Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

NetBoy16

[Resolvido] semantica e layout no padrao web

Recommended Posts

Fala pessoal, estou com umas duvidas, primeiro, sobre a semantica/web semantica/semantica web(seila o certo :nataltongue: ), diz que devemos usar algo no que e para o que ele é destinado, por exemplo:usar table pra dados tabulares e afins, mas no caso de menus, eu aprendi que se usa list pra fazer menus, SEMPRE, mas ai que vem o x da questao, list nao foram criadas para exibir dados em forma de listas ??? usa-lo para criacao de menus nao seria semanticamente incorreto ? acredito que deveria haver uma tag destinada para menus(assim como div é destinado para o layout por exemplo(e nao tabela :natallaugh: ))

Outra coisa, a pouco tempo descobri como usar as divs para construir o site, quando me ensinaram, era usando position relative, entao gracas a alguns usuarios desse forum eu aprendi que nao usa position pra isso, mas sim float e clear, entao estou re-aprendendo a montar meu layout(sim, eu ja tava bom no position relative+top e left :natalbiggrin: ), mas como ainda nao sou muito experiente com essa maneira correta de se fazer layout eu passo por dificuldades, pois as vezes o layout fica todo baguncado e nao sei o que fazer, as vezes nao sei se devo usar float ou nao, e as vezes nao sei se devo usar left ou right, as vezes nao sei se devo usar clear ou se eh both ou outro valor, entao vou na base do chute:na trave/gol se é que me entendem, mas enfim, mesmo assim as vezes nao chego ao resultado que eu quero, como está sendo agora num site que estou fazendo, entao resolvi alinhar a div com margin e está dando certo, mas gostaria de saber, é aceitavel/correto o uso de margin pra esse tipo de uso ? caso nao, oque eu faco nesses casos ?

Ufa, é isso ai, se puderem me ajudar fico muito grato :thumbsup:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
list nao foram criadas para exibir dados em forma de listas ???
sim.

usa-lo para criacao de menus nao seria semanticamente incorreto ?

na maioria das vezes, é correto.

pense em um menu como uma lista de links.

acredito que deveria haver uma tag destinada para menus

html5 resolve isso, com novas tags.

as vezes o layout fica todo baguncado e nao sei o que fazer,
comece validando o HTML e o CSS no w3c.

as vezes nao sei se devo usar float ou nao,

pense em float geralmente qndo você tiver q colocar itens lado a lado como "colunas".

e as vezes nao sei se devo usar left ou right,

se quer q va para esquerda, use left, se quer direita, use right. Tão simples qnto isso.

as vezes nao sei se devo usar clear ou se eh both ou outro valor,

você precisa entender exatamente oque o float faz.

o clear é meio como um remédio para o efeito colateral do float.

é aceitavel/correto o uso de margin pra esse tipo de uso ?

sim, você irá basear o teu layout em float, margin e padding.

Enfim, box model.

Compartilhar este post

Link para o post

NetBoy16, quando eu passei por essa transição, de tabelas para divs, também me bati um pouco.

O que eu fiz foi ler muito, muito mesmo. Pegava tutoriais na net e refazia, depois de um certo tempo comecei a fazer algumas alterações e depois já estava montando meus próprios códigos.

Agora, de nada adianta estudar e tal sem conhecer html e css. Minha dica é, estude muito. Aparecendo dúvidas navegue ou venha até o fórum.

:natalsmile:

Compartilhar este post

Link para o post
html5 resolve isso, com novas tags.

É, imagino que html5 tenha alguma tag para isso

comece validando o HTML e o CSS no w3c.

Eu sei que é um fator muito !important, mas no meu trampo é muito corrido, e como ainda estou em aprendizado levo mais temp opra fazer os sites e quando surgem problemas nao posso gastar tempo validando(nao que seja perca de tempo), entao tento resolver sem validar, mas se pudesse ter tempo pra validar seria a primeira coisa a fazer(quem sabe quando passar dessa fase de aprendizado :) )

se quer q va para esquerda, use left, se quer direita, use right. Tão simples qnto isso.

Sim, eu sei que left é para a esquerda e right para a direita, mas as vezes ele nao fica do jeito que eu quero, isso que quiz dizer

NetBoy16, quando eu passei por essa transição, de tabelas para divs, também me bati um pouco.

O que eu fiz foi ler muito, muito mesmo. Pegava tutoriais na net e refazia, depois de um certo tempo comecei a fazer algumas alterações e depois já estava montando meus próprios códigos.

Agora, de nada adianta estudar e tal sem conhecer html e css. Minha dica é, estude muito. Aparecendo dúvidas navegue ou venha até o fórum.

:natalsmile:

Sim, estou estudando, em novembro do ano passado comprei um livro do maujor(construindo sites com xhtml e css) e estou terminando de ler, muito bom, aprendi muita coisa, e em finalzinho de fevereiro desse mes vou iniciar um curso(formacao em desenvolvedor php basico ao avancado)

No mais, muito obrigado a todos por sanarem minhas duvidas :natalhappy:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que é um fator muito !important, mas no meu trampo é muito corrido, e como ainda estou em aprendizado levo mais temp opra fazer os sites e quando surgem problemas nao posso gastar tempo validando(nao que seja perca de tempo), entao tento resolver sem validar, mas se pudesse ter tempo pra validar seria a primeira coisa a fazer(quem sabe quando passar dessa fase de aprendizado :) )

Desculpa discordar, mas validar é essencial. Não é pra ficar bonitinho e colocar imagenzinha no rodapé do site "HTML Validado pela W3C", "CSS Validado pela W3C", é pra deixar o site dentro dos padrões da internet.

Tu só perde aprendendo sem validar. E irá perder mais ainda — por várias vezes — por tentar resolver sozinho, pois não só ajuda a resolver os bugs NetBoy... Webstandards (ou como tu mesmo disse: "layout no padrao web") é mais essencial ainda pra quem tá aprendendo :natalwink:

Boa sorte!

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu sei e concordo totalmente contigo, mas é que as vezes aqui fica tao corrido que nao tenho tempo pra ficar validando, eu sei que nao se valida só pra deixar bonitinho, mas tb pra deixar nos padroes, mas é como eu disse ,as vezes nao sobra tempo, mas isso nao é sempre, tem vezes que sobra tempo dai eu valido, como ja foi alguns casos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.