas aí cabe a pergunta: Como???????? Só pelo fato de precisar instalar um programa?? O FP poderia vir pré-instalado no IE, FireFox, Opera como acontece no GC. Sem não vem, todos já sabem o$ motivo$...

 

E outra, já sabemos que mesmo depois de pronto(o HTML5) não será possível fazer o que se faz com o Flash hoje. Ex.: Audio, video, 3D e o fato de funcionar muito bem sem se preocupar com a briga dos browsers...

 

Em resumo, antes 2020 não se preocupe porque o Flash não irá "morrer"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é... muito boa a discução! Porém, eu coloco mais uma questão a ser levantada:

 

Jogos em flash... como fica?! Eu desenvolvo jogos educativos em flash, para rodar online ou em CD. Neste caso, como fica? O HTML 5 não tem toda a codificação que eu faço para meus jogos.

 

E então, neste caso? O que fazer? Qual programa usar a partir de agora? Terei que aprender tudo de novo? Estava começando a aprender, e já vem esta bomba! Pensei em aprender um pouco sobre blender, mas para que fique interativo na internet, ele deve ser exportado como SWF... ou não? Ainda não me informei sobre isso. Mas caso sim, como fazer? Vou cair no mesmo problema!

 

Além disso, lanço mais uma questão: meus colegas de trabalho desenvolvem animações muito diferenciadas, no flash. Não haverão mais atualizações por parte da ADOBE, como ficam eles então?

 

Exemplos do que fazemos:

- EU - simulador

 

- ELES - animação

 

E então? Sugestões?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, Carneirinho. Concordo com o que você diz sobre o html 4 e sobre bons sites.

 

Porém, eu coloquei novas questões! Se você abrir os links que eu coloquei, verá que não é possível fazer nem uma coisa nem outra sem o flash.

 

As animações que eu coloquei, são, posteriormente, convertidas em vídeos. Os desenhos feitos no flash são feitos quadro a quadro. As animações exigem o punho humano, para que as personagens ganhem vida.

 

Já no caso do simulador, o problema é a interação. Se você clicar, dou uma dica: assim que aparecer o botão "Exercícios", clique nele, pois a parte de conteúdos é muito extensa. Mesmo sem ler o conteúdo, é possível tentar resolver as questões apresentadas. Além disso, neste caso também exige o punho humano, pois as animações feitas de "bonus" para quem acerta a questão é muito interessante. É um "filminho" bem legal!

 

Nestes casos, não há substitutos do Flash. Pelo menos, não do meu conhecimento, nem acessíveis aqui no meu trabalho.

 

O FATO é que a Adobe já anunciou o fim da produção e atualização do Flash... isso sem contar o fato de que IPHONE, IPAD, IqualquerOutraCoisa não oferecerem suporte ao flash. Ao invés de ceder à Apple, a Adobe deveria era ter uma postura mais incisiva da qualidade de seu produto. Afinal, como você disse, "estudar os dois e usar o melhor de cada conforme a necessidade" é a melhor solução, uma vez que alguns recursos de uns nem sequer existem em outros.

 

Novamente, posto aqui os links que havia postado anteriormente, e sugiro que você os veja, pois realmente são materiais de excelente qualidade!

 

Simulador

 

Animação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cheguei ao ponto de não saber mais o que fazer... estou travado no tempo, acabamos de desenvolver um projeto para a dupla pedro e thiago, nem foi ao ar e já identificamos que não funciona do ie8 pra baixo... Voltamos ao ano de 1995 será? Tem que fazer 3 versões para os 3 navegadores principais isso? Eu gostaria de saber oque grandes empresas como a firstborn estão fazendo... e os jogos em flash, andei testando alguns jogos em html 5 e nossa, nem se compara...

...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não substituiram o Flash.

 

O Flash que morreu (ou está morrendo) é o Flash usado em sites e hotsites. Um hotsite pode ser desenvolvido em HTML5 se bom programador. E é vantagem, já que o Flash é pesado, não é semântico, nada moderno, e chato.

 

O HTML5 ainda está em testes e eu aposto que ainda vai avançar bastante se trabalhado junto com CSS3 e Javascript. Veio pra substituir qualquer tipo de website desenvolvido com Flash.

 

Um exemplo: http://pupunzi.com/ (Leve, semântico, otimizado)

 

Pra mim site em Flash nunca foi site. Quando eu entro em um site feito com a plataforma, não fico por muito tempo. Limita muito a navegação!

 

Quanto as animações, quem sabe daqui há uns anos possamos substituir por HTML5, Javascript? Por enquanto, o Flash ainda existe e tu pode continuar desenvolvendo tuas animações.

Não é impossível. Olha o avanço dos 3 de uns anos pra cá ao contrário do Flash... Hoje, coisas que eram IMPOSSÍVEIS com HTML, são feitas de forma beeeeeem mais fácil com HTML do que com Flash.

 

É como chegarem amanhã e falarem parem de tomar coca, e a partir de hoje só guaraná antartica, e você vai tomar o guarana e ele ta sempre quente.. Que prazer se vê nisso?

A Apple só adiantou!

Com os padrões web, já tava meio que previsto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo você diéssica, entretanto.. o site que nos passou demonstra realmente a m*****, ele não funciona no ie8 pra baixo.. e nesse ponto q bato.. querem que a gente evolua, mais os usuários ainda usam a m***** do IE.. querendo ou não ficou complicado.. voltamos mesmo a antigamente, ainda não entendi quando disse sobre a limitação de um site em flash, qual a diferença para você de um em flash q um em html5? Faço ele numa boa com deeplinks e fica sussa... a animação é mais realista.. e ai somos felizes...

 

Só que não é assim que nem você pensa, desenvolvedores xhtml/css não encaram o flash não por ser algo diferente e sim por não darem conta do recado, afinal onde está a graça do xhtml/css? Agora o flash, para se fazer um layout liquido, precisa se pensa muito mais do que em xhtml css.. é facil, é e muito... mas requer mais habilidade pra quem desenvolve em flash...

 

A verdade é que estamos perdidos em um mundo, onde o novo substitui o velho, só que os consumidores ainda não estão preparados para o novo. A maioria das pessoas que compra um PC hoje, não atualiza o IE, e nem instala outros navegadores, se ninguém indicar.

 

Espertos são os bancos que se focam no IE, até hoje a caixa economica por exemplo só funciona no IE, o BB a pouco tempo começou a funcionar no Chrome, e a bronca vai seguindo... com eles as pessoas não tem querer, se quiser acessar sua conta, por favor use o IE.. Agora se eu tentar dizer o mesmo pra um cliente ele me manda...

 

Até agora a única conclusão que tenho é que FUU.....

=X

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendo você diéssica, entretanto.. o site que nos passou demonstra realmente a m*****, ele não funciona no ie8 pra baixo.. e nesse ponto q bato.. querem que a gente evolua, mais os usuários ainda usam a m***** do IE.. querendo ou não ficou complicado..

 

A verdade é que estamos perdidos em um mundo, onde o novo substitui o velho, só que os consumidores ainda não estão preparados para o novo. A maioria das pessoas que compra um PC hoje, não atualiza o IE, e nem instala outros navegadores, se ninguém indicar.

=X

 

Flash também não é tão cross-browser assim como você fala...

Assim como não podemos desenvolver simplesmente ignorando os usuários do Internet Explorer, não podemos desenvolver nos baseando no usuários do IE. IE já era, não tem mais jeito.

 

O site da Submarino e Americanas, quando acessado por uma GRANDE resolução, os banners animados em Flash bugam totalmente, isso no Firefox.

 

Flash tem vários problemas sim e logo logo vai ser substituído. A Adobe não ia querer perder dinheiro, ela sabe que o negócio é investir em HTML5 e CSS3.

 

A cada dia que passa o IE vai sendo mais obsoleto. Pela própria Microsoft, pelos web designers, programadores e até usuários fazendo campanhas...

 

Só que não é assim que nem você pensa, desenvolvedores xhtml/css não encaram o flash não por ser algo diferente e sim por não darem conta do recado, afinal onde está a graça do xhtml/css? Agora o flash, para se fazer um layout liquido, precisa se pensa muito mais do que em xhtml css.. é facil, é e muito... mas requer mais habilidade pra quem desenvolve em flash...

Então LAYOUT LÍQUIDO em FLASH dá mais conta do recado do que um LAYOUT LÍQUIDO em CSS? (Resposta: não. Óbvio que não.)

Dá pra fazer um banner de anúncio animado legal em HTML5 e CSS3 e dará pra fazer de modo melhor em breve. Por isso o Flash não foi substituído por linguagem nenhuma. Pra banner animado, eu ainda usaria o Flash (atualmente). Mas pra layout, NUNCA.

Eu vejo muita graça em XHTML/CSS. E tô vendo mais graça ainda com o HTML5 e CSS3! Canvas, Media Queries... se desenvolver com JS fica melhor ainda. E sobre pensar mais ou pensar menos, isso não é uma questão à ser discutida, acho que é uma opinião sua. Mas na minha, trabalhando com essas linguagens, você tem que pensar bem mais.

 

Não é só pq requer mais habilidade que é melhor, tem mais graça, entende? Não é argumento... E também, entre XHTML/CSS e Flash, na minha opinião, pra Flash não é muita questão da habilidade não... é mais criatividade

 

Espertos são os bancos que se focam no IE, até hoje a caixa economica por exemplo só funciona no IE, o BB a pouco tempo começou a funcionar no Chrome, e a bronca vai seguindo... com eles as pessoas não tem querer, se quiser acessar sua conta, por favor use o IE.. Agora se eu tentar dizer o mesmo pra um cliente ele me manda...

"Se quiser acessar seu site em Flash, utilize um computador ou tablet com Android"

 

ainda não entendi quando disse sobre a limitação de um site em flash, qual a diferença para você de um em flash q um em html5? Faço ele numa boa com deeplinks e fica sussa... a animação é mais realista.. e ai somos felizes...

Acessa um site (um bom) em Flash (um bom tbm) e um HTML e compara... Flash é limitado. E sobre realista, será possível sim fazer boas animações com linguagens mais avançadas (XHTML, CSS e JS). Chega de peso e loaders toda hora...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Quanto as animações, quem sabe daqui há uns anos possamos substituir por HTML5, Javascript? Por enquanto, o Flash ainda existe e tu pode continuar desenvolvendo tuas animações.

Não é impossível. Olha o avanço dos 3 de uns anos pra cá ao contrário do Flash... Hoje, coisas que eram IMPOSSÍVEIS com HTML, são feitas de forma beeeeeem mais fácil com HTML do que com Flash.

 

 

Diéssica, há animações que são IMPOSSÍVEIS de serem feitas por código, pois são desenhos! Veja pelo menos um trecho da animação que eu postei! Isso nunca vai existir por programação! Assim como nunca vai existir fotografia por programação. Para haver uma foto, há a necessidade da luz, de um mecanismo de captação da luz, e por aí vai. No caso das animações que eu postei, é a mesma coisa: são IMAGENS PERSONALIZADAS. Cada personagem da animação é feito como uma caricatura em cima de pessoas que realmente participaram da história contada. Isso sem contar que essas animações são feitas para rodar em diversos tipos de mídias: tv, dvd, pc, etc... O html tem a pretensão de rodar no nosso aparelho de tv? Acredito que não!

 

 

O Flash que morreu (ou está morrendo) é o Flash usado em sites e hotsites. Um hotsite pode ser desenvolvido em HTML5 se bom programador. E é vantagem, já que o Flash é pesado, não é semântico, nada moderno, e chato.

 

Neste caso, eu concordo com você...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diéssica, há animações que são IMPOSSÍVEIS de serem feitas por código, pois são desenhos! Veja pelo menos um trecho da animação que eu postei! Isso nunca vai existir por programação! Assim como nunca vai existir fotografia por programação. Para haver uma foto, há a necessidade da luz, de um mecanismo de captação da luz, e por aí vai. No caso das animações que eu postei, é a mesma coisa: são IMAGENS PERSONALIZADAS. Cada personagem da animação é feito como uma caricatura em cima de pessoas que realmente participaram da história contada. Isso sem contar que essas animações são feitas para rodar em diversos tipos de mídias: tv, dvd, pc, etc... O html tem a pretensão de rodar no nosso aparelho de tv? Acredito que não!

 

você está falando em criar imagens com HTML. Eu estou falando em animar imagens com HTML, CSS, JS.

 

Em parte, eu disse que concordo com animações em Flash. Não discordei em nenhum momento disso. Mas também espero que essa manipulação (animação) POSSA SER FEITA COM HTML, CS e JS. Não é impossível de ocorrer, muitas vezes acharam que algum efeito, recurso que poderia ser feito apenas com Flash nunca poderia ser feito em HTML, mas foi...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vale a pena discutir sobre Flash (recursos da linguagem de programação) com quem não entende nada do assunto.

 

Leigos se prendem a programação mal feita, intros, travamentos e loaders intermináveis, feita por 'pseudo desenvolvedores' de agências de 5ª (que não estudam) e baixam templates gratuitos sem ao menos saber usar uma compressão no PS ou adicionar recursos necessários ao código. Quem sabe faz bem feito e nenhum Html/JQuery faz nem parecido. E vai demorar para que alcancem o mesmo nível, se conseguir.

 

 

Comunicado oficial da Adobe:

http://www.adobe.com/devnet/flashplatform/articles/recent-updates.html

 

Interessante saber o que pensam sobre Flash nas diferentes agências do mundo:

http://www.thefwa.com/article/the-industry-thoughts-on-flash

 

para pessoas que se dizem jornalistas e adoram anunciar que “O Flash morreu” http://as3devs.com.br/2011/filipe-cunha/a-adobe-nao-matou-o-flash-apenas-quer-definir-um-lugar-para-ele

 

O movimento para livrar o mundo de purismo HTML

http://occupyhtml.org/

 

 

:clap:

 

 

Sim, há mudanças à vista e a Adobe sabe muito bem disso.

 

 

Mas ... até lá ... tem muito chão pela frente. :grin: (ninguém se iluda)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para pessoas que se dizem jornalistas e adoram anunciar que “O Flash morreu” http://as3devs.com.b...-lugar-para-ele

 

O movimento para livrar o mundo de purismo HTML

http://occupyhtml.org/

 

Muito bom o primeiro artigo.

 

Só que esse segundo não abriu aqui, abriu aí?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, todos os links são acessíveis pelo Chrome.

 

O occupy realmente está off. (idem Firefox)

 

Testei antes de postar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

semttulot.jpg

 

Tava interessada em ver.

Não abriu no Chrome (nem Opera, IE, Firefox e Safari)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A falha é do fórum, não do Flash. O occupyhtml.org é o de menos.

 

Sugiro copie e cole os links ao "Responder" o post no navegador de sua preferência.

 

thefwa.jpg

 

Uploaded with ImageShack.us

 

Aqui funfa de boa. :grin: (e uso BL de pobre = 1 MB da Oi)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também uso 1 MB da Oi.

 

Mas o do HTML não, e o que você testou é o do artigo. O que não entra aqui é o Occupy HTML http://occupyhtml.org/

 

http://occupyflash.org/ Esse aqui foi, gostei.. Apoiado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perfeito!!!

 

Fica claro que você não entende nada do assunto, e não e perco meu tempo com isso.

 

Melhor postar na área específica (html e afins), aqui é fórum de Flash.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Às vezes concordo com alguns membros do fórum sobre o botão do "ninguém te perguntou nada"...

 

Já no primeiro parágrafo o autor do tópico citou HTML para discutirmos a questão do Flash e HTML.

 

Mas tudo bem,

occupy flash!!!!!! \o/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.